Tema da Semana: A fraqueza humana
Dia 30: O que seduz os homens
Leitura Bíblica: Mateus 3-4, Marcos 14, Juízes 16, Êxodo 3-5, Gênesis 22,
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. - Salmos 139.23-24
Resumo da Semana:
A tentação de Jesus no deserto nos revelou a fraqueza humana e, nos ensinou que os homens são tentados em todas as áreas da sua existência, tanto em suas necessidades físicas, quanto psíquicas, emocionais e espirituais. Também aprendemos com Ele, que o segredo para resistir as tentações está primordialmente em amar a Deus, acima de todas as coisas, conhecer e reverenciar a sua palavra em obediência.
Por outro lado, com a experiência de Pedro, que após declarar que Jesus era prioridade em sua vida e morreria por Ele, o negou por três vezes seguidas, aprendemos que não nos conhecemos tão bem como imaginamos e, podemos ter fraquezas espirituais que não acreditamos ter. Portanto, como nos ensinou o salmista, devemos nos permitir sermos sondados por Deus, a fim de que os nossos caminhos maus sejam revelados e, assim, sejamos guiados pelos caminhos eternos.
Sansão, por sua vez, nos revelou que o coração do homem é enganoso e, aqueles que se deixam guiar por ele, são entregues as suas próprias paixões que culminam em roubo, morte e destruição. Porém, aqueles que escolhem os conselhos provenientes da sabedoria de Deus, são bem-aventurados e prósperos em tudo o que fazem.
Em Moisés, identificamos a dificuldade de confiar em si mesmo, em sua capacidade, em seu chamado e nos talentos que Deus depositou sobre ele e, percebemos, que a tentação nem sempre é externa, mas, por vezes, ela pode se manifestar através de pensamentos limitantes e sabotadores.
Por fim, aprendemos com Abraão, o pai da fé, que os nossos sonhos podem nos distrair daquilo que realmente interessa - nossa comunhão com Deus e a eternidade e, por vezes, seremos provados em relação aos nossos sonhos para validar o que temos estabelecido como prioridade em nossas vidas.
A todo momento somos confrontados pela escolha entre o bem e o mal, entre a vida e a morte e, o conselho bíblico é para que a nossa escolha seja a vida, a fim de que vivamos. (Deuteronômio 30.19).
A boa notícia é que esta escolha é possível, pois, estando Jesus na condição humana e tendo sido submetido aos mesmos desafios que colocam os homens a prova em suas fraquezas, Ele resistiu, nos deixando um exemplo de como vencemos o mal e seguimos por caminhos eternos.
Aplicação Prática:
- O que te seduz em suas necessidades físicas que precisa ser apresentado diante de Deus?
- Quais são os pensamentos e emoções que te limitam, sabotam e te impedem de viver os planos de Deus para sua vida?
- Quais sonhos tem se tornado prioridade em sua vida e tirado Deus do foco central? Como você pode submeter os seus desejos pessoais a vontade de Deus?
Vamos Orar?
Nosso Pai, sonda os nossos corações e vê se há em nós algum caminho mal, guiando-nos pelo caminho eterno. Que sejamos capazes de consagrar a Ti a nossa existência física, psíquica, emocional e espiritual, te honrando e te priorizando em tudo que somos e temos, para nos mantermos conectados a Ti e assim colhermos bem-aventuranças e prosperidade.
Nós oramos em nome de Jesus. Amém!
Canção do Dia:
Sonda-me (Salmo 139) - Aline Barros, Robson Nascimento
Ouça no Spotify!
Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!
Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, mesmo na fraqueza humana, é possível vencer as tentações assim como Jesus venceu no deserto.
Permaneça em Deus,