Tema da Semana: A fraqueza humana
Dia 31: Vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres!
Leitura Bíblica: Mateus 19.16-30

O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola. _ Mateus 13:45-46

Contexto Bíblico:
Um jovem rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus respondeu que deveria guardar os mandamentos, e o rapaz afirmou já cumprir todos desde a juventude. Então, Jesus o desafiou a vender seus bens, ajudar os pobres e segui-Lo. Porém, o jovem entristeceu-se, pois, possuía muitas riquezas. Diante disso, Jesus ensinou aos discípulos que é difícil um rico entrar no reino dos céus, mas, acrescentou que para Deus nada é impossível.

Reflexão:
À primeira vista, este texto pode parecer uma crítica à prosperidade, mas a mensagem central vai além disso. O que Jesus revelou foi o apego do coração do jovem rico às suas posses, ao status e ao título que o tornavam alguém de destaque nesta Terra. Sua identidade estava firmada no que possuía, e não no chamado de Deus. Por isso, mesmo guardando os mandamentos, ele não foi capaz de abrir mão de sua riqueza para seguir Jesus.

O que estava em jogo não eram os bens materiais em si, mas o coração do jovem. Ele dizia amar a Deus, mas quando convidado a demonstrar esse amor de forma prática — seguindo Jesus — não conseguiu. Isso nos mostra que é possível obedecer mandamentos por religião ou tradição, e ainda assim não ter o coração rendido ao Senhor.

As “riquezas” que competem pelo nosso coração nem sempre são apenas bens materiais: podem ser títulos, poder, prestígio, fama ou outros amores que colocamos acima de Deus. Jesus nos alerta de que onde está o nosso tesouro, aí também estará o nosso coração (Lucas 12:34).

A grande lição é que a eternidade com Deus deve ser o verdadeiro alvo da nossa vida. Tudo o mais — posses, títulos ou conquistas — são dádivas passageiras que nos acompanham apenas nesta curta jornada terrena. Enquanto a eternidade não for o centro do nosso viver, estaremos correndo atrás do vento.

Assim como o jovem rico, todos nós somos convidados a refletir: se Jesus nos pedisse hoje para abrir mão de algo precioso, seríamos capazes de escolher a vida eterna em lugar das seguranças terrenas?


Vamos Orar?
Nosso Pai, reconhecemos que muitas vezes nosso coração se apega às riquezas e prioridades deste mundo. Pedimos que o Teu Espírito Santo nos conduza a enxergar a eternidade como o verdadeiro tesouro da nossa vida. Que possamos viver como filhos do Teu Reino, confiando que o maior bem que temos é a vida eterna em Cristo Jesus.
Oramos em nome de Jesus. Amém!

Canção do Dia:
Nada Mais - Klebson Kollins
Ouça no Spotify!

Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!

Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, mesmo na fraqueza humana, é possível vencer as tentações assim como Jesus venceu no deserto.

Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *