Tema da Semana: A fraqueza humana
Dia 26: Quem dizem que eu sou?
Leitura Bíblica: Marcos 14

Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir. _ Marcos 14:38 NTLH

Contexto Bíblico:
Na véspera da Páscoa, os líderes religiosos buscavam prender e matar Jesus, e Judas decidiu traí-lo em troca de dinheiro. Durante a ceia, Jesus anunciou que seria traído e que todos os discípulos o abandonariam, apesar da insistência de Pedro em afirmar que jamais o negaria.
Pouco depois, Jesus foi preso com a ajuda de Judas e levado ao sumo sacerdote. Enquanto isso, Pedro o seguiu de longe, mas, pressionado pelas pessoas ao redor, negou conhecer Jesus três vezes, exatamente como o Mestre havia predito. Ao ouvir a trombeta da guarda romana soar, Pedro se lembrou das palavras de Jesus e chorou amargamente.

Reflexão:
O mais curioso em relação a esta experiência de Pedro, é que pouco tempo antes de Jesus ser capturado, estava Ele a caminho de Cesareia de Filipe, junto aos seus discípulos, quando os perguntou quem o povo acreditava que Ele era. Em seguida, perguntou a seus discípulos: _E vocês? Quem dizem que eu sou? Ao que Pedro respondeu: _ O Senhor é o Messias!
Pedro sabia quem era Jesus, o Espírito Santo havia o revelado, que Ele estava diante do filho de Deus, o Messias prometido. No entanto, diante da pressão, quando temeu por sua vida Ele negou sua fé, sua identidade de discípulo de Jesus e jurou que não o conhecia.

Pedro de fato amava a Jesus, no entanto, sua fé ainda era uma fé emocional e, portanto, circunstancial. Quando ele foi confrontado com a verdade, a cerca de sua relação com Jesus, ele descobriu o que Jesus já sabia sobre o fato de até então ele não ser tão fiel quanto imaginava ser.
Por vezes, nos olhamos pela ótica de quem gostaríamos de ser e negamos a verdade sobre a intenção do nosso coração, sobre aquilo que pensamos e sentimos em relação a nós, a Deus e aos demais.
É por este motivo, que em sua carta aos Coríntios, o apóstolo Pedro que havia aprendido uma importante lição sobre si com Jesus, orientou que aquele que "pensa" estar em pé, deve ter cuidado para não cair (1 Coríntios 10:12).
É interessante esta colocação sobre "pensar", pois por vezes, não sabemos a verdade sobre nós, até que sejamos expostos a uma circunstância que nos colocará a prova e nos revelará quem de fato somos.

O fato é que, quando Pedro deparou-se com a sua fraqueza ao negar Jesus, ele recebeu uma importante oportunidade de corrigir aquele comportamento e, agir de forma diferente no futuro. Ele que negou Jesus ao buscar preservar sua vida, se tornou um dos grandes mártires do cristianismo, responsável em grande parte, pela expansão da mensagem de Jesus entre os povos.
Pedro foi testado em sua fé e devoção a Deus e descobriu sua fraqueza, ainda assim, a fraqueza se tornou força e ele foi um dos grandes apóstolos de Jesus, autor de diversas epistolas e uma referência para nós que também fomos feitos discípulos de Cristo.

A história de Pedro nos traz uma oportunidade de reflexão sobre a nossa fé, afinal, todos são capazes de acreditar em Deus e seguir a Jesus em dias bons. Porém, quando os dias se tornam desafiadores, aquilo que "pensamos" sobre nós é testado e, somos colocados diante dos medos que confrontam a nossa fé.
Nos dias bons, devemos construir nossas defesas e, criar "raízes profundas", capazes de nos manter de pé nos dias desafiadores. Ore e vigie! (Mateus 26.41)

Vamos Orar?
Nosso Pai, que nós sejamos capazes não apenas de crer, mas, de agir em fé, sendo fieis a Ti diante dos homens e de qualquer situação de nossas vidas. Livra-nos das tentações e diante das provações, que nós tenhamos domínio próprio para vencê-las e, também, para aprender e nos tornarmos servos melhores, alegrando o seu coração. 
Nós oramos em nome de Jesus. Amém!


Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!

Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, mesmo na fraqueza humana, é possível vencer as tentações assim como Jesus venceu no deserto.

Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *