Tema da Semana: Fruto do Espírito
Dia 53: Benignidade, o adjetivo do amor!
Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. _ Provérbios 3:3 ARA
Contexto Bíblico:
Jesus seguia sua missão de milagres e ensino, e já havia anunciado aos discípulos que sua morte estava próxima. Decidido a ir a Jerusalém, enviou mensageiros à sua frente para preparar hospedagem em um povoado samaritano, mas os moradores recusaram recebê-lo por saberem de seu destino.
Diante da rejeição, Tiago e João sugeriram clamar para que descesse fogo do céu contra aquela cidade, mas Jesus os repreendeu, mostrando que sua missão não era de condenação, mas de redenção (Lucas 9:54-55). Embora os discípulos já tivessem autoridade para realizar milagres, ainda não compreendiam plenamente que o propósito de Jesus era revelar o amor de Deus, um amor benigno, paciente e perseverante (1 Coríntios 13:4-7).
Reflexão:
O amor é benigno, porque é uma intenção de ação positiva, não existe no amor nenhum caráter perigoso, pois ele sempre visa o bem, é sempre bem intencionado, assim como o próprio Deus.
O salmista afirmou que os filhos de Deus se acolhem à sombra das suas asas, porque sabem que Deus é benigno (Salmos 36.7), ou seja, por saberem que estão em segurança, diante de um Deus que os ama e portanto, lhes intenciona o bem.
O rei Salomão afirmou, que mesmo quando Deus pune o homem é para corrigi-lo e resgatá-lo, é por amor e não por punição. Assim como um pai, corrige ao seu filho, para ensiná-lo o caminho que deve seguir e prosperar.
Porque o SENHOR corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem. Provérbios 3.12
É por este motivo, que o apóstolo João cita, que o amor perfeito lança fora o medo (1 João 4:18), pois, em uma relação em que existe amor, todas as intenções e ações são para o bem e nunca para o mal.
Ao proferir a declaração de Deus em relação a sua intenção para o seu povo, o profeta Jeremias profetizou, dizendo que os pensamentos de Deus a nossa respeito, são pensamentos de paz e não de mal e tem por objetivo nos conduzir ao bem que desejamos.
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. _ Jeremias 29:11
Portanto, sendo Deus o próprio amor, podemos considerar, que a benignidade é um adjetivo do amor, algo que o caracteriza. Logo, quem ama é benigno.
Deste modo, podemos concluir, que ao produzir em nós benignidade, como fruto do Espírito, Deus está na verdade realizando a sua obra de mudança do nosso modelo mental, Ele está nos conduzindo a novos pensamentos que intencionam somente o bem, para assim, nos tornar semelhantes a Ele e nos ensinar a experimentar e a manifestar o verdadeiro amor, que não se ressente do mal, mas tudo suporta, porque sempre intenciona o bem.
Obviamente, isto não significa, que Deus seja conivente com os nossos erros, nem que nós devamos agir sem pudor, fazendo vista grossa ao mal quando praticado, nem mesmo que devemos nos expor a abusos. "Tudo suportar", neste caso, tem relação com autocontrole, com não deixar que a ira nos induza a prática do mal. Na verdade, como filhos de Deus, devemos desejar que aqueles que estão em caminhos de erro e engano, despertem de sua insanidade e passem a praticar atos de justiça.
Devemos ser aqueles que desejam a transformação de vidas e não a destruição de nenhum indivíduo ou povo, porque aquele que ama a Deus e ao próximo como a si mesmo, tem pensamentos benignos, que intencionam o bem!
Como você pode escolher manifestar a benignidade de Deus em seus pensamentos e em seus comportamentos, de modo a intencionar o bem a você e a todos os que te cercam?
Vamos Orar?
Nosso Pai,
Nós oramos em nome de Jesus. Amém!
Declaração de Fé:
A benignidade de Deus está atada ao meu pescoço e escrita na tábua do meu coração, portanto, os meus pensamentos e as minhas ações são benignas!
A benignidade de Deus está atada ao meu pescoço e escrita na tábua do meu coração, portanto, os meus pensamentos e as minhas ações são benignas!
Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!
Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, com a armadura de Deus, é possível permanecer firme e vencer as batalhas da vida.
Permaneça em Deus,
