Tema da Semana: A oração que Jesus ensinou
Dia 11: Pai Nosso
Leitura bíblica: Mateus 6
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome." — Mateus 6:9
Contexto Bíblico:
Em certa ocasião, após vê-lo orando, um discípulo pediu que lhes ensinasse a orar. Jesus, então, apresentou a oração que ficaria conhecida como O Pai Nosso — uma oração rica em significados e princípios espirituais.
Reflexão:
Jesus tinha o hábito de orar com muita frequência, despertando nos discípulos a curiosidade de aprender mais com Ele, sobre os segredos da oração - que nada mais é do que falar com Deus.
Pai Nosso — Segundo ensinou o apóstolo João, todos aqueles que acreditam em Jesus, em sua morte e ressureição, são feitos filhos de Deus e, portanto, através do sacrifício de Jesus podem retornar a presença de Deus e chamá-lo de Pai (João 1:12).
Ao iniciar a oração com a frase "Pai Nosso", Jesus nos lembra que somos seres divinos, espirituais, projetados e criados pelo Deus Criador dos céus e da Terra, de modo que, podem existir filhos órfãos de pais terrenos, mas, não existem filhos órfãos de pai espiritual, pois Aquele que nos criou habita em nós, através da vida que nos deu e toda imagem e semelhança de si que depositou em nós. Logo, Deus é Pai Nosso e nós somos seus filhos, criaturas das suas mãos, habitadas por seu Espírito (Gênesis 1.27).
Portanto, podemos orar, falando diretamente com Deus, como um filho conversa com o seu pai, logo, não precisamos de intermediários, pois o próprio Jesus se revelou como o caminho para que as nossas orações cheguem a Deus (1Timóteo 2.4). Não existe nenhum outro nome no céus ou na Terra, ninguém que possa interceder pelos homens, exceto o próprio Deus, ao qual temos acesso, através da pessoa de Jesus, que ao habitar entre nós e morrer pelos nossos pecados, se fez o caminho que conduz os homens de volta para Deus (1 Timóteo 2.5).
Que estás nos céus — Após resgatar o conceito da paternidade de Deus em relação aos homens, Jesus então, revela onde Deus habita, Ele habita nos céus, seu reino é o reino dos céus, onde não existe choro, nem dor, nem morte ou tristeza e, os seres espirituais vivem por toda a eternidade. Nos céus, Deus exerce governo, portanto, tudo e todos estão sujeitos a sua vontade. Ele é o rei dos céus (Salmos 115.16/João 18.36).
Jesus, que se revelou como o filho de Deus, em muitas ocasiões, declarou que o seu reino não era desse mundo e que Ele vinha do alto, do lugar onde o Pai habita (João 18.36-38) - que é o destino de todos nós que escolhemos pertencer ao seu reino.
Santificado seja o Teu nome — Oramos ao Nosso Pai, que habita no Reino dos Céus e que é Santo. Deus é Santo, Ele é o Alto e Sublime que habita a eternidade, puro e perfeito em essência (Isaías 57:15). Sua santidade é tamanha que nenhum homem, em sua natureza carnal, poderia contemplá-lo e sobreviver ao esplendor de sua glória. Ainda assim, Ele se inclina para ouvir a nossa oração (Salmos 116:1-2), pois, é um Pai amoroso e nada pode mudar o fato de que somos parte Dele (Romanos 8.16).
Esta compreensão da santidade de Deus, gera em nós segurança de seu pureza e retidão, ou seja, não existe Nele erro, engano ou qualquer maldade. Ele é totalmente santo e, portanto, digno de toda a nossa confiança e rendição.
Vamos Orar?
Pai amado, obrigado porque em Cristo tenho acesso direto a Ti. Hoje reconheço que Tu és santo, sublime e eterno, mas também és meu Pai que me ama e me ouve. Ensina-me a buscar-Te todos os dias, com um coração confiante e rendido à Tua presença. Amém.
Declaração de Fé:
Deus é meu Pai e através da obra redentora de Jesus Cristo na cruz, eu tenho novamente acesso ao trono da graça, posso falar com o meu Pai e Ele se inclina para ouvir a minha oração.
🎧 Canção do Dia:
Tú és Soberano – Paulo César Baruk
Ouça no Spotify!
Volte amanhã para mais uma manhã com Deus.
Compartilhe com alguém que precisa aprender a viver no Reino de Deus, submetendo-se à vontade do Pai em cada área da vida.
Permaneça em Deus,
