Dia 11: Descansando na Presença que Transforma
Leitura Bíblica: Lucas 10:38–42

Irá a minha presença contigo para te fazer descansar. — Êxodo 33:14

Contexto Bíblico:
Em certa ocasião, Jesus entrou numa aldeia e foi recebido na casa de Marta, que tinha uma irmã chamada Maria. Ao chegar, Jesus compartilhou sua mensagem com todos ali presentes. Maria se sentou aos seus pés para ouvir suas palavras, enquanto Marta cuidava da casa e do preparo dos alimentos.
Vendo Maria aos pés de Jesus, Marta se incomodou e pediu que Jesus mandasse Maria ajudá-la nas tarefas. Para surpresa de Marta, Jesus a repreendeu, dizendo que ela estava ansiosa e ocupada demais com coisas que não eram essenciais.

Reflexão:
Este episódio revela um princípio fundamental para nossa vida espiritual e relacional: o convite de Jesus é para escolher a boa parte, como fez Maria — desfrutar da sua presença, descansar Nele e dedicar tempo para aprender Dele.
Assim como Marta, muitas vezes levamos nossas queixas e frustrações a Jesus, apresentamos o nosso ponto de vista e os nossos paradigmas. Mas o que precisamos mesmo é permitir que Ele nos coloque diante do seu espelho e nos mostre a verdade sobre nós que não conseguimos enxergar sozinhos. Esta é a ação do Espírito Santo e da Palavra de Deus em nós: nos dar espelhos que desconstruam as nossas “verdades” e construam em nós as verdades de Deus.
Talvez, como Marta, você também precise aprender a descansar em Deus, a desfrutar da beleza da Sua presença e da sabedoria contida em Suas palavras. Muitas vezes corremos tanto em busca de sonhos, produzimos e nos cobramos tanto, que não percebemos que tudo o que nos falta está diante de nós, acessível pela fé.
Maria estava tão focada em servir a Jesus que não percebeu que precisava se servir Dele — da sua presença, da sua mensagem e do seu cuidado.
Quem não aprendeu a descansar em Deus vive inquieto. Pessoas inquietas promovem conflitos, incomodam-se facilmente com o outro e estão sempre buscando controle e performance em tudo. Isso adoece as relações e a vida.
Relações verdadeiras e saudáveis são construídas com tempo de qualidade, troca justa e conversas pacíficas — tudo isso nasce da paz interior que encontramos ao descansar em Deus. Toda inquietação interna não resolvida acaba se manifestando em críticas, reclamações e descontentamentos com aqueles que amamos.

Se você não se curar do que te feriu, vai sangrar em cima de pessoas que não te cortaram. — Autor Desconhecido

Por isso, precisamos examinar nosso coração e reconhecer as feridas que nos fazem agir com ansiedade e impaciência, para não transferir aos outros responsabilidades que são nossas. O fato de estarmos descontentes nem sempre significa que o outro esteja em falta conosco.

Examine-se, pois, o homem a si mesmo.— 1 Coríntios 11:28a

Somente um relacionamento profundo e verdadeiro com Jesus nos prepara para relações mais leves, equilibradas e amorosas. Nós precisamos da presença de Jesus, precisamos nos assentar aos Seus pés, ouvir Suas palavras, permitir que Ele nos mostre quem realmente somos e nos conduza a ser quem podemos ser, por meio do Espírito Santo de Deus.
Enquanto não desenvolvemos esse relacionamento com Ele, não teremos um relacionamento saudável nem conosco nem com ninguém.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. — Mateus 11:29

Jesus entregou-se por nós na cruz para que pudéssemos retornar ao Pai e encontrar descanso para a nossa alma. Caminhe com Ele e descanse.

Vamos Orar?
Senhor, ajuda-me a descansar em Tua presença, a ouvir Tua voz e a aprender contigo. Que eu tenha paciência para cultivar relacionamentos baseados na paz e na troca verdadeira. Em nome de Jesus, amém.

🎧 Canção do Dia:

Volte amanhã para mais uma manhã com Deus.
Compartilhe com alguém que precisa aprender e compreender os segredos dos Relacionamentos Saudáveis.

Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *