Tema da Semana: 
Pai Nosso
Dia 12: Venha o Teu Reino
Leitura bíblica: Romanos 7

Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu. — Mateus 6:10


Contexto Bíblico:
Deus é eterno e ninguém o criou; antes que tudo existisse, Ele era, Ele é e sempre será. Quando a Terra ainda era sem forma e vazia, o Seu Espírito pairava sobre a face das águas, e Ele governava sobre todo o Universo, que se movia e era afetado pelo som da Sua voz.


Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. — Apocalipse 22:13


O Senhor do Universo, que criou todas as coisas, também criou o homem à Sua imagem e semelhança. Eles viviam sob a regência do Deus Todo-Poderoso e santo, de quem provém todas as dádivas e a verdadeira sabedoria, habitando uma Terra governada pela vida abundante de Deus.

No entanto, houve um dia em que o inimigo de Deus apresentou aos homens um novo reino, diferente daquele que os governava. O grande dragão, ou serpente, ofereceu o conhecimento do bem e do mal — regido pelo reino da morte — enganando-os ao dizer que esse conhecimento os tornaria semelhantes a Deus.

Ora, eles já eram imagem e semelhança de Deus, habitavam o reino da vida, bebiam da água da vida, comiam do fruto da árvore da vida e não conheciam roubo, morte ou destruição. O reino de Deus é eterno; Ele é a própria vida que habita no homem.


Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? — 1 Coríntios 3:16


Mas quando o homem escolheu se alimentar de um novo fruto, recebeu o conhecimento do mal e passou a ser habitado por dois reinos: o da vida e o da morte, em constante conflito dentro de si.


Reflexão:
Em Romanos 7, o apóstolo Paulo descreve essa luta interna, reconhecendo que desejava fazer o bem, mas por vezes fazia o que abominava, por conta do pecado que habitava nele (Romanos 7:14-19). Assim, cada homem é um templo onde dois reinos disputam governo: o da vida, de Deus, e o da morte, governado pelo grande dragão expulso do céu (Apocalipse 12:7-10).

Na segunda frase da oração do Pai Nosso, Jesus nos ensina a orar para que o reino de Deus venha a nós e que a Sua vontade se cumpra. Deus nos deu livre-arbítrio, e a escolha de qual reino governará nossa vida é nossa. A decisão de Adão e Eva deu legalidade à morte para agir, mas a obra de Cristo na cruz comprou de volta nossa liberdade (1 Coríntios 6:20).

Ainda assim, para vivermos o que Jesus conquistou, precisamos, de forma consciente e diária, entregar a Ele o governo de nossas vidas. É uma oração de rendição, para que Seu Espírito Santo conduza nosso caminhar e Sua vontade — boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2) — nos direcione.

O reino de Deus não é um lugar físico, mas uma realidade espiritual que transforma o homem, conduzindo-o a viver como foi criado para ser: imagem e semelhança de Deus, com vida eterna e abundante (João 10:10). Quando Ele governa, a morte e seus sintomas cedem lugar à cura, à paz e à restauração de todas as coisas.

Portanto, ao orar "Venha o teu reino", estamos pedindo para que Seu governo e Sua vontade ocupem totalmente nossa vida, nossa mente, nossas emoções, nossa família e nossa terra — para que experimentemos a plenitude da vida que só pode ser encontrada n’Ele.


Vamos Orar?
Pai amado, eu reconheço que preciso diariamente da Tua presença governando minha vida. Renuncio a todo domínio que não vem de Ti e entrego meu coração, mente, emoções e decisões ao Teu reino e à Tua vontade. Guia-me pelo Teu Espírito Santo e faz-me experimentar a vida abundante que só Tu podes dar. Em nome de Jesus, amém.


🎧 Canção do Dia:

Primeira Essência — Aline Barros
Ouça no Spotify!

Volte amanhã para mais uma manhã com Deus.
Compartilhe com alguém que precisa aprender a viver no Reino de Deus, submetendo-se à vontade do Pai em cada área da vida.


Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *