Tema da Semana: A fraqueza humana
Dia 17: Me conte o segredo da sua força
Leitura Bíblica: Juízes 16

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! - Jeremias 17:5

Contexto Bíblico:
O povo de Israel estava oprimido pelos filisteus há 40 anos. Um anjo anunciou a Manoá que sua esposa, embora estéril, teria um filho chamado Sansão, que seria consagrado como nazireu e receberia força extraordinária de Deus.
Sansão cresceu e se tornou defensor de Israel, mas foi seduzido por Dalila, que, a mando dos príncipes filisteus, insistiu para descobrir o segredo de sua força. Ele finalmente revelou que sua força estava em seu cabelo, conforme o voto de nazireu. Dalila cortou suas tranças, tornando-o vulnerável; Sansão foi capturado, humilhado e feito escravo.
Na fase final de sua vida, durante uma festa filisteia, Sansão orou a Deus por força uma última vez. Deus o atendeu, e ele derrubou as colunas do templo, derrotando os filisteus e morrendo junto com eles, mostrando que sua força verdadeira vinha da obediência e consagração a Deus.

Reflexão:
Assim como muitas histórias bíblicas, esta é a triste história de um homem, que fracassou ao se deixar dominar por seus desejos e carências.
Sansão era um homem com uma unção especial, predestinado a vencer seus inimigos e ser o defensor do povo de Israel. No entanto, sua história foi marcada por relações arriscadas com mulheres de povos inimigos e, repetidamente Sansão abriu mão de sua segurança, se deixando guiar por sua paixão pelas mulheres erradas.
Uma pergunta maldosa e uma resposta inapropriada, conduziu Sansão a humilhação e, a abreviar os dias da sua vida nesta Terra. Ele foi tentado em sua necessidade de aprovação, em sua carência afetiva e desejo sexual, que o cegaram, a ponto de tornar-se vulnerável, entregando o seu grande segredo a uma mulher que não o amava e, não estava compromissada com ele, mas sim com seus inimigos, pois buscava recompensa financeira.

A bíblia alerta, que quando um homem segue o seu próprio coração, sem buscar sabedoria e orientação de Deus, ele se coloca em risco de queda, pois o coração do homem é enganoso e sua vontade tende a ser contra ele.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? _ Jeremias 17:9

Sempre que nos deixamos guiar pelos desejos do nosso coração e pela sabedoria humana, nos expomos a roubo, morte e destruição. Mas, quando escolhemos seguir os mandamentos e os conselhos que carregam a sabedoria de Deus, estamos protegidos do mal e ainda que sejamos perseguidos e enfrentemos desafios, prevalecermos sobre eles.
O salmista alertou que os homens que não andam segundo o conselho dos ímpios e não se detém no caminho dos pecadores, nem se assentam na roda dos escarnecedores, estes são bem-aventurados e prosperam em tudo que fazem. Por outro lado, os ímpios, são como palha que o vento dispersa e eles perecem (Salmo 1).

Inevitavelmente, seremos tentados em nossas carências, em nossas necessidades físicas e emocionais. Ainda assim, diante dos nossos desejos, precisamos agir com prudência e buscar discernimento e sabedoria em Deus, a fim de não cairmos na cilada de seguir o nosso próprio coração, posto que ele é enganoso. Mas, se dependermos completamente de Deus, seremos guiados por veredas de justiça e prosperaremos no propósito para o qual Deus nos designou.

Vamos Orar?
Nosso Pai, nos ensina a confiar plenamente em seus planos e orientações para a nossa vida e a guardar o nosso coração dos caminhos de engano. Que sejamos guiados pelo Teu Espírito por caminhos eternos e assim, possámos colher bem-aventuranças e prosperidade em todas as áreas de nossa vida. Nós oramos em nome de Jesus. Amém!


Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!

Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, mesmo na fraqueza humana, é possível vencer as tentações assim como Jesus venceu no deserto.

Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *