Tema da Semana:
 Armadura de Deus
Dia 41: A fé como escudo
Leitura Bíblica: Gênesis 3

E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. _ Gálatas 3:11

 

Contexto Bíblico:
No meio do jardim do Éden, havia a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus alertou Adão e Eva que o conhecimento do bem e do mal produziria morte e portanto, eles não deveriam comer daquela árvore.

A mulher respondeu: — Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos. _ Gênesis 3:2-3 NTLH

No entanto, aconteceu certo dia, que estando Eva diante da árvore do conhecimento do bem e do mal, a astuta Serpente a seduziu a comer do fruto daquela árvore alegando ser mentira o que Deus havia lhe dito. A Serpente lhe disse que Eva não morreria e que na verdade Deus não queria que ela provasse do fruto do conhecimento do bem e do mal, pois isto a traria um novo conhecimento que a tornaria semelhante a Deus.

Mas a cobra afirmou: — Vocês não morrerão coisa nenhuma!

Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal. _ Gênesis 2:17 NTLH

A ideia de receber conhecimento e ser semelhante a Deus era um "fruto" desejável e a mulher acreditou no que a serpente disse, então, tomou o fruto, comeu e deu também ao seu esposo.

Tendo ambos comido do fruto do conhecimento do bem e do mal, tiveram os seus olhos abertos e eles então conheceram a morte que se manifestou sobre seus pensamentos, corpos e sobre a Terra que eles possuíam por domínio. Os homens foram expulsos do jardim do Éden e experimentaram medo, dor, morte e destruição.


Reflexão:
A triste história da queda da humanidade, nos revela algo fundamental em relação a nossa espiritualidade - a fé é uma decisão e aquilo em que escolhemos crer conduzirá a nossa vida a um resultado determinado.

Adão e Eva haviam recebido uma instrução de Deus acerca do que era a árvore do conhecimento do bem e do mal e de como deveriam reagir a ela. No entanto, eles também receberam uma instrução da Serpente, que se opunha a instrução inicial de Deus. 

A instrução da Serpente era convergente com o desejo de Eva, pois a apoiava a sua inclinação a comer o fruto de uma árvore que era bonita e com frutos bons para comer. Porém, a palavra proferida por Deus era verdadeira, enquanto a palavra proferida pela Serpente era enganosa e a conduziu a queda.

É por este motivo que o apóstolo Paulo chama a fé de escudo, porque ela é o que nos protege dos enganos, das mentiras, das ciladas e dos ataques do inimigo de Deus, que visam nos conduzir a queda.

Se Adão e Eva tivessem escolhido confiar na palavra proferida pela boca de Deus e obedecê-lo, a história de toda a humanidade teria sido muito diferente da que conhecemos hoje.

Além disto, é a fé que ativa todas as outras peças da armadura, pois é preciso crer em Deus, em sua palavra e crer na obra redentora da cruz, a fim de receber a remissão de pecados e experimentar a reconciliação e a paz com Deus. É a fé que nos conecta a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Existe uma lei espiritual relativa a fé, que nos submete aquele em quem cremos, portanto, uma vez que decidimos crer em Deus, permitimos que a nossa vida seja conduzida por aquilo que Ele diz e por aquilo que ele é, pois se cremos, cremos naquilo que foi dito, na palavra de Deus e isto nos une ao mesmo pensamento de todos aqueles que creem e assim nos tornamos um só povo, filhos de Deus guiados pela visão de herdar o Reino do Céu.

Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. _ Gálatas 3:26

Gosto muito da definição que o dicionário Aulete Digital apresenta para a palavra fé, a descrevendo entre outras características como convicção e crença firme e incondicional e como compromisso de fidelidade a palavra dada. De acordo com esta definição, podemos compreender que aquele que decide crer, recebe a palavra de Deus como verdade absoluta em sua vida e assume um compromisso de fidelidade a esta crença, de modo a se deixar guiar por ela em detrimento de outras palavras que possam ser apresentadas a nós.

Portanto, a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus. _ 1 Coríntios 2:5

Diferente do que pode parecer, isto não é um fardo, mas, assim como um escudo, a fé é proteção, posto que se acreditamos em Deus e nos deixamos guiar por sua palavra que é a verdade, somos libertos das mentiras proferidas pelo conhecimento do mal e pelo reino das trevas.

As leis de Deus, foram instituídas justamente para nos proteger do mal e da queda, assim como no jardim do Éden a lei de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, protegia os homens da morte. De igual modo, todas as leis de Deus nos protegem do conhecimento e das consequências do mal.

O destino de todo aquele que escolhe crer e obedecer a palavra de Deus é a vida e não a morte, o bem e não o mal. É por este motivo que Jesus - o verbo vivo de Deus, ao declarar a sua missão de vida afirmou: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância! 

Logo, todas as vezes que escolhamos a fé no Criador e na obra redentora da cruz de Cristo, estamos escolhendo nos deixar guiar pelo Espírito Santo de Deus e assim sermos conduzidos pelo caminho que nos leva a vida eterna.

A qual palavra você escolhe dedicar a sua crença firme e incondicional e seu compromisso de fidelidade? Como você pode dar vazão a sua fé e deixar que ela seja um escudo divino em sua vida?


Eu creio em Deus, creio em sua palavra como verdade eterna e creio na obra redentora da cruz de Cristo!

Vamos Orar?
Pai nosso, nós oramos para que nos ajude em nossa fé, que ela seja ampliada e firmada em Ti de modo que não nos desviemos dela, nem para a direita, nem para a esquerda, mas, antes, sigamos firmes rumo a eternidade. Nós oramos em nome de Jesus. Amém!


Canção do Dia:
Jeová Rafa - Soraya Moraes
Ouça no Spotify!


Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!


Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, com a armadura de Deus, é possível permanecer firme e vencer as batalhas da vida.


Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *