Tema da Semana:
 Fruto do Espírito
Dia 51: Paz que excede todo entendimento
Leitura Bíblica: João 14

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. _ Filipenses 4:6


Contexto Bíblico:

Jesus sabia que se aproximava o tempo de deixar este mundo e voltar ao Pai. Durante a celebração da Páscoa judaica, reuniu-se com seus discípulos e, em um gesto de humildade e serviço, lavou os pés deles, deixando um exemplo vivo de amor e entrega.

Naquele encontro, falou sobre sua partida, anunciando que iria preparar uma morada eterna para todos os que cressem nele, pois Ele é o caminho que conduz ao Pai. Também prometeu que, ao retornar, o Espírito da Verdade seria enviado para habitar com os discípulos, ensinando todas as coisas e lembrando-lhes de suas palavras.

Por fim, declarou que deixava a sua paz, diferente da paz que o mundo pode oferecer, capaz de proteger os corações da aflição e do medo.


Reflexão:

A mensagem apresentada por Jesus aos seus discípulos, antes de sua partida, é um bálsamo para os nossos corações, isto porque, Jesus declarou ter paz, um tipo de paz diferente do que conhecemos e é ofertada no mundo, uma paz que é Dele e que portanto, só Ele pode oferecer. 

Ao descrever o efeito desta paz que provém de Jesus e da ação do Espírito Santo em nós, Jesus declarou que não ficássemos aflitos e nem tivéssemos medo. Mais a frente, em sua carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo declarou, que existe uma paz, que provém de Deus, que excede a todo entendimento e que é adquirida, através da oração e da gratidão, sendo capaz de guardar mente e coração de preocupações (Filipenses 4.6-7).


Podemos entender, portanto, que a descrição bíblica para paz, não está relacionada a ausência de desafios em nossa vida, mas sim, a capacidade de não estarmos aflitos, preocupados ou tomados pelo medo, mesmo em meio a estes desafios. 

A paz oferecida por Jesus, é portanto, uma paz que nos conduz a descansar Naquele que é superior a nós e que nos ama, é saber que temos a quem recorrer e que apesar de sermos limitados, Deus tem todo o poder e onisciência, sobre todas as coisas e prometeu que estaria conosco até o final dos tempos. Isto porque, através da obra redentora da cruz, Jesus nos reconciliou com Deus e assim, por meio da remissão dos nossos pecados, tornou a nossa oração eficaz em seu efeito (Tiago 5:6).

É por este motivo, que ao profetizar sobre a vinda do Deus Filho encarnado, o profeta Isaías declarou que o seu nome seria Príncipe ou Ministro da Paz (Isaías 9:6). Justamente, por ser Ele o grande mediador entre os homens e Deus, aquele que por meio de seu ministério, nos reconciliou com o Criador, promovendo a verdadeira paz.


Jesus também nos orientou a sermos agentes de paz na Terra, Ele ensinou aos seus discípulos que ao longo do seu ministério, sempre que chegassem a uma casa, saudassem os seus moradores declarando que houvesse paz sobre a casa (Mateus 10:13).

Curiosamente, no judaísmo, a palavra paz (Shalom), tem significados profundos, que remetem a completude, plenitude e harmonia. Portanto, a paz oferecida por Jesus, é muito mais do que ausência de guerra, ou descanso em meio a guerra, mas, também um estado de espírito e uma condição de vida, que é plena. Em outras palavras, podemos compreender que a obra da cruz, autorizou o nosso acesso a vida abundante de Deus, por meio da ação do seu Espírito Santo em nós.

O Espírito da Verdade, deixado por Jesus, quando Ele retornou ao pai, manifesta em nosso espírito a natureza perfeita de Deus.

Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus, e, por estarem unidos com Cristo, vocês também têm essa natureza. Ele domina todos os poderes e autoridades espirituais. _ Colossenses 2:9-10 NTLH


Como você pode estabelecer uma rotina de oração e gratidão que te permita apresentar a Deus as suas necessidades e então descansar Nele a fim de desfrutar em plenitude a paz oferecida por Jesus?


Vamos Orar?

Pai Nosso, que a minha declaração de fé na obra da cruz cumpra o pleno propósito de tudo o que o Senhor planejou para minha vida, que a natureza de Cristo esteja manifesta em mim, manifestando a paz de Deus que excede todo entendimento e que assim seja, por todos os dias da minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém!


Declaração de Fé:
Eu descanso em Deus e recebo em mim a sua paz que excede a todo entendimento e guarda a minha mente e coração!

Canção do Dia:
Faz a Tua paz reinar - Amanda Rodrigues
Ouça no Spotify!


Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!


Compartilhe com alguém que precisa lembrar que o Fruto do Espírito é cultivado quando permanecemos ligados em Cristo.


Permaneça em Deus, 

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *