Tema da Semana: Origens
Dia 02: Dá-me dessa água!
Leitura Bíblica: João 4.1-18

... aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. _ João 4.14

🎧 Uma versão desta devocional também está disponível em áudio no podcast 365 Manhãs com Deus, no Spotify. Se você desejar, ouça e medite comigo ao longo do seu dia:

Contexto Bíblico:
Em certa ocasião, estava Jesus a caminho da Galiléia e passando pela província de Samaria, sentou-se junto a fonte, ao que se aproximou uma mulher que já havia tido cinco maridos, para retirar água e Jesus lhe pediu que lhe desse de beber. Não sabendo quem Ele era, a mulher hesitou em dar de beber a um judeu.
Jesus, porém, declarou possuir uma água viva, capaz de saciar definitivamente a sede de quem a possui e, se ela soubesse disto, o pediria esta água.
Diante de sua declaração a mulher Samaritana declarou: Dá-me de beber dessa água!

Reflexão:
Existe dentro de cada ser humano o desejo de evolução, de aprender, conquistar e sentir-se avançando. No entanto, ao longo deste percurso, por vezes, nos frutamos pela falta de assertividade da jornada.
Em alguns momentos, apesar de muito conhecimento e esforço, a vida parece não fluir, em outros, ela flui e apesar de alcançar o que desejamos, não nos sentimos realizados e o vazio da alma, parece permanecer.
Era este o caso da mulher samaritana, ela já havia feito muitas tentativas, estava há tempos buscando um bom relacionamento, mas, acumulava cinco tentativas frustradas. Ela seguia sua rotina, cumprindo suas tarefas, mas, Jesus enxergou o que havia dentro dela - sede.
A mulher diante da fonte, retirava água para sua provisão, mas, carregava dentro dela, uma sede ainda mais profunda de afeta, de pertencimento, de sentir que encontrou o que há tempos procura...
Até que Jesus declara ser Ele a água viva capaz de saciar a sede definitiva da alma humana, ser ele o que ela buscou por tanto tempo, nas fontes erradas.
O mais curioso, é que ela estava trabalhando, se relacionando... fazendo as coisas a sua própria maneira, mas, Jesus não a orienta a fazer nada, Ele declara que se ela souber quem Ele é e se pedir, então, ela receberá da água viva. No sermão do monte, Jesus fez uma declaração semelhante, ao ensinar que todo aquele que pede recebe e quem busca encontra (Mateus 7.8).
Esta narrativa tão singela da conversa de Jesus com a mulher samaritana, nos revela uma verdade, sobre aquilo que realmente pode saciar a alma humana e que não resulta de nosso conhecimento ou esforço, mas, de uma presença única que é a fonte de toda vida e verdade.

O livro de Salmos, nos apresenta uma metáfora, que complementa este entendimento de Jesus como fonte, ao descrever as características e os resultados dos homens que são bem-aventurados, afirmando que aqueles que tem o seu prazer na lei do Senhor, ou seja, que tem Jesus como fonte do seu conhecimento e ação, como sua diretriz para a vida, estes são como árvore plantada junto a corrente de água, que justamente por ser nutrida pela corrente de água, dá fruto no tempo devido e suas folhagens não murcham. Ou seja, a árvore plantada, junto a corrente de águas, tem suas necessidades supridas e por isto, é saudável, é frondosa e é útil.
A saúde da nossa vida, o sentimento de realização e o alcance de uma vida com propósito, não se dará até que estejamos nutridos da fonte de água viva, posto que o sucesso de uma árvore, não é sobre ela, mas, sobre a fonte que a nutri, portanto, se nos nutrirmos na fonte correta, teremos resultados bons, perfeitos e agradáveis (Romanos 12.2)!
Jesus é a fonte capaz de saciar a nossa sede eternamente e qualquer outra busca, que não o estabeleça neste lugar de prioridade, será equivocada.

A orientação de Jesus foi clara e simples, precisamos apenas saber quem Ele é e pedir a água viva e, então, Ele a dará e teremos a sede da nossa alma saciada.
Você acredita que Jesus é o filho de Deus, que veio ao mundo morreu em nosso lugar e ressuscitou? Você deseja receber a água viva?

Peça a Ele e Ele te dará.
Ao beber desta água, você nunca mais terá sede!

Declaração de Fé:
Eu escolho me nutrir da água viva que é Jesus, todas as minhas fontes estão Nele!

Canção do Dia:

Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!

Compartilhe com alguém que precisa voltar as origens.

Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *