Tema da Semana: Fruto do Espírito
Dia 52: Longanimidade que revela entendimento
Leitura Bíblica: Atos 7-9

Melhor é o longânime do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade. _ Provérbios 16:32

Contexto Bíblico:

Após a ascensão de Jesus, os discípulos permaneceram firmes em sua missão de anunciar o evangelho da paz. Em Jerusalém, Estevão foi morto a pedradas após um discurso cheio de verdade sobre Cristo, tornando-se o primeiro mártir da igreja. A partir daí, a perseguição contra os seguidores de Jesus se intensificou, tendo Saulo como principal agente, que arrastava homens e mulheres para a prisão e os ameaçava de morte.

No caminho para Damasco, onde pretendia ampliar sua perseguição, Saulo foi surpreendido por uma luz do céu e pela voz do próprio Jesus, que lhe perguntou por que o perseguia (Atos 9:4-6). Cego por três dias, foi conduzido até a cidade, onde recebeu oração de Ananias, recuperou a visão e foi cheio do Espírito Santo. A partir de então, passou a anunciar nas sinagogas que Jesus era o Filho de Deus.

Transformado, Saulo tornou-se Paulo, o apóstolo humilde e incansável, que experimentou perseguições, prisões, escassez e sofrimentos por causa da fé. Apesar das adversidades, declarou aos filipenses ter aprendido a viver contente em qualquer circunstância, porque em Cristo encontrou força para todas as coisas (Filipenses 4:11-13).


Reflexão:

Sem dúvidas, Paulo estava experimentando um fruto do Espírito, que havia sido manifesto em seu carácter e comportamento - ele havia se tornado longânime.

Segundo o dicionário Aulete Digital, a longanimidade é uma disposição natural do ânimo para suportar com serenidade e resignação as contrariedades, insultos, vexames e ofensas. Podemos considerar longanimidade, como um sinônimo de resiliência, que é um termo mais conhecido na sociedade moderna e, representa justamente esta capacidade de não se deixar afetar pelas circunstâncias, ou pelo comportamento do outro. É portanto, uma capacidade de resistência a desafios, que revela inteligência emocional (competência pessoal e social).


Segundo as escrituras sagradas, uma pessoa longânime é aquela que aprendeu a dominar o seu espírito, que não tem ânimo precipitado e, que, portanto, tem de fato entendimento e sanidade (Provérbios 14.29).

O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura. _ Provérbios 14:29


Deixar-se afetar por fatores externos, segundo a bíblia é loucura, tolice e de algum modo, uma forma equivocada de buscar por justiça, logo, é mais sábio perdoar as circunstâncias, as pessoas e a si mesmo, seguindo em frente e agindo de forma consistente, a fim de alcançar os resultados desejados.

A discrição do homem o torna longânime, e sua glória é perdoar as injúrias. _ Provérbios 19:11


Aquele que é dotado de inteligência emocional, é alguém que aprendeu a perdoar injúrias e deste modo, se torna um homem livre de amarras, não carrega nada, nem ninguém consigo, mas, segue rumo ao seu alvo, ao seu propósito.

Na sabedoria de Deus o homem valente não é aquele que "não leva desaforo pra casa", mas, aquele que é capaz de perdoar e seguir o seu caminho, que exerce domínio sobre seus pensamentos, emoções e comportamentos.

A longanimidade, nos torna capazes de abandonar comportamentos reativos e nos capacita a agir com sanidade, de modo a escolher o comportamento que adotaremos diante das situações que vivemos e das pessoas com as quais interagimos.

O sábio rei Salomão, escreveu que merece mais louvor o homem que é longânime, do que o herói de guerra ou aquele que conquista uma cidade, nos ensinando, como a verdadeira força se revela, através da capacidade de autocontrole.

Isto de modo algum significa que Deus nos predestinou ao sofrimento, mas, que estando no mundo, estaremos sujeitos a aflições (João 16:33) e, em meio a estas aflições não devemos sucumbir, mas, confiar na presença de Deus que age em nós e nos capacita a vencer.

Nós podemos todas as coisas Naquele que nos fortalece!

Como você pode se tornar uma pessoa mais longânime, que exerce domínio sobre suas emoções e é capaz de perdoar injúrias? Como você pode ampliar o seu autocontrole?


Vamos Orar?
Pai Nosso, eu oro para que o Senhor cure as minhas feridas de alma e amplie o meu entendimento, de modo que eu me torne uma pessoa longânime, capaz de tolerar, de não agir de forma reativa e de perdoar injúrias. Eu oro em nome de Jesus. Amém!

Declaração de Fé:
Eu tenho longanimidade, sou capaz de suportar com serenidade e resignação as contrariedades, insultos, vexames, ofensas e injurias, pois posso todas as coisas Naquele que me fortalece!

Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!


Compartilhe com alguém que precisa lembrar que o Fruto do Espírito é cultivado quando permanecemos ligados em Cristo.


Permaneça em Deus, 

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *