Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. _ Gálatas 5.22
Base Bíblica: Gênesis 39 - José foge da esposa de Potifar
Assim, José ganhou a confiança do seu senhor, que o colocou como seu ajudante pessoal, responsável por cuidar de tudo o que era dele, fazendo prosperar as suas propriedades.
Além de cheio da presença de Deus, um líder nato e um excelente administrador, José também era um homem de boa aparência, de modo que a esposa de Potifar o cobiçava e, por repetidas vezes o convidou a deitar-se com ela, mas ele recusava e fugia de sua presença. Porém, certo dia, José estava sozinho na casa de Potifar e a esposa dele o agarrou pela capa e, novamente o chamou para deitar-se com ela. Convicto a não desonrar o seu senhor, ele fugiu, deixando a capa em suas mãos.
Aconteceu que, quando Potifar retornou a sua casa, sua esposa lhe fez um relato mentiroso, alegando que José havia tentado abusar dela, ao que seu esposo reagiu irado, enviando José para a cadeia, junto aos prisioneiros do rei. Mas, porque Deus era com José, ele achou graça aos olhos do carcereiro e, tornou-se líder, também naquele lugar, sendo encarregado dos demais presos e, assim era continuamente abençoado, em tudo o que fazia.
Diante das ofertas que a vida nos faz, o que afeta as nossas escolhas, são os valores aos quais decidimos ser fieis. Nenhum homem é capaz de ser fiel a outro homem, antes de que seja fiel a si mesmo, as suas crenças, aos seus ideais, ao seu Deus!
José fugiu dos apelos sensuais da esposa de Potifar, pois estava determinado a não desonrar o seu senhor, o homem que havia confiado a ele a sua casa e os seus bens. Logo, mais do que fiel a Potifar, José foi fiel a sua escolha de ser um homem que honra a seus superiores e que acima de tudo honra as leis de Deus. Todo homem é fiel a si mesmo, a quem escolheu ser, ao que colocou em lugar de importância em sua vida.
Portanto, todas as nossas escolhas e comportamentos, revelam ao que e a quem estamos sendo fieis, é por este motivo que a bíblia diz que uma arvore se dá a conhecer pelos seus frutos (Mateus 7.16), pois, aquilo que fazemos, revela no que está empenhado o nosso coração.
As escolhas que faremos ao longo da jornada na vida, serão determinadas por aquilo que nós definimos como o nosso maior tesouro, pois como está escrito, onde estiver o seu tesouro, ali estará o seu coração (Mateus 6.21).
Quando questionado, acerca do maior mandamento, Jesus declarou que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e, ao nosso próximo, como a nós mesmos (Mateus 22.37). Justamente, porque, ao amarmos a Deus acima de todas as coisas, estamos o colocando em primeiro lugar, estamos definindo que é Deus o nosso maior tesouro e, se assim for, o nosso coração estará Nele e, como consequência, todas as nossas escolhas e comportamentos serão norteados a partir deste lugar onde está o nosso coração. Quando amamos algo ou alguém, isto assume prioridade em nossa vida e tudo o que tem prioridade em nossa vida ganha a nossa fidelidade.
Portanto, a fidelidade é um caminho que escolhemos trilhar, como consequência daquilo que escolhemos priorizar, daquilo que deixamos ganhar a nossa mente, a nossa força e o nosso coração.
A partir desta perspectiva, podemos compreender, que ao sermos habitados pelo Espírito Santo, ele gera em nós uma conexão profunda com o nosso Criador, ele volta o nosso coração para Deus, nos ensina a amá-lo e assim nos conduz a fidelidade as suas leis, aos valores e códigos de conduta que regem o Reino do Céu.
Isto nos leva a entender, porque Deus era com José, em tudo o que ele fazia e, abençoava a tudo o que ele tocava, porque por onde José passava, ele carregava Deus como o tesouro de sua vida e porque ele amava a Deus, acima de todas as coisas, Deus podia abençoá-lo com todas as dádivas da vida, pois ele seria fiel a integridade e a justiça e, o seu coração não viria a se corromper, uma vez que o seu maior tesouro era Deus, nada poderia ocupar esse lugar.
José passou por muitos desafios, ele foi traído, foi assediado, foi caluniado e esquecido, no entanto, em tudo isto, ele perseverou em sua conduta correta, pois como vimos, ele amava a Deus e por amá-lo o tinha como prioridade e assim, se mantinha fiel.
Quando escolhemos ser fiel a Deus, também desfrutamos de sua fidelidade para conosco, pois geramos legalidade para viver uma aliança, que nos conduz a sermos um só espirito com Deus. É justamente por este motivo, que Jesus chama a sua igreja de noiva (Apocalipse 19.7-8) , porque Ele deseja estabelecer conosco, uma aliança de fidelidade, em que nós o estabeleceremos como prioridade e ele nos tomará como parte de si mesmo, como ramos enxertados na videira que é Jesus.
... aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Ele! _ 1 Coríntios 6.17
O salmista afirma que aqueles que amam a Deus, são libertos, são colocados em um alto retiro, invocam e são respondidos, tem a sua presença no dia da angústia e são glorificados por Deus e abençoados com longevidade e salvação. Isto porque, onde existe aliança, existe vida em comum, existe presença daquele com quem estamos aliançados.
Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei. Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação. _ Salmos 91.14-16
Quando escolhermos a Deus como o nosso grande tesouro, como o bem maior de nossas vidas, nos tornamos um com Deus e então, o seu Espírito produz em nós fidelidade, conexão profunda com a pessoa de Deus e com tudo que diz respeito a Ele. Um só Espírito com o nosso Criador.
É neste lugar de fidelidade, que desfrutamos da vida abundante, que existe em sua presença e, de todas as suas bem aventuranças. Este é o caminho, andai Nele!
Perguntas para reflexão
- Como você pode tornar Deus o seu maior tesouro, o colocando em primeiro lugar em sua vida, de tal modo, que todas as suas escolhas, reflitam a sua fidelidade aos valores que norteiam o Reino do Céu? O que você precisa tirar do centro da sua vida, para que Deus possa assumir este lugar?
Declaração de fé
Deus é o meu maior tesouro e Nele está o meu coração. O Espírito Santo de Deus habita em mim e me conduz a ser fiel as leis de Deus!
Versículo para memorizar
Eu escolhi o caminho da fidelidade e tenho dado atenção às tuas ordens. _ Salmos 119:30
Canção do dia
Oferta Agradável - Paulo César Baruk