Tema da Semana: Armadura de Deus
Dia 45: A oração e a súplica como proteção
Leitura Bíblica: 1 Crônicas 4

Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem! _ Mateus 7:11


Contexto Bíblico:
Na tribo de Judá que significa tribo do Louvor, houve um homem chamado de Jabes, filho de Jacó, cujo o nome em hebraico significa "ele entristece", remetendo a dor, tristeza, pesar, aflição e angústia. A sua mãe o deu este nome, em virtude do sofrimento que experimentou em seu parto, pois com dores o concebeu.

Que triste estigma estava sobre Jabes, que se tornou conhecido por ser um homem que já em seu nascimento, gerou sofrimento e dor. Porém, ele invocou a Deus em uma oração que dizia: Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor.

Deus ouviu a oração de Jabes, abençoou e lhe concedeu o que pedia.


Mas Jabes orou assim ao Deus de Israel: "Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor." E Deus atendeu a sua oração. _ 1 Crônicas 4:10 NTLH


Jabes apresentou a Deus uma oração simples e objetiva, porém, ousada, que foi ouvida por Deus, nos revelando que existe um segredo espiritual para alcançarmos os nossos objetivos e ele consiste em PEDIR!

No sermão do monte, Jesus ensinou que a oração é a ferramenta para recebermos de Deus, aquilo que desejamos, Ele orientou que aqueles que pedem recebem, aqueles que procuram acham e aos que batem a porta se abre. Logo, podemos concluir que a escassez e as faltas que experimentamos em nossas vidas, tem relação direta com a nossa negligência a prática da oração e da suplica insistente diante de Deus.

Uma vez que a Bíblia nos ensina que antes que a palavra venha a nossa boca, Deus já sabe quais são os nossos pensamentos e necessidades, a oração é claramente o exercício prático do nosso livre arbítrio.

Jesus declarou que veio ao mundo para nos dar vida abundante e que nós já fomos abençoados com toda a sorte de benção, no entanto, cabe a nós buscar e pedir para então receber.

Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.


Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. _ Mateus 7:8-9 NTLH


Ao orar, Jabes pediu pela benção de Deus em sua vida (óh, Deus abençoa-me), ele orou por prosperidade (dá-me muitas terras), pela presença de Deus em sua vida (fica comigo) e por proteção do mal (livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor). E porque ele pediu, ele recebeu!


Reflexão:
É por este motivo que o apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios, encerra a sua explanação acerca da armadura de Deus, orientando que façamos tudo isto em oração, ou seja, é a oração que ativa em nós a armadura espiritual dada por Deus e nos mantém revestidos por ela.

Paulo orienta ainda, que a oração que alcança o céu e é ouvida por Deus, tem um segredo, ela é feita em Espírito, ou seja, não deve ser uma oração inspirada pela nossa alma, ela deve ser guiada pelo Espírito de Deus.


Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. _ Romanos 8:26 NTLH


De fato, não podemos não conhecer as melhores palavras para nos dirigir a Deus e trazer a existência suas bençãos sobre a nossa vida, mas o Espírito Santo de Deus as conhece e pode agir em nós, nos conduzindo em nossas orações.
Este entendimento nos traz tranquilidade ao compreendermos que as nossas orações não precisam ser bonitas ou longas, mas, sinceras, coerentes com as sagradas escrituras e inspiradas pelo Espírito de Deus.
Lembre-se sempre do que Jesus nos ensinou: Se pedirmos, receberemos!
Desenvolva o hábito da oração, e assim como Jabes, receba benção, prosperidade, presença de Deus em sua vida e proteção do mal!
Como você pode organizar a sua rotina para dedicar um tempo maior a oração e a súplica diante de Deus, em favor das diferentes áreas de sua vida? Quando você fará isto?


É desejo de Deus que eu viva uma vida abundante, suas bençãos já estão disponíveis e eu as acesso e recebo sobre a minha vida através da oração e da súplica.


Vamos Orar?
Pai Nosso. Desperta-nos para orar.
Que a nossa alma receba a cada dia mais sede e fome da Tua palavra, da Tua presença e de comunhão com o Teu Espírito, a fim de que possámos te buscar continuamente e desfrutar de sua presença.
Nós oramos, em nome de Jesus. Amém!

Canção do Dia:
Clamo Jesus - Paulo Cesar Baruk, Marsena, O canto das Igrejas
Ouça no Spotify!

Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!

Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, com a armadura de Deus, é possível permanecer firme e vencer as batalhas da vida.

Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *