Tema da Semana: Fruto do Espírito
Dia 50: Alegria que produz força e formosura
Leitura Bíblica: 2 Samuel 6

A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.
Alegrai-vos no Senhor, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome.
_ Salmos 97:11-12


Contexto Bíblico:

Após a morte do rei Saul, Davi foi ungido rei de Israel diante dos líderes de todas as tribos. Seu reinado foi marcado por força, autoridade e êxito, porque Deus estava com ele, guiando suas batalhas e enviando o exército celestial para derrotar os inimigos (2 Samuel 5.24).

Naquele tempo, a arca da aliança — símbolo da presença de Deus entre o povo — estava em Báala, em Judá. Davi reuniu os melhores soldados para trazê-la a Jerusalém. A arca permaneceu por três meses na casa de Obede-Edom, até que Davi a levou para a Cidade de Davi com grande celebração. Ao darem os primeiros seis passos carregando a arca, ele ofereceu um novilho em sacrifício, como purificação, prática necessária antes da encarnação de Jesus - o sacrifício perfeito.

Vestido com um manto sacerdotal de linho, Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, acompanhado por todo o povo de Israel em júbilo ao som de trombetas.

Ao ver essa cena, Mical, sua esposa e filha de Saul, o desprezou por considerá-lo simples e comum em meio ao povo. Mas Davi respondeu que se humilharia ainda mais e continuaria a se alegrar na presença de Deus, que o havia escolhido e ungido como rei.


Reflexão:
A celebração do povo de Israel com som de instrumentos, danças e a alegria do rei Davi, ao receber o símbolo da presença de Deus, nos revela mais uma característica da natureza divina, manifesta onde existe a sua presença, que é a alegria.
É impossível experimentar o rio da vida fluindo em nosso interior e não sermos tomados por alegria, afinal, a presença de Deus é energia de vida e júbilo.
Deus é a própria vida e quando a sua presença se manifesta aos homens, nos revela toda a pureza e beleza da sua existência e diante de sua natureza divina e amorosa, somos tomados por algo que nos transcende, nos inunda e nos energiza, de tal modo, que nos tornamos alegres.
Assim como afirmou o salmista, na presença de Deus existe abundancia de alegrias e delícias perpetuas, afinal, como nos foi revelado por Jesus, Ele é vida abundante.

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. _ Salmos 16:11 ARC

O personagem bíblico Neemias, afirmou, que a alegria do Senhor é a nossa força (Neemias 8.10), logo, podemos concluir que o seu coração alegre, foi um dos segredo de sua energia vital e persistência ao reconstruir os muros de Jerusalém. Afinal, uma pessoa positiva e alegre é cheia de esperança e energia para agir de forma determinada e alcançar objetivos.
Já o sábio rei Salomão declarou em seus provérbios, que aqueles que são dotados de alegria em seu coração, tem rostos formosos (Provérbios 15.13) e de fato, como é lindo o rosto de quem é portador de um belo sorriso. Não é mesmo?
A alegria que é a nossa força e a formosura do nosso rosto, já existe na natureza divina de Deus e nós podemos escolher acessá-la e manifestá-la em nossas vidas.
Diante desta verdade, podemos escolher direcionar os nossos olhos para a grandeza de Deus, para a obra redentora da cruz e para toda a provisão que Ele nos envia todos dias e assim, deixarmos que os nossos corações sejam inundados por gratidão e esperança, que são reflexos de um coração alegre.

Concentrar o nosso olhar excessivamente em problemas e faltas, é uma forma de ingratidão e um hábito destrutivo. Afinal, tudo aquilo em que concentramos a nossa atenção, se expande e ganha poder de influência sobre nós.
Portanto, se focarmos os nossos olhos em quem Deus é, investirmos tempo de qualidade para estarmos em sua presença e recebermos o seu fluir em nós, desfrutaremos da sua alegria e vida abundante, que produz celebração e riso.
A nossa alma deseja experimentar alegria e por vezes a procuramos em lugares, pessoas, comidas, bebidas e, em tantos prazeres momentâneos, que não são capazes de nos saciar. A verdadeira alegria, aquela que não é circunstancial, mas sim, um estado de espírito, só pode ser encontrada na presença de Deus.
Perceba que o rei Davi foi tomado por alegria e júbilo ao som dos instrumentos, ao celebrarem o símbolo da presença de Deus, que estava sendo levado para Jerusalém. Como vimos, ele dançou com toda a sua força, ou seja, com muita energia, com intensidade, logo, ele estava de fato tomado por uma alegria que só pode ser experimentada na presença de Deus.
O nosso Deus é a fonte de toda a alegria e certamente o céu é um lugar de festa, não como as festas que conhecemos no mundo, inundadas de orgias, vícios e excessos. Mas, um tipo de festa, que inunda a alma e o corpo, que traz força, que produz beleza e que resulta da conexão do espírito do homem ao Espírito Santo de Deus.

Como você pode acessar de maneira mais profunda a alegria de Deus em sua vida? Como você pode adotar o hábito de agradecer por todas as dádiva que chegam até você todos os dias? Quais são os motivos de gratidão que você pode apresentar a Deus hoje?
Que tal ouvir uma canção alegre de gratidão a Deus? Que tal dançar enquanto canta? Que tal revisar suas fotos favoritas e relembrar todas as coisas boas que você já vivenciou? Que tal assistir o nascer ou o por do sol, ouvir um pássaro cantar e se lembrar da grandeza de Deus e da beleza da vida?

Eu tenho a alegria de Deus em mim, sua força e formosura!

Vamos Orar?

Pai Nosso. Eu oro para que o meu coração esteja conectado ao Teu de forma tão intensa, verdadeira e profunda que o meu coração seja inundado por Tua alegria, para que eu receba a tua força e o meu rosto reflita a Tua formosura. Eu oro em nome de Jesus. Amém!


Canção do Dia:
Por Tua alegria - Eliezer Rodrigues
Ouça no Spotify!


Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!


Compartilhe com alguém que precisa lembrar que o Fruto do Espírito é cultivado quando permanecemos ligados em Cristo.


Permaneça em Deus, 

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *