Tema da Semana: Fruto do Espírito
Dia 55: Bondade, o verbo do amor!
O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra. _ Provérbios 21.21 ARA
Contexto Bíblico:
Certa vez, estava Jesus junto aos seus discípulos, quando um perito na lei judaica, visando colocá-lo a prova, o questionou sobre o segredo para herdar a vida eterna, ao que ele mesmo respondeu, conhecer o mandamento de amar a Deus acima de todas as coisas e, ao próximo como a si mesmo.
No entanto, ele novamente se dirigiu a Jesus e, lhe perguntou quem seria o seu próximo e, para respondê-lo, Jesus contou uma parábola, sobre um homem que no caminho de Jerusalém para Jericó, foi vitima de assaltantes, que levaram seus pertences, suas vestes e o deixaram caído no chão quase morto.
Jesus então relatou que, estando o homem caído no chão, passou naquele local um sacerdote e em seguida um levita e ambos desviaram o caminho, seguindo pelo outro lado da estrada. No entanto, houve um terceiro homem, que era samaritano e, este ao ver o homem caído, se compadeceu de seu estado e o socorreu, derramando vinho e azeite sobre as suas feridas. Em seguida, o colocou sobre o seu animal e o levou para uma hospedaria, onde pagou para que cuidassem dele.
Após ouvir a parábola narrada por Jesus, o perito na lei compreendeu que o samaritano havia sido o próximo do homem caído na estrada, ao que Jesus o orientou que fizesse o mesmo.
Reflexão:
Curiosamente, a história narrada por Jesus, relata a passagem de dois homens religiosos pelo local onde havia um homem morrendo, no entanto, nenhum deles o ajudou. Porém, o homem que supostamente não era consagrado a Deus, foi quem efetivamente amou ao próximo, revelando a presença de Deus em sua vida, uma vez que as escrituras sagradas afirmam, que todo o que ama é nascido de Deus, porque Deus é amor (1 João 4:7).
Em sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo declarou que uma vez que recebemos a obra redentora da cruz de Cristo e, nos reconciliamos com Deus, nos tornamos filhos da luz e como filhos da luz que somos, devemos andar na luz e manifestar o fruto da luz, entre eles a bondade, pois isto agrada ao nosso Pai.
Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. _ Efésios 5.8-10 ARA
A parábola do filho pródigo nos ensina que não são os nossos títulos, as nossas crenças, ou as regras que seguimos que revelam a nossa identidade de filhos de Deus, mas antes, as obras que praticamos com a intenção correta.
Perceba que também podemos adotar atos de bondade para vanglória e para aparentarmos santidade, no entanto, o bom samaritano socorreu um homem que não tinha nada a lhe oferecer, mas ao contrário, o traria prejuízo de tempo e dinheiro ao ser socorrido. Além disto, ninguém estava vendo o que o samaritano estava fazendo, se ele passasse reto por aquele homem caído na estrada, ninguém saberia, assim como ninguém o louvaria por tê-lo socorrido, ainda assim, ele o socorreu.
Jesus nos ensinou a amar a Deus com todas as nossas forças, com todo o nosso entendimento e coração, no entanto, se o amor que temos a Deus, não produz em nós amor por aqueles que nos cercam, então vivemos uma fé teórica e vazia.
Como está escrito na carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, ainda que falássemos as línguas dos homens e dos anjos, sem amor seríamos como um sino que faz barulho, mas é vazio.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. _ 1 Coríntios 13:1 ARA
Sendo Deus o próprio amor, quando o seu Espírito habita em nossa vida, é impossível não conhecermos, sentirmos e manifestarmos amor.
Logo, se desejamos saber se estamos salvos, basta examinarmos o quanto sentimos e manifestamos amor, pois este é o verdadeiro sinal de que somos filhos da luz e se somos filhos, somos também herdeiros da obra de Cristo que nos conduzirá a salvação da morte e, portanto, a vida eterna.
Assim como uma arvore se dá a conhecer através dos frutos que produz, assim também a fé dos homens é conhecida por meio de suas obras, de modo que a fé sem obras é morta, segundo nos ensinou o apóstolo Tiago.
Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. _ Tiago 2.18 ARA
Certa vez, ao narrar uma cena do julgamento final, Jesus declara quem são aqueles que foram chamados para estar com ele, afirmando, que são os que o deram de comer quando teve fome, que o deram de beber quando teve sede, que o hospedou, que o visitou e o vestiu. Porque assim o fizeram a Jesus, cada vez que fizeram a um dos pequeninos desta Terra.
... então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
(...) Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. _ Mateus 25.34-36,40b
O reino de Deus, nunca foi sobre "eu", é por este motivo, que a única oração ensinada por Jesus, começa com a frase Pai Nosso, nos ensinando que ao nos convertermos, estamos nos tornando parte da grande família de Deus e, como família, cuidamos uns dos outros.
Em sua grandiosidade e beleza, Deus nos criou interdependentes, de modo que todos os talentos que Ele depositou em nós, nos foram dados para servirmos a outros, assim como, somos abençoados pelo talento que Ele depositou em nossos irmãos.
Deste modo, quando cada um cresce não apenas para si mesmo, mas também, para contribuir, a vida então, ganha equilíbrio, conforme o projeto original de Deus.
Bondade é o verbo do amor, porque é o próprio Deus agindo através de nós para o nosso bem, para o bem dos homens e de todas as criaturas vivas concebidas por Ele!
Como você pode dedicar mais do seu tempo, da sua renda e dos seus talentos para servir outras pessoas? Quando você fará isto?
Como você pode dedicar mais do seu tempo, da sua renda e dos seus talentos para servir outras pessoas? Quando você fará isto?
Vamos Orar?
Nosso Pai, que o seu amor seja manifesto em nossos corações de forma genuína, nos tornando capazes de agir em bondade para com o nosso próximo e assim revelar o Teu amor que age em nós e glorificar o seu nome. Nós oramos em nome de Jesus. Amém!
Declaração de Fé:
Eu sou filha da luz, luz do mundo por meio de Jesus e do seu Espírito que age em mim. Como parte da família de Deus, a minha vida manifesta o fruto da luz, que me leva a agir com bondade!
Canção do Dia:
Bondade de Deus - Isaias Saad
Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!
Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, com a armadura de Deus, é possível permanecer firme e vencer as batalhas da vida.
Permaneça em Deus,