Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. _ Gálatas 5.22

Base Bíblica: Números 20 - Moisés não entra na Terra prometida


Após liderar a libertação dos israelitas da escravidão do Egito, Moisés, orientado por Deus, os conduziu a peregrinar pelo deserto, até que estivessem prontos para entrar na Terra Prometida por Deus a eles, uma Terra abundante, que manava leite e mel.
Certo dia, eles estavam em Cades, no deserto de Zim, e não havia água naquele lugar, então o povo começou a reclamar contra seus líderes, Moisés e Arão, por tê-los levado ao deserto, onde morreriam de sede. 
Diante daquele cenário, Moisés e Arão foram a tenda sagrada e se ajoelharam diante dela, então, a glória de Deus se manifestou a eles e Deus falou com Moisés e, o orientou a tomar o seu cajado, reunir o povo e dar ordem a rocha para que dela saísse água.
Moisés reuniu o povo e feriu a rocha duas vezes, então a água brotou da rocha e eles puderam dar de beber a todo o povo e aos animais, porém, Deus havia orientado que Moisés falasse a rocha e, ele a feriu. Então, Deus falou novamente com eles e comunicou, que em virtude daquele comportamento, que denunciava a sua incredulidade, eles não entrariam na Terra Prometida, de modo que, só puderam avistá-la do alto de um monte.
Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei. _ Número 20.11-12


Ao refletir sobre esta passagem bíblica, é importante considerarmos que já havia um lugar de destino para o povo de Israel, um lugar onde havia alimentos, água e toda a provisão necessária para sobrevivência e conforto daquele povo. Ainda assim, eles peregrinaram 40 anos pelo deserto, andando em círculos, quando poderiam ter chegado ao seu destino em alguns dias.

O fato de Deus ter prolongado o caminho do povo até a Terra Prometida, revela algo sobre o deserto pelo qual eles peregrinaram, o deserto era um teste, uma espécie de "peneira", por meio da qual, Deus estava selecionando as pessoas adequadas que formariam um novo povo livre, em uma nova Terra de abundância e paz. De modo que, ao longo desta peregrinação, muitos foram eliminados ao se tornarem incrédulos, ou se envolverem com idolatria e cometerem outros atos, que feriam a santidade de Deus.

Moisés no entanto, foi aprovado por Deus ao longo de todo o caminho, porém, já no final da jornada, diante da murmuração do povo, ele ficou irado e tomado pela ira feriu a rocha, isto desonrou a Deus e assim, ele perdeu a promessa de entrar na Terra Prometida junto ao seu povo. 

A bíblia narra que Moisés, era um homem muito manso (Números 12.3) e esta mansidão, era justamente um sinal da presença de Deus em sua vida, um fruto do Espírito, descrito pelo apóstolo Paulo, em sua carta aos Gálatas. No entanto, em um contexto desafiador, ele que era um homem habitado pelo Espírito Santo, se deixou conduzir pela natureza humana e, manifestou em seu comportamento um fruto da carne, que o impediu de alcançar a sua promessa.

A mansidão pode ser descrita como um comportamento amoroso, dócil, gentil e delicado. No entanto, o oposto da mansidão é a raiva, a cólera, a impetuosidade, a irritação e o ódio, que são descritos pelo apóstolo Paulo como frutos da carne.

As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. _ Gálatas 5.19-21 NTLH
Um momento de desconexão com Deus e, Moisés fez as coisas a sua própria maneira, se deixando conduzir pelo fruto da natureza humana, dando legalidade ao ladrão para roubar a sua promessa (João 10.10). 
Não por acaso, Jesus se auto descreveu como manso e humilde de coração e orientou a seus discípulos que aprendessem a ser assim como ele.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. _ Mateus 11.29 ARA
O Deus Filho, revestido de toda autoridade no céu e na Terra, se declarou como manso e anteriormente, em seu sermão no monte, quando falou sobre as bem-aventuranças, ele declarou que os mansos são bem-aventurados, porque eles herdarão a terra, a nova morada celestial que está sendo preparada por Jesus (João 14.2).
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. _ Mateus 5:5
Diante deste ensino de Jesus, podemos concluir que nós também somos peregrinos caminhando em círculos por um deserto cheio de desafios que nos conduzem a escolhas que testam o nosso carácter. Ao longo desta jornada na terra da peregrinação, precisaremos escolher diariamente qual fruto será manifesto em nós e os nossos frutos, determinarão o tipo de árvore que somos e a quem pertencemos.
A nova morada já está preparada, ela já nos foi prometida, é o nosso destino, ainda assim, para que possámos entrar nela, precisamos ser mansos como Jesus, precisamos ser habitados pelo Espírito Santo e desenvolver uma natureza amorosa, que revela imagem e semelhança a Deus.
A mansidão é um sinal de que a natureza de Deus foi produzida em nós, nos limpando da ira, do rancor e desenvolvendo em nós um novo carácter. Logo, é um indicador de que somos herdeiros da eternidade.
Seja manso e aja com mansidão!

Perguntas para reflexão

  • Quais comportamentos você tem adotado, que evidenciam o fruto da natureza humana em sua vida? Quais novos comportamentos você decide adotar a partir deste novo conhecimento, a fim de manifestar a mansidão em sua vida? Como e quando você fará isto?


Declaração de fé

A natureza amorosa de Deus habita em mim e me conduz a agir com mansidão.


Versículo para memorizar

Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. _ Salmos 37:11

Canção do dia

A Calma - Diego Albuquerque
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!

Permaneça em Deus!

Em amor,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *