Tema da Semana: Armadura de Deus
Dia 46: Vigilância e Perseverança
Leitura Bíblica: Isaías 37 à 39

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. _ Marcos 14:38 ARA


Contexto Bíblico:

Houve em Judá um rei chamado Ezequias, que temia a Deus e conquistou muitas vitórias contra seus inimigos. Certo dia, ele recebeu uma carta de ameaça do rei da Assíria. Ezequias dobrou os joelhos, apresentou a carta a Deus e orou pedindo intervenção. Deus ouviu sua oração e enviou o profeta Isaías para lhe dizer que aqueles que se levantaram contra Judá haviam, na verdade, se levantado contra Deus. A cidade seria defendida e o inimigo não entraria (Isaías 37).

Deus cumpriu Sua palavra: o exército assírio foi destruído por um Anjo do Senhor, o rei inimigo morreu, e outro assumiu o trono, garantindo a vitória de Judá.

Mais tarde, Ezequias adoeceu gravemente e foi avisado pelo profeta Isaías que deveria preparar sua casa para a morte. Novamente ele orou, e Deus ouviu suas lágrimas, concedendo-lhe mais quinze anos de vida. Como sinal da promessa, Deus retrocedeu dez graus a sombra do sol no relógio de Acaz e orientou Isaías a aplicar emplasto de pasta de figo sobre sua úlcera, proporcionando sua cura (Isaías 38).

Posteriormente, Ezequias recebeu cartas do rei da Babilônia e, de forma imprudente, mostrou seus tesouros, incluindo prata, especiarias, óleos finos e o arsenal do reino. O que parecia cortesia era, na verdade, espionagem. Ao expor suas riquezas, Ezequias despertou a ambição da Babilônia e colocou seu povo em risco.

Deus enviou novamente Isaías, alertando que, por causa de sua imprudência, chegaria o dia em que seus tesouros seriam levados para a Babilônia, e até seus filhos seriam feitos servos do palácio babilônico (Isaías 39).


Reflexão:

Ezequias foi um rei que experimentou muitas vitórias, porém, em um momento de descuido, foi tomado por sua vaidade, esqueceu das batalhas por território e posses e, ingenuamente conduziu espiões inimigos por todo o seu reinado os fazendo desejar suas riquezas.

Ele era um homem temente a Deus, um homem que orava e tinha as suas orações atendidas, no entanto, porque ele não foi vigilante e agiu com imprudência, expôs o seu reino e seus descendentes a ruína.

É justamente por cenários como este, que o apostolo Paulo nos orienta que não basta estarmos revestidos da armadura de Deus, é necessário também estarmos vigilantes e perseverarmos, pois, seremos expostos diariamente a situações de risco, as nossas fraquezas e a fraqueza daqueles que nos cercam. Se estivermos desatentos correremos o risco de agir como tolos e nos deixar roubar nas diferentes áreas de nossas vidas.

Jesus ao orientar os seus discípulos lhes ensinou, que eles seriam como ovelhas em meio a lobos, portanto, deviam ser prudentes como serpentes, mantendo a mansidão e a simplicidade das pombas.

Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. _ Mateus 10:16

Jesus nos alertou também a vigiar não apenas em relação a nossa vida nesta Terra e aos perigos e enganos que ela pode nos apresentar, mas, também em relação a nossa jornada rumo a eternidade no Reino do Céu.

Ele nos orientou a estarmos com as "lamparinas acessas", uma metáfora, que nos indica a importância de estarmos em constante comunhão com Deus, de sermos habitados pelo Espírito Santo e de termos a luz da palavra de Deus acesa dentro de nós, de modo a estarmos em vigília, como uma noiva que espera a chegada do seu noivo e não deseja ser pega desapercebida no dia do seu casamento (Mateus 25).

Em quais áreas de sua vida você tem agido de forma distraída e talvez até imprudente? Quais comportamentos você observa que podem ser ajustados, para que você passe a agir com maior prudência? Como você pode contar com a ajuda de Deus neste processo?


Eu sou vigilante e persevero em ser prudente como a serpente e manso como as pombas!


Vamos Orar?

Pai Nosso, peço que nos dê sabedoria para tomarmos decisões assertivas que preservam a nossa vida e a vida do nosso povo, nos deixando dirigir pelo Teu Espírito em tudo.
Também peço por força e coragem para prosseguir diante dos desafios da vida.
Eu oro em nome de Jesus. Amém!

Canção do Dia:

Pode morar aqui - Driele Fialho
Ouça no Spotify!

Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!


Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, com a armadura de Deus, é possível permanecer firme e vencer as batalhas da vida.


Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *