Tema da Semana: Origens
Dia 4: A esperança da redenção
Leitura Bíblica: João 14 / João 16Apocalipse 21

Deus fez tudo formoso no seu devido tempo. Também pôs a eternidade no coração do ser humano. _ Eclesiastes 3:11a

 

Contexto Bíblico:

Antes de sua ascensão ao céu, Jesus declarou aos seus discípulos que iria preparar morada e que viria e os levaria, para que pudessem estar com ele nesta morada (João 14.1-3). Em outra ocasião, Ele também declarou, que no mundo eles teriam aflição, mas, deveriam ter bom animo, pois Ele havia vencido o mundo (João 16.33).

Tempo depois, o apóstolo João é tomado pelo Espírito e recebe uma visão do futuro da humanidade registrada no livro de apocalipse, as visões dadas a ele, revelaram o plano eterno - um novo céu e uma nova terra, uma cidade santa (nova Jerusalém), que descia do céu, o tabernáculo de Deus entre os homens, um lugar onde os habitantes podiam beber da água da vida e desfrutar da presença do Criador.
As revelações dadas ao apóstolo João, confirmaram as palavras de Jesus em sua ascensão, a esperança de um novo tempo, uma nova morada dos filhos de Deus, um lugar onde não haverá choro, porque a morte, o luto e a dor não mais existirão (Apocalipse 21).


Reflexão:

A nossa jornada nesta terra é marcada por aflições, o próprio Jesus nos alertou que seria assim, afinal, vivemos em mundo onde existe o conhecimento do mal. No entanto, Ele também nos disse para termos bom animo, pois Ele já venceu tudo o que nos causa dor e tem um futuro de paz planejado para nós, é nesta promessa de redenção que deve estar firmada a nossa esperança, na certeza de um destino seguro na presença do Criador.

As escrituras sagradas nos ensinam que ao provar do conhecimento do bem e do mal, os homens foram expostos ao roubo, a morte e a destruição - obras do inimigo de Deus. Jesus, porém, veio para dar VIDA e vida em abundância (João 10.10), ou seja, a sua grande obra redentora trouxe vitória da vida sobre a morte, da restituição sobre o roubo, da reconstrução sobre a destruição, a vida venceu a morte, a alegria venceu o choro e o novo de Deus virá e o seu conhecimento inundará a terra e os seus filhos virão no esplendor da sua glória.

O judeu e psicólogo Viktor Frankl, ao enfrentar os campos de concentração nazista e perder sua mãe e esposa assassinadas, foi capaz de resistir a todo o mal que enfrentou por manter firme em seu coração a esperança de um futuro melhor e um propósito que era maior do que a sua prisão momentânea. Ele também observou que aqueles que foram capazes de resistir ao terror do holocausto, estavam conectados a um significado e propósito forte o bastante para fazê-los prosseguir.

Jesus também nos deixou uma visão de futuro que deve nortear o nosso caminho, ele também nos deixou uma promessa de um novo tempo, de um destino eterno e, se os nossos olhos estiverem nisto, então, a nossa capacidade de resistir aos dias maus será ampliada.

Se tivermos a eternidade como propósito de nossas vidas, não nos deixaremos abater, pois, diante do roubo, da morte e da destruição, lembraremos das palavras de Jesus que afirmam que de fato, neste mundo teremos aflição, no entanto, podemos seguir com bom animo, pois Ele já venceu ao mundo e todas as suas dores.

Tomado pelo Espírito, em certa ocasião, o profeta Jeremias declarou ao povo de Israel uma promessa que ainda ressoa a todos os povos alcançados pela esperança da redenção e ela diz: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29.11-13)

O plano de Deus para nós é de restituição, de bem e não de mal, os seus pensamentos a nosso respeito, são pensamentos de paz e Ele está agindo desde a antiguidade para nos dar o fim que desejamos e nos levar de volta ao lugar que a nossa alma anseia estar, na eternidade, na presença de Deus - este é o seu plano e o nosso desejo.

Que todos os dias de nossas vidas, possámos caminhar com esta clareza de visão e destino, rumo ao nosso verdadeira lar - a eternidade com Deus!


Vamos Orar?

Senhor Deus, nosso Pai, nos oramos hoje para que o Senhor grave estas palavras em nosso coração e que a esperança da eternidade guie os nossos dias, as nossas escolhas e nos conduza para o fim que o Senhor planejou. Que o céu e a eternidade, sejam o grande propósito de nossas vidas e que possamos habitar todos os dias de nossa existência em Tua presença.

Nós oramos em nome de Jesus. Amém!


Declaração de Fé:
A eternidade é o meu destino!

Canção do Dia:
Além do Rio Azul - Julia Vitória
Clique aqui para ouvir no Spotify!


Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!

Compartilhe com alguém que precisa voltar as origens! 


Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *