Tema da Semana: Armadura de Deus
Dia 44: A palavra de Deus como espada
Leitura Bíblica: 2 Reis 22
Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. _ Josué 1:8
Contexto Bíblico:
Na cidade de Jerusalém em Israel, existiu um rei chamado Josias que iniciou o seu reinado aos oito anos de idade, em virtude da morte prematura de seu pai, o rei Amom, que adotou práticas que desagradaram o Reino do Céu e fizeram com que ele perdesse o favor de Deus, de modo que, foi morto em seu palácio em um revolta organizada por seus oficiais.
Porém, Josias, assim como o seu antepassado, o rei Davi, fez o que era correto diante de Deus. Ele ordenou a reforma do templo, que era habitação sagrada de Deus no meio do povo e, realizou outras reformas religiosas em honra ao Deus de seus antepassados.
E aconteceu que durante o período de reforma, chegou ao rei Josias a notícia de que o Livro da Lei havia sido achado, então levaram o livro até o rei e o leram para ele.
Ao ouvir as palavras das escrituras sagradas, o rei Josias creu naquilo que ouviu e entendeu que em virtude do seu comportamento de desonra a Deus, o povo estava destinado ao sofrimento. Então, o rei rasgou as suas vestes, em sinal de tristeza, como era costume em sua cultura e ordenou ao seu servo que fosse até uma profetiza (uma mensageira de Deus) e a consultasse pelo rei e pelo povo, a fim de saber os designíos de Deus e receber sua orientação.
E Safã disse também: — Tenho aqui comigo um livro que Hilquias me entregou. E leu o livro em voz alta para o rei. Quando ouviu o que o Livro da Lei dizia, o rei rasgou as suas roupas em sinal de tristeza. _ 2 Reis 22:10-11 NTLH
A profetiza então declarou ao rei por meio de seus servos, que o povo seria castigado por sua desobediência as leis de Deus. No entanto, o rei Josias, seria poupado do mal que viria sobre aquela nação, pois ele havia ouvido o que estava escrito no livro, se arrependido e se humilhado diante de Deus.
— Eu, o Senhor, o Deus de Israel, vou castigar a cidade de Jerusalém e todo o seu povo, como está escrito no livro que o rei leu.
Eles me abandonaram e têm oferecido sacrifícios a outros deuses e assim me fizeram ficar irado por causa de todas as coisas que têm feito. A minha ira se acendeu contra Jerusalém e não vai se apagar.
Eu, o Senhor, o Deus de Israel, digo isto a respeito do rei: "Você ouviu o que está escrito no livro, e se arrependeu, e se humilhou diante de mim, rasgando as suas roupas e chorando quando ouviu como ameacei castigar a cidade de Jerusalém e o seu povo. Eu vou fazer com que Jerusalém vire um lugar horrível de se ver, e o nome desta cidade será usado para rogar pragas. Mas eu ouvi a sua oração e por isso só depois da sua morte é que vou castigar Jerusalém. Vou deixar que você morra em paz." Então os homens levaram ao rei essa resposta. _ 2 Reis 22:16-20 NTLH
Reflexão:
Mas, como pode a palavra proferida na leitura de um livro, produzir tamanho temor em um rei, de modo a trazer sobre ele arrependimento e conduzi-lo a voltar-se para Deus?
O fato é que, os servos do rei Josias, encontraram no templo em ruínas, não apenas um simples livro, mas, o livro sagrado que continha as Leis do Deus Criador dos céus e da Terra.
O apóstolo Paulo em sua carta aos Hebreus, afirma que a Palavra de Deus contida no Livro da Lei, que nós conhecemos como Bíblia Sagrada, é semelhante a uma espada afiada, que penetra na divisão entre alma e espírito, juntas e medulas, discernindo pensamentos e intenções do coração.
A palavra de Deus é espada, porque é arma de ataque, é ela quem produz vida ou morte, ao revelar a verdade da alma humana e induzir ao arrependimento e a submissão a Deus.
A espada da Palavra de Deus penetrou a divisão entre alma e espírito e produziu temor no rei Josias, gerando nele fé que conduz a salvação. Por este motivo, ele foi aceito por Deus e poupado do mal que veio a se manifestar sobre seu povo.
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. _ Hebreus 4:12 ACF
A Palavra de Deus é espada, não apenas porque penetra a alma humana produzindo fé e gerando arrependimento, que conduz a salvação, mas, também, porque ela é a lei que rege o Universo, pois provém da boca de seu Criador. Portanto, a Palavra de Deus é ação criativa e quando ela é proferida tem poder de decreto sobre toda a existência humana.
A Palavra de Deus, a VERDADE, porque provem de Deus, é imutável, e eterna. Pela palavra proferida pela boca de Deus, quando ele disse "haja" todo o Universo foi Criado.
Através da palavra de Deus proferida pela boca dos profetas, os designíos de Deus se cumpriram na Terra e tudo quanto está escrito nas escrituras sagradas, tem se cumprido ao longo dos séculos.
O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre. _ Mateus 24:35 NTLH
A Palavra de Deus é a verdade, porque Jesus é a verdade e, ele esta contido em cada palavra das escrituras sagradas de Genesis a Apocalipse. Logo, todo aquele que medita nas escrituras sagradas e recebe estas palavras, pela lei da fé, tornasse um discípulo de Jesus Cristo.
É por este motivo que se torna impossível ao Cristão, amar a Deus e não reverenciar a sua palavra, buscando acatar tudo quanto ela nos ensina como norma de vida e fé.
A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. _ João 14:21
Diferente de todas as demais peças da armadura de Deus, a espada é uma arma e não um instrumento de defesa, ela combate, ela aniquila, ela destrói inimigos espirituais. Porém, semelhante a todas as demais peças da armadura de Deus citadas pelo apóstolo Paulo, ela também remete a Jesus Cristo, que tem todo poder e autoridade sobre os céus e a terra.
Como você pode honrar a palavra de Deus e assim manifestar o seu amor por Ele? O que você decidi começar a fazer e o que você decide parar de fazer, com base no conhecimento que adquiriu hoje a fim de conhecer a Jesus com maior profundidade e verdade?
Eu amo a verdade, a Palavra de Deus, ela é a minha espada!
Vamos Orar?
Pai Nosso. Que a Tua Palavra esteja guardada em nosso coração ao longo de todos os dias de nossas vidas, a fim de não pecarmos contra Ti. Nós oramos em nome de Jesus. Amém!
Canção do Dia:
Santo para sempre - Gabriel Guedes
Ouça no Spotify!
Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!
Compartilhe com alguém que precisa lembrar que, com a armadura de Deus, é possível permanecer firme e vencer as batalhas da vida.
Permaneça em Deus,