Tema da Semana: Natureza Amorosa
🌅 Manhã 66 – Maior que todo conhecimento e ciência
📖 Base Bíblica: Atos 5 a 9
🎧 Áudio: Ouça no Spotify
🎵 Canção do Dia: Bem mais que tudo – Aline Barros

E ainda que tivesse o dom de profecia, conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. _ 1 Coríntios 13.2


Será que conhecer a Deus é o mesmo que conhecer sobre Deus?
As suas convicções têm sido formadas pelo Espírito Santo ou apenas pelo conhecimento humano?
Você tem permitido que Deus transforme a sua forma de pensar para conhecer a Sua vontade?

Contexto bíblico

Após Jesus ter ressuscitado, apareceu muitas vezes aos seus discípulos, antes de ascender aos céus, dando-lhes muitas provas de que estava vivo.

Então, os discípulos deram continuidade ao ministério de Cristo. Pregavam a mensagem da redenção, realizavam sinais e operavam muitos milagres, de modo que todos ficavam maravilhados e os observavam com temor. Eles vendiam as suas propriedades, reuniam-se e viviam em comunidade, partilhando as refeições com alegria e humildade.

No entanto, a mensagem, a obra dos apóstolos e a multidão que os seguia chamaram a atenção e despertaram ciúmes nos líderes religiosos da época, que passaram a persegui-los, prendê-los e até mesmo tentar matá-los.

Estevão foi acusado injustamente de blasfemar contra Deus e morreu apedrejado diante dos sacerdotes e de Saulo, que consentia com a sua morte.

Saulo perseguia os cristãos, entrando em suas casas e levando-os presos. Em certa ocasião, foi até o sumo sacerdote e pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que estivesse autorizado a prender todos os cristãos que encontrasse pelo caminho.

Porém, ao se aproximar de Damasco, uma luz do céu brilhou ao seu redor, ele ficou cego e ouviu Jesus dizer:

"Saulo, Saulo, por que me persegues?"

Saulo voltou a enxergar somente quando Ananias, um dos discípulos, orou por ele. Então, compreendeu que a mensagem sobre Cristo era verdadeira e uniu-se aos demais discípulos na propagação da mensagem da redenção, pregando nas sinagogas e declarando que Jesus é o Filho de Deus.

Reflexão

Saulo era da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à Lei, era fariseu, conforme ele mesmo descreveu em sua carta aos Filipenses (Filipenses 3.5). Isso significa que, desde a infância, estudava nas sinagogas junto aos mestres da Lei e pertencia a uma linhagem que buscava eguir rigorosamente os ensinamentos recebidos. Isso explica por que perseguia os cristãos como um ato de fidelidade e defesa da fé que, até então, professava.

Ainda assim, apesar de todo o seu conhecimento teórico, de dominar a Lei e de ter sido instruído pelos grandes mestres, quando o Filho do Deus a quem ele servia esteve entre os homens, Saulo não foi capaz de reconhecê-Lo. Ao contrário, perseguiu aqueles que O reconheceram.

Então, ao escrever sua carta à igreja de Corinto, afirmou que, ainda que tivesse todo o conhecimento, toda a ciência e toda a fé, sem o amor — que é fruto e evidência da manifestação do Espírito de Deus no homem — nada seria (1 Coríntios 13.2).

Ninguém melhor do que Saulo, que passou a ser chamado Paulo após sua conversão, para ensinar que nem os dons, nem o conhecimento, nem as obras, nem mesmo a fé têm valor sem a manifestação do amor genuíno a Deus e aos homens.

Saulo conhecia a Lei de Deus, cria em Deus e perseguia os cristãos como expressão da fidelidade à fé que professava. No entanto, sua fé e seus atos não agradavam a Deus; ao contrário, contrariavam a Sua verdadeira vontade.

Até que teve um encontro pessoal com Jesus. Ouviu, pela primeira vez, a Sua voz, recebeu o Seu Espírito e, então, uma nova convicção nasceu em seu interior, levando-o a romper com as suas verdades preconcebidas para se abrir àquilo que somente o Espírito de Deus pode revelar. Foi essa experiência que o levou a declarar que conhecera uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito (2 Coríntios 3.6).

A história de Paulo nos revela que é possível ter uma vida eclesiástica, cheia de fé, de boas obras e de profundo conhecimento das leis de Deus, sem, contudo, conhecer a Deus. Ela também nos alerta sobre o perigo de, pensando estar seguindo a Deus, deixarmo-nos guiar por nossas próprias convicções e, assim, pecarmos contra Ele.

Após despertar da sua religiosidade, o próprio apóstolo Paulo declarou ser o menor dos apóstolos, por ter perseguido a Igreja de Deus.

Aprendemos com Paulo que, tão importante quanto conhecer a Lei de Deus, é conhecer o próprio Deus e receber Dele a revelação e a verdade acerca de tudo o que estudamos e praticamos.

Que o nosso coração não esteja preso a rituais e costumes, mas receptivo à voz do Espírito Santo de Deus, para que Ele nos conduza a toda a verdade e ao centro da Sua vontade, hoje e para sempre.


Que Deus abençoe o seu dia. Até amanhã!

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *