O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. _ 1 Coríntios 13.4 ACF


Base Bíblica: Lucas 22 - O sacrifício de Jesus


Estava chegando o tempo de Jesus cumprir sua missão, os sumo sacerdotes e mestres da lei, buscavam um jeito para matá-lo em segredo. Então, Judas Iscariodes, foi falar com eles para combinar, a maneira como entregaria Jesus e, em troca, recebeu dinheiro.
Era época de Páscoa e, Jesus ceiou com seus discípulos, tomando o cálice de vinho e o pão, rendeu graças e repartiu com eles, os orientando de que aquela era, a representação de seu sangue e de seu corpo, entregue em favor da humanidade e, este novo ritual de partilhar o vinho e o pão, deveria ser feito em memória dele, sempre que os discípulos se reunissem em seu nome.
Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. _ Lucas 22.19 
Nesta mesma noite, depois do jantar, Jesus anunciou que havia entre os discípulos um traidor.
Mais tarde, ele saiu e, como de costume, foi ao monte das Oliveiras e, ajoelhou-se para orar, ele sabia que a hora do seu sacrifício estava chegando e, por este motivo, estava em profunda agonia. Enquanto orava, o suor escorria pelo seu corpo e, eram gotas de sangue.

Em sua oração, ele rogou a Deus, que se possível, o livrasse daquele "cálice de dor, que ele haveria de beber", pois, ele sabia, que seria exposto a um grande sofrimento, para reconciliar a humanidade com Deus. Ainda assim, ele encerrou a sua oração, declarando que fosse feita a vontade do Pai e não a dele.

E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. _ Lucas 22.44 

A história segue, com Jesus sendo levado a julgamento, exposto ao escarnio, a zombaria e, acusado de blasfémia, pelo que foi espancado com chicotes e sentenciado a carregar a cruz na qual seria morto.
Ele foi crucificado ao lado de criminosos, teve as suas mãos e os seus pés transpassados por pregos e morreu por asfixia, após ter entregue o seu espírito a Deus.

O autor da vida, rei do Universo, se expôs ao sofrimento, a humilhação e a morte, por amor aqueles a quem criou, nos revelando algo, acerca da característica divina do amor - ele suporta o sofrimento, por que é benevolente, é altruísta, porque é capaz de fazer algo que lhe custa, para que o outro se beneficie, a partir, daquilo que foi ofertado.

O apóstolo Paulo, em sua carta aos Coríntios, descreve o amor, como sofredor e benigno, uma vez que não busca os seus próprios interesses, mas, é capaz de esperar e suportar. Ele conclui afirmando, que justamente, por assim ser, o amor nunca falha (1 Coríntios 13.4-7).

Em outra de suas cartas, quando escreveu aos Colossenses, ele afirmou, que o amor é o vinculo da perfeição (Colossenses 3.14) e, que por amar, deveríamos suportar uns aos outros e perdoar, assim como Cristo, nos perdoou.

Porque Deus amou, ele foi capaz de entregar o seu único filho em sacrifício, porque Jesus amou, ele foi capaz de obedecer e, se entregar em sacrifício. O resultado, foi a redenção de toda a humanidade.

A definição bíblica de amor, diz respeito a doação, a fazer algo em favor de outro, ainda que te custe o conforto, ou abrir mão de sua vontade. Isto não é sobre submeter-se a relacionamentos abusivos, mas, sobre suportar desafios, para alcançar resultados, que vão além de si mesmo, é abrir mão do egoísmo e, agir por nós e não somente por "mim".

Amor, é sobre uma mãe doando seu corpo para dar vida a uma criança e seus seio para a alimentá-la.
É sobre um pai, indo todos os dias ao trabalho e fazendo horas extras, para garantir que seus filhos tenham suprimento e um futuro promissor.

Amor é sobre um irmão, guardando melhor pedaço do bolo, pela alegria de ver o outro saborear e, de estar em sua companhia.

É sobre um amigo, que celebra as conquistas e, a vitória do outro, sem se importar em ser menor ou maior que ele.

Amor, é quando o que é bom para o outro, também faz bem pra gente, porque não apenas entendemos, como sentimos, que de algum modo, somos um só e, não buscamos o outro para obter algo dele, mas, para oferecer algo a ele.

No livro de Atos, ao falar sobre o costume dos cristãos, o autor afirma que eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e, nas orações (Atos 2.42) e, esta também me parece uma boa definição bíblica, para o ato de amar - estar em comunhão, em um tipo de comunhão tão profunda, que o bem que fazemos ao outro, é de algum modo, o nosso próprio bem.

Logo, uma boa "régua" para avaliarmos, se realmente amamos, é observarmos o quanto nos sentimos capazes de fazer algo em favor do outro, ainda que isto, não nos traga nenhum benefício. Se você faz algo por alguém, que não pode te oferecer nada em troca, ou sem esperar nada em troca e, o resultado obtido pelo outro te faz feliz, então, você entendeu o significado bíblico do amor.

Obviamente, que amar ao outro, não te impede de amar a si mesmo e lutar para conquistar as coisas que deseja, na verdade, ao sermos amados por Deus, aprendemos nos amar e, então, nos tornamos capazes de amar ao outro. No entanto, o amor nos livra de uma vida autocentrada e limitada pelo egoísmo.

Por fim, amor, é sobre buscarmos estar na presença de Deus, não por tudo o que Ele pode e deseja nos oferecer, mas, porque o nosso espírito está conectado ao Dele, de forma tão verdadeira e profunda, que já não somos capazes de viver sem Ele. Deste modo, obedecê-lo, deixa de ser um sacrifício e, se torna um ato de rendição ao entendimento, de que sua vontade é boa, perfeita e agradável!

Perguntas para reflexão

  • Como você pode amar melhor a Deus? Como você pode amar melhor os seus parentes, sua família, seus amigos e a sua comunidade?

Versículo para memorizar

Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. _ Gálatas 2.19-20


Declaração de fé

O amor de Deus está manifesto em minha vida, eu sou capaz de amar com perfeição!


Canção do dia

Sacrifício - Chris Duran
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!

Permaneça em Deus!

Em amor,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *