Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos; _ Deuteronômio 7.9 ARA
Base Bíblica: João 3 - Jesus declara a Nicodemos a sua missão
Certa noite, um fariseu, líder dos judeus, chamado Nicodemos, reconhecendo que Jesus havia sido enviado por Deus, foi visitá-lo, a fim de ouvi-lo.
Então, Jesus, o falou sobre o reino dos céus e a necessidade de um novo nascimento, para herdar a vida eterna e, em seguida, declarou a ele a sua missão na Terra, afirmando que por amar o mundo, Deus o havia enviado, a fim de que ele fosse oferecido em sacrifício em favor da humanidade. Deste modo, todos os que cressem em sua obra redentora, seriam restituídos do acesso a vida eterna (João 3.16).
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. _ João 3.16
Portanto, a missão de Cristo foi sacrificar-se para salvar o mundo e, sua motivação provinha, do amor de Deus que estava manifesto nele. É por este motivo, que na carta do apóstolo João aos cristãos, ele declara que nós amamos a Cristo, porque ele nos amou primeiro e, deste modo, expulsou de nós o medo de entregarmos a ele a nossa fé e devoção (1 João 4.18-19).
No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo implica castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.Nós amamos porque ele nos amou primeiro. _ 1 João 4.18-19a NVI
Em sua carta aos Efésios, ao orientar sobre a estrutura e funcionamento familiar, a luz do cristianismo, o apóstolo Paulo, ensina que os maridos devem amar suas esposas, assim como Cristo amou a igreja, dando a sua vida em sacrifício por ela, pois, quem ama a sua esposa, a si mesmo se ama, visto que a esposa é o corpo do marido, uma só carne com ele (Efésios 5.23-33).
Na carta aos Colossenses, Paulo orienta aos maridos que amem suas esposas e não as tratem com amargura (Colossenses 3.19) e, na carta aos Coríntios, ele afirma que aquele que casou, se torna responsável por agradar sua esposa (1 Coríntios 7.33). Já o apóstolo Pedro, em sua carta aos cristãos, orientou que os maridos devem tratar suas esposas com dignidade, para que suas orações sejam ouvidas por Deus, pois o homem que desonra a sua esposa, tem suas orações rejeitadas (1 Pedro 3.7).
Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. _ 1 Pedro 3.7 ARA
Portanto, a referência bíblica para o modelo de homem e, de marido é o próprio Cristo e, para cumprir o seu papel no núcleo familiar, o pré-requisito é o amor e, assim, como está descrito na carta de Paulo aos Coríntios, o amor não busca os seus próprios interesses, é sofredor, é benigno e tudo suporta.
Logo, a exemplo de Cristo, o papel do homem é amar a sua esposa, porque ela é parte dele e porque Deus a ama, de modo que, o homem prestará contas a Deus, pela forma como trata a sua mulher.
No livro de Gênesis, o próprio Deus define o ofício do homem, diante da criação que havia sido confiada sob ao domínio dele (Gênesis 1.26), ao declarar que o homem foi colocado no jardim para cuidar e cultivar (Gênesis 2.15). Dominar, Cuidar e Cultivar, está foi a responsabilidade dada por Deus ao homem.
DOMINAR, significa ter autoridade, governar sobre toda a criação e, sobre o grupo familiar, sendo aquele que exerce liderança, ou ainda, na linguagem bíblica - o cabeça (1 Coríntios 11.3).
CUIDAR, diz respeito a guardar, ser o valente da casa. Portanto, proteger a sua família (esposa e filhos), é uma responsabilidade dada por Deus aos homens, pois, sendo ele o líder, é também aquele que se sacrifica por amor aos seus liderados e, a exemplo de Cristo, deve estar disposto a entregar a sua vida para salvar aqueles a quem ama - entregar a si mesmo (Marcos 3.27).
Por fim, CULTIVAR, diz respeito a gerenciar a Terra, de modo a extrair dela alimento e provisão para o sustento da família. Portanto, é também responsabilidade do homem a provisão financeira e garantia de recursos para sustento da família, segundo a bíblia.
Em resumo, a orientação bíblica aos maridos é de que amem primeiro suas esposas, para assim serem respeitados por elas e agradarem a Deus, compreendendo que por amarem, são responsáveis por liderar, proteger e prover a sua família, estando disposto a se sacrificar por ela.
Sem dúvida, este é um grande desafio, porém, a força de um homem segundo o coração de Deus, não está em seu próprio braço, mas, na sua dependência daquele que o criou. Como declarou o rei Davi, bem-aventurado é o homem, que põe no Senhor a sua confiança (Salmos 40.4).
Sermos quem Deus nos projetou para ser é fruto da ação do seu Espírito em nós, é dele que vem a nossa força e direção, o nosso papel é escolher a sua vontade e nos submetermos a sua ação em nós.
Sermos quem Deus nos projetou para ser é fruto da ação do seu Espírito em nós, é dele que vem a nossa força e direção, o nosso papel é escolher a sua vontade e nos submetermos a sua ação em nós.
Perguntas para reflexão
- Você tem cumprido o seu papel no núcleo familiar? O que você precisa fazer de diferente, para amar a sua esposa, como Cristo amou a igreja? O que você precisa fazer de diferente para garantir que a sua família seja adequadamente liderada, protegida e suprida por você?
Versículo para memorizar
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela. _ Efésios 5.25
Declaração de fé
Como homem, Deus me deu a missão de amar a minha esposa, porque Deus a ama. Também sou responsável por liderar, proteger e garantir a provisão da minha família, me sacrificando por ela!
Canção do dia
Soube que me amava - Aline Barros
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
