E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. _ 1 Coríntios 13.3 ACF
Base Bíblica: João 12 - Judas afirma que o dinheiro gasto por Maria deveria ser dado aos pobres
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a casa de Lázaro, a quem havia ressuscitado e, prepararam para ele um jantar. Então, Maria pegou um frasco cheio de perfume muito caro, feito de nardo puro, o derramou nos pés de Jesus, enxugou com seus cabelos e, toda a casa ficou perfumada.
Porém, Judas Iscariodes, o discípulo que mais tarde viria a trair Jesus, também participava do jantar e, ficou indignado com a atitude de Maria, afirmando que aquele perfume valia mais de 300 moedas de prata e, seria mais proveitoso ter vendido o perfume para dar o dinheiro aos pobres, do que derramá-lo aos pés de Jesus.
Jesus, no entanto, conhecia o coração de Judas e, sabia que ele não estava com pena dos pobres, mas, falava tal coisa, por tomar conta da bolsa de dinheiro do ministério de Jesus e, era ladrão, tinha o hábito de tirar o que punham nela. Então, Jesus afirmou que Maria havia feito algo de grande importância e deveria ser deixada em paz.
A reação de Judas diante da oferta de Maria, nos ensina sobre a hipocrisia do coração humano e, nos revela que muitos atos feitos em nome da caridade, são apenas máscaras que usamos para ocultar a verdadeira intenção do nosso coração. Judas afirmava querer dar dinheiro aos pobres, no entanto, sua verdadeira intenção era ter acesso ao dinheiro para roubá-lo.
Em seu famoso sermão no monte, Jesus criticou os homens que ao dar esmolas tocavam trombetas em volta de si, pois, não tinham em seu coração a real intenção de abençoar aos pobres, mas, os usavam para atrair olhares para si e receberem boa fama e admiração dos homens (Mateus 6.2-4).
Ele orientou que aqueles que buscam a glória dos homens, já receberam a recompensa que buscavam, portanto, não receberão a glória de Deus por seus atos, afinal, Deus conhece a verdade sobre a intenção do coração humano. No entanto, Jesus afirmou, que as ofertas dadas em secreto, estas sim são vistas e recompensadas por Deus, pois, tem a intenção legítima de abençoar aos pobres.
Portanto, aos olhos de Deus, não apenas é relevante o que fazemos, como também, a motivação do nosso coração ao fazer o que fazemos.
Justamente, por este motivo, em sua carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo declarou que mesmo que distribuísse toda a sua fortuna para sustento dos pobres, ou entregasse o seu corpo para ser queimado, sem amor, nada disto teria proveito. Ele sabia, que muitos atos que aparentam bondade, são na verdade motivados por interesse e vaidade, logo, não tem sua origem no amor que revela o fruto do Espírito de Deus, mas, antes, são manifestações dos frutos da carne, dotados de más intenções.
Por vezes, buscamos saciar as nossas próprias carências, através daquilo que fazemos e, não enganamos apenas aos homens, com ações vazias, mas, também a nós mesmos. Neste sentido, o convite é para examinarmos o nosso coração, investigarmos em nós a verdade sobre as intenções que motivam nossas ações, nos arrependermos e, buscarmos um coração tomado pela verdadeira natureza amorosa de Deus, que faz o bem, porque ama e, não porque pode extrair algum benefício disto.
Sem dúvidas, a maior recompensa que se pode desejar ao fluir em amor é a dadiva de manifestar a natureza divina em nossa existência terrena.
Perguntas para reflexão
- Como você pode se certificar, de que as suas ações de bondade sejam baseadas na motivação correta? Como pode se certificar de que o amor e, não o interesse ou a vaidade sejam os motivadores de sua caridade?
Versículo para memorizar
Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. _ Mateus 6.2-4 ARA
Declaração de fé
Porque Deus me ama, eu sou capaz de amar ao meu próximo e agir para com ele em amor!
Canção do dia
Sonda-me - Aline Barros e Robson NascimentoClique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor
