Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos; _ Deuteronômio 7.9 ARA
Base Bíblica: João 2 - Jesus vai a uma festa de casamento
Jesus e seus discípulos foram convidados para um casamento em Caná, na região da Galileia, onde sua mãe Maria, também estava.
Ocorreu, que o vinho acabou antes do previsto e receosa de que os anfitriões passassem vergonha, a mãe de Jesus foi até ele, o avisou que o vinho havia acabado e, orientou aos empregados que fizessem tudo o que ele dissesse para fazer.
Então, Jesus os direcionou a encher de água os seis potes de pedra que haviam ali e, tinham uma capacidade média para até 120 litros de água, estes potes, costumavam ser utilizados para cerimonias de purificação.
Em seguida, mandou que tirassem um pouco de água dos potes e o levassem ao mestre de cerimônias. A água havia virado vinho e, então, após provar, o mestre de cerimônias chamou o noivo e, declarou ser comum, servirem o melhor vinho, no início da festa e, deixar o vinho comum para o final, porém, ele havia deixado o melhor vinho para o final.
Este foi o primeiro milagre de Jesus, que revelou a sua natureza divina e fez com que seus discípulos cressem nele.
A narrativa bíblica sobre a origem de todas as coisas, tem início na criação do mundo, um contexto em que o nosso Pai, estava preparando o ambiente para receber a primeira família, que seria constituída a partir do homem e da mulher que seriam criados por ele.
Deus organizou a terra, a água e os ares, criou os luminares, determinou os tempos e estações, fez nascer plantas que serviriam de alimento, povoou a terra, a água e os céus com animais, segundo a sua espécie e, então, ele criou o homem e, a partir dele, formou sua mulher. Assim, nasceu a primeira família.
Não por coincidência, o primeiro milagre realizado por Jesus, aconteceu em um ambiente, em que ele, em sua condição humana, estava entre família e, testemunhava a celebração da constituição de uma nova família. Novamente, Deus, que estava manifesto na encarnação de Jesus, garantiu a provisão necessária ao casal naquele momento, transformando água e vinho para que eles pudessem celebrar.
Este contexto, não apenas nos remete a compreensão de que Deus planejou e se alegra com a constituição da família, como também ao fato de que, antes de constituir homem e mulher, como uma só carne, ele mesmo garantiu, que todos os recursos necessários, fossem criados e estivessem a disposição em abundância, por meio do universo, que ele mesmo criou.
Existem ainda, alguns princípios incutidos em todo o contexto bíblico, acerca da constituição da família, conforme veremos a seguir:
- Planejamento e Preparo (Gênesis 1-2): Antes de constituir a primeira família, Deus criou o ambiente necessário para garantir abrigo e provisão, só então, criou e uniu o homem a sua mulher. Á exemplo do próprio Deus, aprendemos que a constituição de uma família deve ser planejada, é necessário que existam os recursos necessários para abrigo e provisão, desde a cerimônia religiosa, casamento e posterior criação de filhos.
Portanto, faz parte do preparo para o casamento, a busca por provisão financeira e estabilidade nesta área, a fim, de que a exemplo do casamento em que Jesus estava, a família não fique vulnerável e exposta a vergonha por suas faltas; - Deixar pai e mãe (Gênesis 2.24): Após ter criado homem e mulher, Deus orientou que eles deveriam deixar pai e mãe e, assim, se tornarem uma só carne. Nisto temos uma segunda orientação em relação ao matrimônio, visto que o casamento é um rito da vida adulta e faz parte deste processo, tornar-se independente emocional e financeiramente dos pais.
Os pais devem ser "deixados", isto significa, que estando pronto para o casamento, os filhos seguem o seu destino de constituir a sua própria família e, assim dar continuidade a vida.
Segundo a bíblia, após deixar pai e mãe, então, os homens seguem para o próximo passo que é tornarem-se uma só carne, por meio da constituição familiar; - Celebração do casamento (Êxodo 23): Ao longo de toda a narrativa bíblica, os cerimoniais, aparecem como um recurso de celebração, mas, também, como algo educativo, um memorial sobre uma conquista ou orientação de conduta. Neste contexto, os cerimoniais de casamento, são um importante recurso para criar um memorial público dos votos que foram feitos, em relação a decisão do casal de constituírem família, recebendo a validação das leis da Terra e a benção de Deus;
- Tornar-se uma só carne (Gênesis 24.67): A história bíblica narra que ao receber Rebeca como sua mulher, Isaque a levou para a tenda que era de sua mãe, a conheceu e, então, a amou. Desta forma, eles se tornaram uma só carne, um casal. Revelando que aos olhos de Deus, a intimidade sexual é um ato de vinculo físico e emocional, que une um homem a uma mulher e constituiu uma aliança de matrimônio;
- Dar continuidade a vida (Gênesis 1.28): Tendo sido concluída a semana da criação e, estando formada a primeira família, Deus os abençoou para que fossem capazes de multiplicar a si mesmos, por meio de seus filhos e, assim, povoarem a Terra;
- Deus está na família (Eclesiastes 4.9-12): No livro de Eclesiastes, o rei Salomão aconselha que é melhor serem dois do que um, porque na unidade haverá apoio, socorro e consolo. Ele também afirma que um cordão de três dobras, não se rompe com facilidade, representando a unidade familiar constituída por Homem, Mulher e Deus.
Em sua carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo afirmou que Cristo é o líder de todo homem, assim como o homem lidera sua mulher. (1 Coríntios 11.3).
Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo. _ 1 Coríntios 13.3 ARA
Logo, Cristo não apenas está na constituição família, como é o líder de toda família e, também a sua provisão. De modo que, sempre cada membro da família se submete a liderança de Cristo e, cumpre o seu papel nesta instituição, existe legalidade para que bençãos se manifestem na vida família, pois Deus é o Pai de todas as famílias da Terra que tem Cristo como "cabeça".
Perguntas para reflexão
- Cristo tem sido o "cabeça" da sua família? Como vocês podem garantir que Cristo seja o líder da família de vocês?
Versículo para memorizar
Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. _ Marcos 10. 7-9 ARA
Declaração de fé
Eu deixo o meu pai e a minha mãe, e, meu torno uma só carne com o meu cônjuge. Fomos unidos e abençoados por Deus, permaneceremos juntos!
Canção do dia
Te amo - Bruna Karla e Anderson Freire
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
