Base Bíblica: Gênesis 24 - Abraão manda buscar uma esposa para Isaque
Segundo a promessa feita a seu senhor, o servo tomou consigo dez dos camelos de Abraão, parte de tudo o que ele possuía e, partiu rumo a cidade de Naor, na Mesopotâmia. Chegando na entrada da cidade, fez os camelos se ajoelharem junto a uma fonte, onde as mulheres, tinham o costume de buscar água, no período da tarde.
Enquanto aguardava que as mulheres chegassem, o servo de Abraão orou a Deus pedindo por um sinal que indicasse quem deveria ser a esposa de Isaque, pedindo a Deus, que tal mulher ofertasse água para ele e para os seus camelos.
E disse consigo: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje e uses de bondade para com o meu senhor Abraão!
Eis que estou ao pé da fonte de água, e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água, dá-me, pois, que a moça a quem eu disser: inclina o cântaro para que eu beba; e ela me responder: Bebe, e darei ainda de beber aos teus camelos, seja a que designaste para o teu servo Isaque; e nisso verei que usaste de bondade para com o meu senhor. _ Gênesis 24.12-14
Estava ele terminando a sua oração, quando Rebeca foi até a fonte, encheu o seu cântaro de água e, o subiu. Ao vê-la, o servo de Abraão foi até ela e pediu um pouco de água do cântaro, ao que ela prontamente o atendeu e, em seguida se ofereceu para dar água também aos seus camelos, despejando a água no bebedouro.
Tendo recebido o servo, a confirmação pela qual havia orado, após ter observado a conduta de Rebeca, a presenteou com um pendente e duas pulseiras de ouro. Em seguida, perguntou de quem ela era filha, para saber a que povo pertencia e, soube que ela era parente de Abraão.
Sendo acolhido para repousar e cuidar de seus animais, o servo se ajoelhou e adorou a Deus, por saber que ele havia ouvido a sua oração e, enviado uma moça de boa aparência, solteira e que pertencia a parentela de Abraão.
E disse: Bendito seja o Senhor, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benignidade e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, estando no caminho, o Senhor me guiou à casa dos parentes de meu senhor. - Gênesis 24.7
Estando o servo junto a família de Rebeca, testemunhou diante deles tudo o que havia ocorrido e, o sinal que havia pedido a Deus, ao que eles também creram e autorizaram Rebeca a partir com o servo de Abraão, para ser tomada como esposa de Isaque.
Então, responderam Labão e Betuel: Isto procede do Senhor, nada temos a dizer fora da sua verdade.
Eis Rebeca na tua presença; toma-a e vai-te; seja ela a mulher do filho do teu senhor, segundo a palavra do Senhor. _ Gênesis 24.50-51
Novamente, o servo adorou o Senhor e, em seguida tomou joias de ouro e de prata, vestidos e os deu a Rebeca e, também, a sua mãe e irmãs. Então, após desfrutarem de uma refeição juntos, perguntaram a Rebeca se ela desejava partir para tornar-se esposa de Isaque e, ela disse sim.
Ela foi abençoada por sua família e, montando os camelos, junto as suas criadas, partiu com o servo de Abraão, até que chegou ao encontro de Isaque, que a levou para a tenda que havia sido de sua mãe, a tomou por mulher e a amou.
A sequência dos fatos na escolha da esposa de Isaque, nos revela princípios, valiosos, em relação a busca, ao encontro e a escolha de um cônjuge, segundo os padrões bíblicos.
- Buscar uma mulher entre os parentes: Abraão orienta que a esposa de Isaque, deveria ser buscada, entre os parentes de Abraão e, isto nos remete a importância de mantermos a nossa identidade, preservando laços e culturas, na construção de uma nova família. Em sua carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo orienta que os cristãos não deveriam "se colocar em julgo desigual", ou seja, não deveriam fazer aliança com pessoas com crenças e costumes diferentes dos seus, pois, não haveria harmonia (2 Coríntios 6.14-15);
- Encontrar uma esposa: O segundo princípio é revelado, na ação do masculino e do feminino, Rebeca estava seguindo a sua rotina, realizando o seu trabalho. Já o servo, havia viajado para encontrá-la e, estava aguardando em um lugar, onde as mulheres costumavam estar, a fim de encontrar entre elas, a esposa de Isaque.
Logo ao avistar Rebeca, ele foi até ela e iniciou sua interação. Rebeca, portanto, foi achada, quando estava cumprindo os seus deveres e, porque era benigna em seus atos, achou graça aos olhos do servo; - Ser instruído por Deus na escolha: O servo fez a parte que cabia a ele, fez a viagem, levou consigo os recursos necessários, foi ao local onde estavam as mulheres, na cidade da parentela de Abraão. No entanto, ele temia fazer a escolha errada, então, pediu que Deus guiasse o seu caminho e a sua escolha e, orou por um sinal que confirmaria quem deveria ser a esposa de Isaque e, Deus o respondeu, de modo que tudo ocorreu de acordo com a sua oração;
- Escolher uma mulher bondosa, que se importa em nutrir e acolher: Diante da solicitação do servo, de ser nutrido, Rebeca não apenas o ofertou água, como voluntariamente ofertou água aos seus animais e, por fim, se dispôs a recebê-lo na casa de sua família, onde os seus animais seriam cuidados e ele poderia dormir. O servo certamente escolheu com sabedoria, o sinal que pediria a Deus, pois, as atitudes que ele esperava que a mulher em questão adotasse, só poderiam prover de uma mulher virtuosa, que por consequência, seria uma boa esposa para Isaque;
- Aceitar um homem que é capaz de promover segurança e provisão: Ao apresentar Isaque para Rebeca e posteriormente para a sua família, o servo fala sobre a estabilidade de Abraão e, tudo quanto, seu filho Isaque havia herdado. De modo que, a família de Rebeca, pode ficar tranquila, em relação a garantia de suprimento e provisão para a sua filha, em sua nova família;
- Aceitar a liderança de um homem que é liderado por Deus: Em seu primeiro contato com a família de Rebeca, o servo testemunhou os sinais que havia pedido a Deus e, as confirmações, que havia recebido. A família de Rebeca, por sua vez, ao identificar nisto, a manifestação da ação de Deus, autorizou a partida de Rebeca para as propriedades de Isaque, posto que, sua filha estaria segura, ao ser guiada pela vontade de Deus;
- Fazer escolhas com a benção da família: Ao escolher a esposa de Isaque, o servo de Abraão, fez tudo conforme a orientação recebida do seu senhor. De igual modo, a família de Rebeca, autorizou a sua partida para adquirir matrimônio com Isaque, após certificar-se da condução de Deus, da capacidade de provisão e segurança dela;
- Ao aceitar seu esposo, a mulher o segue: Estando debaixo da vontade de Deus e da benção da família, Rebeca decide se tornar esposa de Isaque e ao fazê-lo, deixa seus pais, seus parentes e sua terra natal e parte para a casa de seu esposo.
Perguntas para reflexão
- Você tem confiado em Deus para direcionar a sua vida sentimental e a escolha do seu cônjuge? Como você pode buscar em Deus instrução para buscar o seu cônjuge no lugar certo e, fazer a sua escolha em conformidade com a vontade dele?
Versículo para memorizar
Declaração de fé
Eu escolho ouvir os conselhos da minha família e ser instruído por Deus na escolha do meu cônjuge, para assim, construir uma família abençoada!
Canção do dia
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
