Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. _ Êxodo 20.7 ARA


Base Bíblica: 1 Samuel 2.12-36 - Os filhos de Eli desonram o nome de Deus


Eli era um sacerdote idoso, quando a fama negativa de seus filhos se espalhou por Israel, apesar de serem criados no ambiente sagrado, eles desrespeitavam os rituais sagrados, tomando as carnes ofertadas para seu próprio consumo, sem seguir as normas de consagração estabelecidas, desprezando as leis de Deus e o ambiente em que estavam.
Eles também mantinham relações sexuais com as mulheres que trabalhavam na entrada da Tenda Sagrada, causando escândalo entre os israelitas.
Sabendo do comportamento de seus filhos, Eli os chamou e os alertou sobre a gravidade do que estavam fazendo, visto que se uma pessoa peca contra a outra, pode ser defendida por Deus, porém, quem poderá defender alguém que peca contra o próprio Deus?
Deus, por sua vez, viu o que faziam os filhos de Eli e a permissividade dele, diante do pecado de seus filhos contra aquilo que era sagrado e, portanto, contra Deus. Então, Deus enviou um profeta para proferir contra Eli e seus filhos uma sentença que dizia que a aliança geracional que Deus tinha com Eli, estava sendo quebrada, pois ele amou mais a seus filhos do que a Deus.
O profeta declarou também que nenhum descendente de Eli chegariam a serem velhos, pois morreriam de morte violenta.
Eu, o Senhor, o Deus de Israel, prometi no passado que a sua família e os seus descendentes me serviriam para sempre como sacerdotes. Mas agora eu digo que isso não vai continuar. Pois respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam. _ 1 Samuel 2.30 ARA NTLH
Naqueles dias, o povo de Israel foi vencido pelos filisteus na guerra e, eles tomaram a arca da aliança dos israelitas e mataram os dois filhos de Eli. Ao receber a notícia de que a arca havia sido tomada, Eli que já tinha 98 anos e era obeso, caiu para trás em sua cadeira, quebrou o pescoço e morreu.
Diante de tal desgraça, a nora de Eli que estava gravida, começou a ter dores de parto e deu luz a seu filho, que chamou de Icabô, que significa "A glória saiu de Israel". E tendo dado nome a seu filho, ela também morreu.

A família de Eli, era uma família sacerdotal, representantes de Deus junto aos homens, porém, eles desonraram a aliança com Deus e profanaram o templo, gerando escândalo e vergonha ao nome de Deus. Então, Deus os desprezou, assim como foi por eles desprezado (1 Samuel 2.30b) e a sua glória os deixou.

Em sua carta aos Romanos, o apóstolo Paulo igualmente advertiu os judeus da época, sinalizando que eles eram estudiosos da lei de Deus e, as ensinavam aos homens, porém, eles não praticavam o que ensinavam e furtavam, adulteravam e cometiam sacrilégio, desonrando a Deus por suas transgressões, de modo que, o nome de Deus era blasfemado entre os gentis, ao verem as más obras daqueles judeus hipócritas (Romanos 2.21-24).
... tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. _ Romanos 2.21-24 ARC
Ele completa a sua exortação afirmando, que de nada vale uma lei que está na boca dos homens, se ela não está no coração e não se reflete nas obras, declarando que aqueles que tem a lei de Deus em seu coração, são aqueles que verdadeiramente honram o nome de Deus (Romanos 2.28-29).
Portanto, podemos concluir que desonramos o nome de Deus, quando após termos o recebido como Deus e assumido uma aliança com Ele, não guardamos a sua lei e praticamos obras que desonram a fé que professamos. Isto porque, segundo o apóstolo Paulo, aqueles que estão em aliança com Deus, se tornam um só espírito com Ele e, são portanto, embaixadores do seu reino - representantes de Deus (2 Coríntios 5.20).
É por este motivo que ele ensina que quer comamos, ou bebamos, ou seja o que fizermos, devermos fazê-lo para glória de Deus, pois uma vez que estamos unidos a Deus, o representamos diante dos homens, como um filho representa sua família e seus pais diante dos conhecidos.
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. _ 1 Coríntios 10.31
Que as nossas palavras e ações, sejam um ato de louvor a Deus, de modo que o seu nome não seja vão em nossos lábios, mas, uma verdade manifesta e honrada em nossas vidas!

Perguntas para reflexão

  • Como você pode honrar o nome de Deus com as suas palavras e com as suas ações?


Declaração de fé

A lei de Deus está guardada em meu coração e eu escolho honrá-lo em tudo quanto penso, falo e faço!


Versículo para memorizar

Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças. _ Salmos 69:30


Canção do dia

Yahweh - Gabriela Rocha e Fernandinho
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!

Permaneça em Deus!

Em amor,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *