Não adulterarás. _ Êxodo 20.14


Base Bíblica: 2 Samuel 11 à 12 - O rei Davi adultera com Bete-Seba


Na primavera, quando os reis saíam para guerrear, o rei Davi enviou os seus oficiais e permaneceu em Jerusalém. Nesta ocasião, em uma tarde, ele foi ao terraço do palácio e de lá avistou uma mulher muito bonita se banhando, era Bete Seba, a esposa de Urias, um de seus soldados.
Por ordem de Davi, seus mensageiros foram buscá-la, ele teve relações com ela e, então a enviou de volta para a sua casa. Tempo depois, o seu esposo ainda não havia retornado da guerra, quando ela descobriu que estava grávida do rei e mandou avisá-lo.
Tentando camuflar o ocorrido, Davi chamou Urias e o orientou a retornar para a sua casa e descansar, a fim de que ele dormisse com sua esposa e fosse tido como pai da criança que viria a nascer, ele porém, sendo um homem honrado, não aceitou retornar a sua casa, enquanto os demais soldados permaneciam em guerra e, então, ele dormiu no portão do palácio.
Urias respondeu: — Os homens de Israel e de Judá estão longe, na frente de batalha, e a arca da aliança está com eles. O meu comandante Joabe e os seus oficiais estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa, comer e beber e dormir com a minha mulher? Juro por tudo o que é sagrado, que nunca poderia fazer isso! _ 2 Samuel 11.11 NTLH

Em uma nova tentativa de persuadir Urias, Davi o convidou para um jantar e o embebedou, mas, ainda assim, ele se recusou a ir até sua casa e desfrutar da companhia de sua mulher. 

Então, Davi escreveu a Joabe, o comandante de seu exército, ordenando que Urias fosse colocado a frente dos soldados na batalha, para que assim, viesse a morrer.

Tendo passado o luto de Bete-Seba, Davi a trouxe ao palácio e a tomou como esposa, porém, Deus não gostou do que Davi havia feito e, enviou um profeta para adverti-lo.

Estando diante de Davi, o profeta Natã, em nome de Deus, declarou contra o rei a sentença de que os parentes de Davi morreriam de morte violenta, que pessoas de sua própria família o causariam desgraças, suas esposas lhe seriam tiradas e dadas a outro homem em praça pública na luz do dia e, o filho, que ele havia tido com Bete-Seba morreria.

Assim como foi dito, aconteceu, pois Deus declarou por meio do profeta, que tudo quanto Davi havia feito em segredo, seria exposto e revelado publicamente, uma vez que ele demonstrou desprezo por Deus e, por suas leis ao adulterar com Bete-Seba e cometer assassinato para ocultar o seu pecado.

Você pecou escondido, em segredo, mas eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver. (...) Mas, porque, fazendo isso, você mostrou tanto desprezo pelo Senhor, o seu filho morrerá. _ 2 Samuel 12.12;14 NTLH

Davi havia sido provado em muitos desafios ao longo de sua trajetória e, se mantido integro, porém, sucumbiu ao seu desejo por uma mulher, agindo com infidelidade em relação as leis de Deus, em relação ao seu povo e, aos seus soldados.

Em sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo descreve a fidelidade como um dos atributos do carácter de Deus, um fruto do Espírito, que é produzido em todo aquele que faz parte do reino do céu (Gálatas 5.22-23). O próprio Deus é por vezes descrito, ao longo de toda a escritura sagrada, como um Deus fiel (Deuteronômios 32.4), imutável, que não é homem para que minta, ou filho do homem para que se arrependa (Números 23.19).

Porém, ao descrever os frutos da carne, aqueles que contrariam a santidade de Deus, o apóstolo declara que a lascívia (luxúria, sensualidade, libidinagem, excesso sexual) é uma prática daqueles que não pertencem e não herdarão o reino do céu (Gálatas 5.19-21), revelando que a infidelidade, não apenas contraria o carácter de Deus e, daqueles que a Ele pertencem, como também revela uma fraqueza de carácter.

Ao apresentar as leis morais a Moisés, Deus orientou que aqueles que cometessem adultério - quebra de aliança, deveriam ser punidos com morte (Levítico 20.10), tamanha a seriedade da quebra de aliança aos olhos de Deus. Justamente por este motivo, o adultério gera legalidade para o divórcio, uma vez que a aliança entre o casal foi quebrada.

Ao observarmos a queda de Davi, tornasse nítido o fato de que muito mais do que se deixar seduzir pela esposa de outro homem, ele havia corrompido o seu coração, pois a sua escolha de adultério precedeu outras escolhas desvirtuadas, como a tentativa de ocultar o seu pecado com mentiras, de forjar situações e posteriormente de induzir a morte prematura de um soldado. Logo, podemos compreender, que a infidelidade de Davi, era apenas um sintoma, um fruto, de uma corrupção que já havia se instalado em seu coração e, que precisava ser denunciada e corrigida por Deus, que abomina tal comportamento.

Jesus nos revela isto ao ensinar, que ao olhar para uma mulher e desejá-la, o homem já cometeu adultério em seu coração. Ou seja, o ato físico, é apenas uma manifestação do pensamento que permitimos que ganhasse vasão em nossa mente, gerando sentimentos e emoções capazes de nos conduzirão a prática do ato de adultério (Mateus 5.28-30).

Mas eu digo que qualquer que olhar para uma mulher e desejá‑la já cometeu adultério com ela no coração. _ Mateus 5.28-30 NVI

Portanto, Davi já havia pecado com Bete-Seba no terraço do seu palácio, quando a vendo, a desejou e nutriu aquele pensamento em seu coração, ali, a infidelidade já havia dado lugar a fidelidade que provém de Deus.

Diante de Deus, alianças são pactos que não podem ser quebrados, sem que isto gere uma infração as leis que regem o reino do céu, revelando a manifestação de um fruto da carne, que resulta do distanciamento da presença de Deus e na consequente colheita de morte, roubo e destruição. Logo, o oposto também é verdadeiro, a fidelidade revela a manifestação do carácter de Deus e ação do seu Espírito em seus filhos.

Perguntas para reflexão

  • Como você pode praticar a fidelidade a Deus e as diferentes pessoas com as quais você estabeleceu aliança?

Declaração de fé

Eu escolho ser fiel a Deus e a todos com quem tenho aliança, em meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações. 


Versículo para memorizar

Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. _ Malaquias 2.15b ARA


Canção do dia

Fiel é Deus - Felipe Rodrigues
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!

Permaneça em Deus!

Em amor,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *