Não matarás. _ Êxodo 20.13
Base Bíblica: Gênesis 4 - Caim assassina seu irmão Abel
O primeiro filho de Adão e Eva foi Caim, ele atuava como agricultor e seu irmão mais novo Abel, como pastor de ovelhas. Em certa ocasião, eles ofertaram a Deus, parte do produto de seu trabalho, como sinal de honra e adoração.
Caim, selecionou alguns produtos da terra e ofereceu a Deus, já o seu irmão Abel, escolheu uma ovelha nascida do seu rebanho e ofereceu as melhores partes a Deus.
Deus ficou satisfeito com a oferta de Abel, mas, rejeitou a oferta de Caim, então, ele ficou furioso, fechou a cara e chamou o seu irmão Abel para ir ao campo, onde o atacou e o matou.
Vendo Deus o que Caim havia feito, declarou sobre ele uma sentença de maldição, que dizia que ele seria impedido de arar a terra e, mesmo que o fizesse, a terra não produziria suprimentos, além disto, ele andaria pelo mundo sempre fugindo.
Então Deus disse: — Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança.Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele.Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo.Caim disse a Deus, o Senhor: — Eu não vou poder aguentar esse castigo tão pesado. _ Gênesis 4.10-13
A história de Caim e Abel, nos revela que Deus enxerga o assassinato como um pecado, que gera divida do assassino para com Deus, resultando em quebra de comunhão e bloqueio do fluxo de prosperidade e provisão.
Perceba que após matar seu irmão, Deus declara que mesmo que Caim preparasse e plantasse a terra, ela não produziria nada e, que ele andaria pela terra como fugitivo, por que agora havia culpa sobre seus ombros, o sangue derramado clamava por justiça.
Ao narrar a criação do homem e da mulher, Moisés relata, que Deus formou o corpo do homem com as suas próprias mãos, soprou Nele, o fôlego de vida e, assim, o homem se tornou alma vivente, feito a imagem e semelhança de Deus, o seu Criador (Gênesis 1.26).
O Salmo de Davi (Salmo 139), nos revela, o entendimento que o rei tinha em relação a sua concepção e, portanto, a concepção de todos os seres humanos, ele afirmava que Deus o formou e, seus olhos o viram no ventre de sua mãe, quando ele ainda era substância informe e naquela ocasião, Deus já havia escrito em seu livro um propósito para sua vida, mesmo antes que os seus ossos estivessem formados e que ele viesse a nascer.
Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. _ Salmo 139;4,15-16
A compreensão de que todo ser humano tem origem no Criador e respira o fôlego de vida, por Ele soprado na criação, nos leva ao entendimento de que não somos obra do acaso, nossas vidas foram planejadas por aquele que soprou vida em nós e já nos conhecia desde o ventre de nossas mães.
Logo, todo crime de assassinato contra os homens, é também um crime contra aquele que os criou e planejou os seus dias. Quando um ser humano morre, morre também os sonhos de Deus que viriam a se cumprir através da vida desta pessoa, caso, escolhesse viver os planos de Deus.
Toda vida, pertence aquele que a ofertou, de modo que, só cabe a ele recolher a vida que ele mesmo concedeu, portanto, ao cometer o aborto de uma criança que ainda não nasceu ou o assassinato de uma criança ou um adulto nascido, o homem está se colocando em uma posição que só pertence a Deus e, cometendo pecado.
Porém, o evangelho segundo João, nos revela que o assassinato não ocorre apenas, quando tiramos a vida de alguém, mas, quando odiamos ao nosso irmão. Odiar alguém é tão grave diante de Deus, quanto cometer um crime de morte, de modo que segundo a orientação do apóstolo João, aqueles que odeiam não herdarão a vida eterna (1 João 3:15).
Perguntas para reflexão
- Como você pode conectar o seu coração ao fluxo do amor de Deus, de modo a eliminar todo sentimento de mágoa, rancor ou ódio contra alguém? A quem você decide perdoar e abençoar hoje?
Declaração de fé
O fruto do Espírito de Deus está manifesto em minha vida, por este motivo eu amo ao meu próximo como a mim mesmo!
Versículo para memorizar
Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. _ 1 João 3:15
Canção do dia
Além do Rio Azul - Júlia Vitória
.jpg)