Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. _ Êxodo 20.12 ARA
Base Bíblica: Gênesis 9.18-29 - Os filhos de Noé defendem a sua honra
Tendo passado o período do dilúvio, após as águas terem baixado, Noé, sua família e os animais saíram da arca. Estando em Terra firme, Noé construiu um altar e ofereceu sacrifício em adoração a Deus.
Então, Deus fez uma promessa de que nunca mais destruiria a Terra e enquanto ela durasse, haveria semeadura, colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.
Em seguida, Deus abençoou Noé e os seus filhos, para que fossem férteis e seus descendentes se espalhassem pela face da terra.
Noé era agricultor e foi o primeiro a fazer uma plantação de uva, um dia, ele bebeu muito vinho e ficou bêbado e acabou se deitando nú, dentro de sua barraca. Ao ver o pai naquela situação, seu filho mais novo - Cam, saiu da tenda e contou para os seus outros dois irmãos.
Ao saberem da condição de seu pai, Sem e Jafé, pegaram uma capa, puseram sobre os seus ombros, foram andando de costas e olhando para o lado, até que com a capa cobriram o pai, a fim de não o verem nú. Na manhã seguinte, depois de Noé ter acordado da bebedeira, soube do comportamento de seu filho Cam e o amaldiçoou, já os filhos mais velhos que protegeram a honra do pai, foram por ele abençoados.
Aí Noé disse o seguinte: "Maldito seja Canaã! Ele será escravo dos seus irmãos, um escravo miserável."E Noé disse mais: "Bendito seja o Senhor, Deus de Sem, e que Canaã seja seu escravo.Deus faça com que Jafé tenha domínio sobre muitas terras, e que os seus descendentes morem nos acampamentos de Sem. E que Canaã seja escravo de Jafé." _ Gênesis 9:25-27
O filho mais jovem de Noé desonrou o seu pai, ao expor sua fraqueza e a sua nudez, enquanto os filhos mais velhos, o trataram com honra, ao cobrirem ele com uma capa, evitando olhar para o pai naquela situação e, por este motivo, foram abençoados.
Os dicionários definem honra como ato reverencia, lisonjeio, demonstração de respeito, reconhecimento de méritos, consideração e ato de colocar alguém em lugar de importância. Portanto, ao orientar que os pais devem ser colocados em lugar de honra, Deus estava revelando que os pais devem ser visto como figuras de importância, devem ser tratados com respeito e reverência, uma vez que são autoridades sobre a vida de seus filhos.
Ao avançarmos pela história dos filhos de Noé, vemos que a benção que ele proferiu sobre Sem e Jafé, de fato se cumpriu, assim como, a maldição proferida sobre Cam, o que nos revela, a autoridade dos pais para abençoar ou mesmo amaldiçoar seus filhos. Isto porque, a aliança de Deus é geracional, sempre que Deus faz uma promessa a um dos grandes homens da bíblia, Ele faz menção a gerações futuras.
Foi assim com o rei Davi, por exemplo, a bíblia narra que ele era um homem segundo o coração de Deus, então, Deus prometeu que os seus filhos, sempre estariam no trono de Israel e, assim foi.
Foi assim com o rei Davi, por exemplo, a bíblia narra que ele era um homem segundo o coração de Deus, então, Deus prometeu que os seus filhos, sempre estariam no trono de Israel e, assim foi.
Cabe aqui, no entanto, um esclarecimento bíblico, posto que muitos são filhos de pais disfuncionais, que por vezes, quer seja por uso de drogas, álcool ou por transtornos de personalidade, agem de forma abusiva em relação a seus filhos, ou mesmo, proferem maldições contra eles. Neste caso, vale citar que as escrituras sagradas orientam, que a maldição é como uma acusação, que só encontra repouso de sentença, se houver causa para tal (Provérbios 26.2).
A maldição não cai sobre quem não merece; ela é como um passarinho que voa sem rumo. _ Provérbios 26.2
No livro de Êxodo, ao orientar o povo sobre os códigos de conduta, que havia recebido da parte de Deus, Moisés declara que aquele que ferisse ao seu pai e sua mãe, ou os amaldiçoasse, seria morto (Êxodo 21.15,17), indicando a gravidade deste pecado, aos olhos de Deus. Em contrapartida, ao ser apresentado o mandamento de honrar pai e mãe, é apresentada também, uma promessa de longevidade, para aqueles que cumprirem o mandamento.
De forma prática, honramos a nossos pais, prestando reverência, no sentido de tratá-los como importantes, como autoridade, como alguém que deve e que é respeitado, inclusive quando eles não são exatamente como esperávamos que fossem, quando cometem seus erros. Diante da fraqueza de nossos pais, devemos agir, como os filhos mais velhos de Noé, que não promoveram difamação, não acusaram, nem zombaram do pai, mas cobriram a sua vergonha, respeitando quem ele era, apesar do seu momento infeliz.
Portanto, é sabido que conheceremos as limitações de nossos pais, afinal, eles são tão humanos quanto nós, porém, quando isto acontecer, sabendo quem eles são e tudo o que representam em nossas vidas, o nosso papel será apoiá-los em sua remissão e, nos retirarmos da situação, a fim de evitar que sejam envergonhados.
No demais, tratá-los com amor e gentileza em gratidão por eles terem sido mediadores para que viéssemos a existência e, por tudo o que souberam e puderam fazer por nós ao longo de nossa vida.
Perguntas para reflexão
- Como você pode honrar aos seus pais da maneira como ensina as sagradas escrituras?
Declaração de fé
Os meus pais são autoridade sobre a minha vida, eu escolho honrá-los para ser abençoado e ter longevidade.
Versículo para memorizar
O teu nome, ó Senhor, dura perpetuamente, e a tua memória, ó Senhor, de geração em geração. _Salmos 135:13
Canção do dia
De geração a geração - Rodrigo Correa
