Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo. _ Êxodo 20.2 ARA

Base Bíblica: Gênesis 3 - Adão e Eva são expulsos do paraíso


Após terem comido o fruto proibido no jardim do Éden, Adão e Eva passaram a ter uma nova leitura da realidade, eles agora, tinham o conhecimento do bem e do mal e tinham seus pensamentos afetados por este novo conhecimento.
Aconteceu que, tendo ido Deus ao jardim no cair da tarde, para estar com Adão e Eva, percebeu que eles estavam escondidos e os questionou a respeito do motivo.
Adão disse a Deus, que ele e sua mulher haviam se escondido, porque estavam nus e sentiram vergonha de Deus, evidenciando o fato, de que haviam provado do fruto do conhecimento do bem e do mal e, portanto, passaram a ter suas mentes e emoções contaminadas por este novo conhecimento.
Por este motivo, eles estavam vestidos com folhas de figueira e um animal foi sacrificado, para que sua pele os servisse de vestimenta.
Adão e Eva estavam nus, porque haviam perdido o manto de santidade que os revestia e, recebido sobre eles, uma nova natureza deturpada, que era contrária a natureza de Deus, de modo que, já não podiam habitar o paraíso, nem ter acesso a arvore da vida e foram expulsos do Éden.
Nós herdamos o exílio de Adão e Eva, habitamos em uma Terra distante da presença de Deus, existindo como peregrinos, em um mundo que não é o nosso lar, de modo que, só podemos imaginar a glória a qual Adão e Eva tinham acesso, habitando o paraíso, desfrutando da presença de Deus, conhecendo o seu rosto e ouvindo a sua voz ecoar pelo jardim.
O livro de Isaias, entre outros livros da bíblia, narra que o lugar onde Deus habita é santo, porque Deus é Santo e glorioso (Isaías 6.3). Ora, o reino de um Deus Santo, certamente é governado com santidade.
Em sua carta aos Romanos, o apóstolo Paulo cita a lei de Deus e seus mandamentos como santos, justos e bom. Portanto, não há neles qualquer sinal de dolo ou imperfeição - é santo, como aquele que o criou.
Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom. _Romanos 7:12

No entanto, ao serem exilados da presença de Deus, os homens se desconectaram dos valores do seu reino e repetiram por vezes consecutivas, suas escolhas equivocadas que denegriram a imagem do Criador em sua criatura, o que os levou a experimentar novos exílios, que os mantinha cada vez mais impuros e distantes da presença de Deus. Porém, ao longo de toda a narrativa bíblica, encontramos um Criador que deseja restaurar a integridade da sua criatura, daqueles a quem Ele chama de filhos ao convidar para que assim como Ele é santo, sejam também os homens santos (1 Pedro 1.16).

... porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. _1 Pedro 1:16
Porém, como povos exilados que somos, peregrinando pelo deserto da vida, enquanto aguardamos um novo Céu e uma nova Terra prometida por Deus, temos a nossa alma contaminada pelo pecado, que por vezes, nos desvia da vontade perfeita e santa de Deus para as nossas vidas.

Em certa ocasião, após se distanciar de Deus, o povo de Israel foi exilado de sua Terra natal e feito escravo de Faraó no Egito, onde permaneceram por 400 anos, clamando pela intervenção de Deus. Até que Deus os ouviu, e enviou um salvador - Moisés, um homem que recebeu a missão de ir até Faraó e pela autoridade e poder de Deus, operar milagres e prodígios, a fim de ordenar a libertação do povo, rumo a uma nova Terra, onde Deus, novamente habitaria no meio deles e eles desfrutariam de sua vida abundante, em uma Terra que manava leite e mel (Números 13.27).
Depois de intermediar a execução de terríveis pragas contra o Egito, Moisés recebeu o consentimento de Faraó, para conduzir o povo de Israel em liberdade, a nova Terra que Deus os havia prometido e, assim, o povo peregrinou pelo deserto. Porém, apesar de livres do Egito, não haviam sido libertos dos costumes que herdaram de lá e, por vezes pecaram contra Deus, pois já não conheciam o código de conduta do Reino do Céu, tão pouco o praticavam. Então, Deus escreveu em tábuas de pedras os 10 mandamentos, que deveriam nortear a moral e a conduta, daqueles que escolhessem caminhar na presença do Deus Santo e também, estabeleceu rituais de purificação e sentenças que deveriam ser impostas aqueles que infringissem tais leis, era está a condição para que o Deus Santo habitasse no meio daquele povo.
Então, quando Moisés desceu do monte, Deus se apresentou ao povo, através de sua boca, afirmando ser Aquele que os havia tirado do Egito e os libertado da escravidão (Êxodo 20.2). Em seguida, Moisés apresentou a eles, as leis morais de Deus à saber, os 10 mandamentos, a fim de que conhecessem os padrões santos do Senhor do Céu.
Então, falou Deus todas estas palavras:
Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
3. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.
5. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo. _ Êxodo 20.1-17
O céu é governado por estas leis, justamente por este motivo lá não existe morte, choro ou dor, porque a santidade de Deus habita o reino, promovendo o amor e a justiça (Apocalipse 21.4) e assim será também, quando retornarmos a nossa verdadeira morada, na eternidade, junto ao nosso Criador.
E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. _ Apocalipse 21.4
Adão e Eva certamente eram plenamente habitados por esta santidade, até que se contaminaram com o conhecimento do bem e do mal e foram exilados do paraíso, conhecendo então o pecado, e por consequência a morte, o choro e a dor.
Nós, que escolhemos Deus como nosso Senhor, nos tornamos embaixadores deste reino celestial e oramos para que o reino de Deus venha a nós e a sua vontade seja feita aqui na Terra, assim como ela é feita no Céu (Mateus 6.10), a fim de que o governo de Deus se expanda sobre a face da Terra, promovendo a Vida Abundante, que Ele planejou para nós (João 10.10), de modo que possámos ter um lampejo da glória de Deus ao longo de nossa peregrinação, até que novamente possámos vê-lo e conhecê-lo, assim como somos por Ele conhecidos (1 Coríntios 13.12).
A lei de Deus é perfeita e ao observá-la, somos protegidos pela sabedoria de Deus!

Perguntas para reflexão

  • Como você pode ampliar a sua busca pela manifestação da santidade de Deus em sua vida?


Declaração de fé

Deus é Santo, sua lei e seus mandamentos são santos, puros e bom e, eu escolho guardá-los em meu coração, para com a ajuda do Espírito Santo, torná-los prática em minha vida!


Versículo para memorizar

Ó Deus, as tuas mãos me criaram e me formaram; dá-me entendimento para que eu possa aprender as tuas leis.  _ Salmos 119.73

Canção do dia

Santo - Juliano Son
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!

Permaneça em Deus!

Em amor,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *