Não adulterarás. _ Êxodo 20.14


Base Bíblica: 2 Samuel 11 à 12 - O rei Davi adultera com Bete-Seba


Na primavera, quando os reis saíam para guerrear, o rei Davi enviou os seus oficiais e permaneceu em Jerusalém. Nesta ocasião, em uma tarde, ele foi ao terraço do palácio e de lá avistou uma mulher muito bonita se banhando, era Bete Seba, a esposa de Urias, um de seus soldados.
Por ordem de Davi, seus mensageiros foram buscá-la, ele teve relações com ela e, então a enviou de volta para a sua casa. Tempo depois, o seu esposo ainda não havia retornado da guerra, quando ela descobriu que estava grávida do rei e mandou avisá-lo.
Tentando camuflar o ocorrido, Davi chamou Urias e o orientou a retornar para a sua casa e descansar, a fim de que ele dormisse com sua esposa e fosse tido como pai da criança que viria a nascer, ele porém, sendo um homem honrado, não aceitou retornar a sua casa, enquanto os demais soldados permaneciam em guerra e, então, ele dormiu no portão do palácio.

 


Não matarás. _ Êxodo 20.13


Base Bíblica: Gênesis 4 - Caim assassina seu irmão Abel


O primeiro filho de Adão e Eva foi Caim, ele atuava como agricultor e seu irmão mais novo Abel, como pastor de ovelhas. Em certa ocasião, eles ofertaram a Deus, parte do produto de seu trabalho, como sinal de honra e adoração. 
Caim, selecionou alguns produtos da terra e ofereceu a Deus, já o seu irmão Abel, escolheu uma ovelha nascida do seu rebanho e ofereceu as melhores partes a Deus. 
Deus ficou satisfeito com a oferta de Abel, mas, rejeitou a oferta de Caim, então, ele ficou furioso, fechou a cara e chamou o seu irmão Abel para ir ao campo, onde o atacou e o matou.
Vendo Deus o que Caim havia feito, declarou sobre ele uma sentença de maldição, que dizia que ele seria impedido de arar a terra e, mesmo que o fizesse, a terra não produziria suprimentos, além disto, ele andaria pelo mundo sempre fugindo.

 


Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. _ Êxodo 20.12 ARA


Base Bíblica: Gênesis 9.18-29 - Os filhos de Noé defendem a sua honra


Tendo passado o período do dilúvio, após as águas terem baixado, Noé, sua família e os animais saíram da arca. Estando em Terra firme, Noé construiu um altar e ofereceu sacrifício em adoração a Deus.
Então, Deus fez uma promessa de que nunca mais destruiria a Terra e enquanto ela durasse, haveria semeadura, colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.
Em seguida, Deus abençoou Noé e os seus filhos, para que fossem férteis e seus descendentes se espalhassem pela face da terra.
Noé era agricultor e foi o primeiro a fazer uma plantação de uva, um dia, ele bebeu muito vinho e ficou bêbado e acabou se deitando nú, dentro de sua barraca. Ao ver o pai naquela situação, seu filho mais novo - Cam, saiu da tenda e contou para os seus outros dois irmãos.
Ao saberem da condição de seu pai, Sem e Jafé, pegaram uma capa, puseram sobre os seus ombros, foram andando de costas e olhando para o lado, até que com a capa cobriram o pai, a fim de não o verem nú. Na manhã seguinte, depois de Noé ter acordado da bebedeira, soube do comportamento de seu filho Cam e o amaldiçoou, já os filhos mais velhos que protegeram a honra do pai, foram por ele abençoados.

 


Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. _ Êxodo 20.8-11 ARA


Base Bíblica: Gênesis 2 - Ao concluir a criação Deus santifica o sétimo dia


O livro de Gênesis, provavelmente escrito por Moisés, em latim significa "nascimento" ou "origem", tem início com a descrição da criação de todas as coisas, indicando que no princípio criou Deus os céus e a terra.
No primeiro dia, Deus criou a luz e separou o dia e a noite, no segundo dia, separou as águas do firmamento, formando o céu e o mar, no terceiro dia ajuntou as águas, fazendo aparecer a terra seca e dando origem as árvores frutíferas e as plantas, no quarto dia, ele criou o sol, a lua e as estrelas, no quinto dia criou os peixes, os animais e as aves do céu, já no sexto e último dia, ele criou os animais que vivem na terra, os répteis, os animais domésticos, os animais selvagens e por fim, o homem e a mulher, semelhantes a ele.
Então, após terminar a obra da criação, Deus contemplou e viu que tudo o que havia criado era bom, então, descansou do seu trabalho, abençoou a criação e santificou o sábado (Gênesis 2.3).

 


Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. _ Êxodo 20.7 ARA


Base Bíblica: 1 Samuel 2.12-36 - Os filhos de Eli desonram o nome de Deus


Eli era um sacerdote idoso, quando a fama negativa de seus filhos se espalhou por Israel, apesar de serem criados no ambiente sagrado, eles desrespeitavam os rituais sagrados, tomando as carnes ofertadas para seu próprio consumo, sem seguir as normas de consagração estabelecidas, desprezando as leis de Deus e o ambiente em que estavam.
Eles também mantinham relações sexuais com as mulheres que trabalhavam na entrada da Tenda Sagrada, causando escândalo entre os israelitas.
Sabendo do comportamento de seus filhos, Eli os chamou e os alertou sobre a gravidade do que estavam fazendo, visto que se uma pessoa peca contra a outra, pode ser defendida por Deus, porém, quem poderá defender alguém que peca contra o próprio Deus?
Deus, por sua vez, viu o que faziam os filhos de Eli e a permissividade dele, diante do pecado de seus filhos contra aquilo que era sagrado e, portanto, contra Deus. Então, Deus enviou um profeta para proferir contra Eli e seus filhos uma sentença que dizia que a aliança geracional que Deus tinha com Eli, estava sendo quebrada, pois ele amou mais a seus filhos do que a Deus.
O profeta declarou também que nenhum descendente de Eli chegariam a serem velhos, pois morreriam de morte violenta.

 


Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. _ Êxodo 20.4-6


Base Bíblica: Êxodo 32 - O povo de Israel constrói um bezerro de ouro


Após o povo de Israel ter sido liberto da escravidão do Egito, estavam peregrinando pelo deserto, quando Deus chamou Moisés para subir o monte, para receber as leis morais que deveriam ser ensinadas ao povo (Êxodo 24.12). O monte estava coberto pela nuvem da presença de Deus e entrando Moisés no meio da nuvem, permaneceu naquele lugar por 40 dias e 40 noites (Êxodo 24.18), recebendo de Deus a tábua com os 10 mandamentos e também orientações sobre a construção do tabernáculo, uma tenda, onde as cerimônias sagradas seriam realizadas e a presença de Deus habitaria no meio do povo.
Aconteceu, porém, que percebendo o povo de Israel, que Moisés demorava a retornar do monte, não tinham certeza de que ele retornaria, então, se sentiram vulneráveis, sem uma proteção divina e convocaram Arão, solicitando que fabricasse deuses, usando como matéria prima, as argolas de ouro que as mulheres usavam na orelha.
Arão então fabricou um bezerro de ouro fundido e, edificou um altar e o colocou e, o povo se reuniu em festa, oferecendo sacrifícios e ofertas ao deus que havia sido produzido pelas mãos de Arão.
Tendo Deus visto o que o povo fazia, avisou a Moisés que estava em sua presença no monte, sinalizando que ele deveria descer, pois o povo havia se corrompido (Êxodo 32.7-8) e, Deus planejava destruí-los. Porém, Moisés intercedeu em favor do seu povo diante de Deus.
Ao descer do monte, Moisés queimou o bezerro e o reduziu a pó, alertando o povo sobre a gravidade do pecado que haviam cometido contra Deus,  e assim, separou os homens, entre aqueles que seriam fieis a Deus e permaneceriam a caminho da terra prometida e os que seriam eliminados do meio do povo.

Não terás outros deuses diante de mim. _ Êxodo 20.3 ARA

Base Bíblica: Êxodo 7 á10 - Deus envia pragas ao Egito


Ao ser comissionado por Deus a ir a Faraó e ordenar que ele deixasse o povo de Israel partir e prestar culto ao seu Deus (Êxodo 3), Moisés foi até o Egito e apresentou a Faraó a sua solicitação, porém, não foi ouvido.
O povo do Egito tinha uma cultura politeísta, eles acreditavam que Faraó além de ser o governante do Antigo Egito, exercendo poder político, religioso, jurídico, administrativo e militar, era também uma divindade, que atuava como intermediador entre os deuses e os homens.
Além do deus Rá, do qual Faraó se intitulava filho, os egípcios criam em um panteão de outros deuses, que consideravam ser responsáveis pela vida, fertilidade, imortalidade e etc.
Atribuindo a si mesmo o título de divindade e intermediador entre os deuses e os homens, Faraó jamais obedeceria as ordens de um judeu ou de qualquer homem que dissesse falar em nome de Deus (Êxodo 5.1-2).
Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
Respondeu Faraó: Quem é o Senhor para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir a Israel. _ Êxodo 5.1-2 ARA


Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo. _ Êxodo 20.2 ARA

Base Bíblica: Gênesis 3 - Adão e Eva são expulsos do paraíso


Após terem comido o fruto proibido no jardim do Éden, Adão e Eva passaram a ter uma nova leitura da realidade, eles agora, tinham o conhecimento do bem e do mal e tinham seus pensamentos afetados por este novo conhecimento.
Aconteceu que, tendo ido Deus ao jardim no cair da tarde, para estar com Adão e Eva, percebeu que eles estavam escondidos e os questionou a respeito do motivo.
Adão disse a Deus, que ele e sua mulher haviam se escondido, porque estavam nus e sentiram vergonha de Deus, evidenciando o fato, de que haviam provado do fruto do conhecimento do bem e do mal e, portanto, passaram a ter suas mentes e emoções contaminadas por este novo conhecimento.
Por este motivo, eles estavam vestidos com folhas de figueira e um animal foi sacrificado, para que sua pele os servisse de vestimenta.
Adão e Eva estavam nus, porque haviam perdido o manto de santidade que os revestia e, recebido sobre eles, uma nova natureza deturpada, que era contrária a natureza de Deus, de modo que, já não podiam habitar o paraíso, nem ter acesso a arvore da vida e foram expulsos do Éden.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *