Guarde sempre as suas palavras bem-gravadas no coração. _ Provérbios 6:21
Base Bíblica: Mateus 13 - Jesus compara a mensagem sobre o Reino do Céu a uma semente
Sentado na beira do lago da Galileia, Jesus começou a ensinar, então, uma multidão se aproximou e, ele precisou entrar em um barco e sentar-se nele para continuar ensinando.
Então, contou a multidão, a parábola de um semeador, que saindo a semear lançou algumas sementes e parte delas, caíram a beira do caminho e, os passarinhos comeram. Outras, caíram num lugar onde haviam muitas pedras e pouca terra e, as sementes brotaram rapidamente, mas, logo morreram porque não tinham raízes.
Houveram ainda as sementes que caíram em meio aos espinhos, que cresceram e sufocaram a planta.
Por fim, houveram sementes, que caíram em uma terra boa e, produziram numa base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.
Em seguida, Jesus explicou o significado de cada ambiente em que a semente foi semeada, esclarecendo que a semente que caiu na beira da estrada e foi comida pelos pássaros, simbolizava as pessoas que recebem a mensagem sobre o Reino de Deus, porém, não as entendem e logo o maligno tira o que foi semeado em seu coração.
As sementes caídas em terreno pedregoso, simbolizam as pessoas que recebem a mensagem com alegria, porém, diante das dificuldades da vida, logo a abandonam.
Já as sementes caídas em meio aos espinhos, simbolizam as pessoas que recebem a mensagem, porém, a deixam morrer ao focarem nas ilusões deste mundo.
Por fim, explicou que as sementes caídas em terra boa, simbolizam as pessoas que ouvem a mensagem, entendem e, produzem frutos a partir dela.
Mais a frente, seguindo o seu discurso, Jesus compara o Reino do Céu a uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes, porém, quando cresce, se torna a maior de todas as plantas e pode chegar a ser uma árvore, onde os passarinhos fazem o seu ninho (Mateus 13.31-32).
Assim é a palavra do nosso Deus, mesmo quando singela é dotada de verdade e poder, para transformar o homem, gerando vida abundante em seu interior e, esta vida alimenta aquele que a recebe e todos os que estão a sua volta.
Esta palavra é semeada a todos nós, porém, o êxito em cumprir o seu propósito, depende do coração que a recebe, depende de nos dedicarmos a estudá-la, a entendê-la e não deixarmos que os desafios da vida as roubem de nós, de não focarmos a nossa atenção naquilo que não é eterno e, nos distrairmos, ao longo do caminho, daquilo que realmente importa.
Se os nossos corações forem terra boa, mesmo a menor semente desta mensagem divina, será capaz de produzir dentro de nós, uma fonte de água da vida que jorrará para a eternidade, nutrindo a nossa alma com abundância e plenitude e, contagiando a todos, por onde passarmos.
Em sua carta aos Romanos, o apóstolo Paulo declarou que a fé vem pelo ouvir (a Deus), porém, o ouvir vem, pela palavra de Deus (Romanos 10.17). Deste modo, ele nos revelou que as convicções que buscamos acerca das coisas espirituais, serão alcançadas, a medida em que ampliarmos o nosso conhecimento sobre a palavra de Deus, pois a mensagem contida nela, nos conduzirá a ouvir a voz daquele que as inspirou.
A voz de Deus nos leva de volta a verdade, sobre quem somos e de onde viemos, ela nos revela o nosso passado e traz luz e propósito para o nosso destino, pois nos revela o reino dos céus.
Jesus comparou o reino dos céus a uma pérola de grande valor, que leva aquele que a encontrou, a vender tudo o que tem para comprá-la (Mateus 13.45-47), pois sabe, que nada que possui pode superar o valor de tal joia.
Que as palavras da lei de Deus estejam em nosso coração e que o nosso coração seja como uma boa terra, a fim de que sejamos capazes de conhecer, compreender e manifestá-la em tudo o que somos e fazemos!
Perguntas para reflexão
- Como posso tornar o meu coração terra boa, para receber a mensagem do Reino de Deus, entender e deixá-la produzir vida em mim?
Versículo para memorizar
— Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as prática será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha. _ Mateus 7.24-25 ARA
Declaração de fé
O meu coração é terra boa, eu recebo, entendo e deixo a mensagem do Reino do Céu produzir vida em mim!
Canção do dia
Coração igual ao Teu - Diante do Trono
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
