Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. _ Êxodo 20.16


Base Bíblica: 1 Reis 21 - Jezabel forja um falso testemunho contra Nabote e o mata


Nos tempos bíblicos, havia em Samaria um rei chamado Acabe, que tinha um palácio em Jezreel, e aconteceu que, em certa ocasião, ele desejou ter a posse de uma vinha, que pertencia a um homem chamado Nabote e ficava nas imediações de seu palácio. Ocorreu, no entanto, que o homem em questão, não quis vender a vinha ao rei, pois era uma herança de família e, tinha um valor sentimental para ele.
Frustrado por não conseguir a posse da vinha, o rei perdeu o apetite e deitou-se emburrado em sua cama, ao velo em tal estado, sua esposa Jezabel prometeu que conseguiria a vinha para ele.
Então, ela convocou dois homens de mal carácter e os incumbiu de acusar Nabote publicamente de ter amaldiçoado a Deus e ao rei, de modo que, pelo testemunho fraudulento destes dois homens, Nabote foi levado para fora da cidade e apedrejado até a morte.
Jezabel avisou a seu esposo Acabe sobre a morte de Nabote para que ele se apossasse de suas terras, que agora, estavam disponíveis.
Porém, embora seu plano parecesse bem-sucedido, Deus viu o que Jezabel fez e, então, ordenou ao profeta Elias que fosse advertir o rei Acabe e lhe declarar a sua sentença.
Assim, Deus disse a Acabe, por intermédio do profeta Elias, que por ele ter feito o que era mal aos olhos de Deus, a desgraça cairia sobre ele, de modo que todos os homens da família, fossem jovens ou velhos morreriam e os cachorros beberiam o sangue de Acabe e comeriam o corpo de Jezabel e, assim como disse o profeta, aconteceu!
Diga a Acabe que eu, o Senhor, estou dizendo a ele: "Você mata o homem e ainda fica com a propriedade dele?" Diga a Acabe que o que eu estou dizendo é isto: "No mesmo lugar onde os cachorros lamberam o sangue de Nabote, eles lamberão o seu próprio sangue."
Quando Acabe viu Elias, perguntou: — Você já me achou, meu inimigo? Elias respondeu: — Achei, sim, porque você se entregou completamente a fazer o que o Senhor Deus considera errado.
Por isso, ele lhe diz: "Eu vou fazer com que a desgraça caia sobre você. Vou acabar com você e vou me livrar de todos os homens da sua família, tanto os jovens como os velhos.
Vou fazer com a sua família o mesmo que fiz com a família do rei Jeroboão, filho de Nebate, e com a família de Baasa, filho de Aías. Pois você levou o povo de Israel a pecar, e isso me provocou e me fez ficar irado."
Elias continuou, dizendo: — E, quanto a Jezabel, o Senhor Deus diz que os cachorros comerão o seu corpo na cidade de Jezreel. _ 1 Reis 21.19-23 NTLH
Como é enganoso, o coração do homem, que confia em sua própria astúcia e força, ele pensa ser esperto o bastante para conquistar o que deseja por meio de trapaças e mentiras, porém, se esquece que os olhos do justo juiz, o Deus soberano, vê todas as coisas. E o Deus que vê todas as coisas, declara que o homem não deve se enganar, pois tudo quanto plantar, isto também colherá (Gálatas 6.7), pois, ninguém pode zombar de Deus.
Tudo o que é conquistado de forma desonrosa, a custo de dolo e engano a outra pessoa, tem como pagamento a própria destruição, daquele que agiu de tal forma, pois gera dívidas espirituais e legalidades para roubo, morte e destruição.
O sábio rei Salomão declarou que a falsa testemunha não fica impune e, todo aquele que profere mentiras perece (Provérbios 19.9)
A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece. _ Provérbios 19.9 ARA
Jezabel provocou a morte física de Nabote, para se apossar do que era dele, porém, esta não é a única forma de destruir alguém, por vezes destruímos a honra do nosso próximo ao difamá-lo, ao proferir histórias mentirosas ou distorcidas ao seu respeito, ao promover situações e contextos que o conduzem a perder seu prestígio, sua posição ou mesmo seus bens e recursos.
Quando os fins justificam os meios, estamos nos deixando guiar pelo ego - fruto da carne e, portanto, nos ausentando da presença e da manifestação da imagem e semelhança de Deus em nós.
Afinal, como está escrito, as inimizades, as invejas, as dissensões, são comportamentos que contrariam a santidade de Deus (Gálatas 5.19-21) e, que, portanto, não devem ser praticado por aqueles que pertencem a família de Deus.
As escrituras sagradas declaram que o pai da mentira é o Diabo, pois ele mentia desde o princípio e, portanto, aqueles que adotam o hábito de mentir, se parecem com ele, sendo considerado seus filhos (João 8.44).
Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras. _ João 8.44 ACF

Em contrapartida, ao se autodefinir, Jesus declarou ser Ele a própria verdade, capaz de libertar os homens de seus caminhos de engano (João 14.6) e, todo aquele que ama a verdade, a prática e a adota como norma de conduta.

Que as nossas palavras sejam dignas de confiança e que nelas exista somente a verdade, para que o nosso Pai seja Deus e, para que Ele seja glorificado em nossas vidas!

Perguntas para reflexão

  • Como você pode se livrar até mesmo das pequenas mentiras que eventualmente fazem parte das suas falas e comportamentos? Como você pode restituir a honra aqueles a quem você eventualmente denegriu ou difamou?

Declaração de fé

Eu sou filho de Deus, Aquele que é VERDADE e, portanto, escolho viver e falar somente a verdade para assim honrar Aquele que me criou!


Versículo para memorizar

Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei. _ Salmos 119:163 ARA


Canção do dia

Videira Verdadeira - Simone Medeiros
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!

Permaneça em Deus!

Em amor,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *