Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. _ 1 Coríntios 13.1 ACF


Base Bíblica: Mateus 7 - Jesus declara quem realmente entrará no reino dos céus

Certo dia, vendo Jesus a multidão, subiu o monte, sentou-se e começou a ensinar. 
Ele discursou sobre as bem-aventuranças, sobre a missão dos homens de conservar e iluminar a Terra, sobre a sua missão pessoal de cumprir a lei de Moisés e, sobre outros assuntos que orientam os homens a uma boa conduta e a comunhão com Deus.
Ele também fez um alerta acerca dos falsos profetas e, sobre o critério para entrar no Reino dos Céus, declarando que muitos dos que proclamam o nome de Deus, pregam o evangelho, expulsam demônios e fazem milagres, não são conhecidos por Deus e no juízo final, quando estiverem diante de Cristo, ele dirá não os conhecer e ordenará que se afastem, pois, não haverá lugar para eles no Reino do Céu.

 


Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. _ 1 João 4.7

Base Bíblica: 1 Coríntios 13 - Uma descrição do amor perfeito de Deus


Desde a eternidade Deus reinava e, sendo ele a própria vida, trouxe a existência o seu primogênito, feito a sua imagem (Colossenses 1.15), por meio dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, tanto as visíveis, como as invisíveis, pois, conforme declarou, o apóstolo Paulo, em sua carta aos Colossenses, ele é, antes que tudo viesse a existir e, é por meio dele que todas as coisas subsistem. De modo que, ele não apenas criou, como sustenta com sua vida e poder, tudo o que existe (1 Colossenses 1.15-16).
O homem, foi o projeto final de sua criação, ao criá-lo a partir do pó da Terra, o Eterno soprou em suas narinas o fôlego de vida e o entregou o domínio sobre a Terra a partir da qual ele foi criado. Assim, como criou Adão a partir da Terra, Deus criou Eva a partir de Adão (Gênesis 2.22) e, a entregou aos seus cuidados, para que fosse sua auxiliadora e juntos povoassem a Terra.

 


Guarde sempre as suas palavras bem-gravadas no coração. _ Provérbios 6:21


Base Bíblica: 
Mateus 13 - Jesus compara a mensagem sobre o Reino do Céu a uma semente 


Sentado na beira do lago da Galileia, Jesus começou a ensinar, então, uma multidão se aproximou e, ele precisou entrar em um barco e sentar-se nele para continuar ensinando.
Então, contou a multidão, a parábola de um semeador, que saindo a semear lançou algumas sementes e parte delas, caíram a beira do caminho e, os passarinhos comeram. Outras, caíram num lugar onde haviam muitas pedras e pouca terra e, as sementes brotaram rapidamente, mas, logo morreram porque não tinham raízes.
Houveram ainda as sementes que caíram em meio aos espinhos, que cresceram e sufocaram a planta.
Por fim, houveram sementes, que caíram em uma terra boa e, produziram numa base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.

 


... seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente. _ Isaías 40.7

Base Bíblica: Mateus 25 - O Senhor julga seus servos por suas obras


Após ter saído do Pátio do Templo e declarado que o templo seria destruído, não ficando pedra sobre pedra, Jesus estava sentado no Monte das Oliveiras, quando seus discípulos se aproximaram dele e, perguntaram em particular sobre a declaração que ele havia feito. Então, Jesus iniciou uma série de declarações, acerca do final dos tempos, de quais seriam os sinais, os desafios e sobre a importância de se manterem íntegros para não serem condenados.
Ele citou diversas parábolas que falavam sobre o servo fiel e o servo infiel, as virgens prudentes e as imprudentes e sobre os três empregados.
A parábola dos três empregados narra que certo homem, antes de partir em uma viagem, chamou seus três empregados e os orientou a tomarem conta de sua propriedade, dando a eles dinheiro, de acordo com a capacidade de cada um. De modo que, o primeiro recebeu 500 moedas de ouro, o segundo 200 e o terceiro 100.
O primeiro empregado, que havia recebido 500 moedas, fez negócios e conseguiu dobrar o número de moedas que havia recebido e, o mesmo fez, o que havia recebido 200 moedas, multiplicando o dinheiro do seu senhor.

 


Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. _ Salmo 119.105 ARA


Base Bíblica: 1 Reis 13 - O profeta de Judá desobedece a Deus e morre


No tempo dos reis, por ordem de Deus, um profeta de Judá foi a Belém e, na presença do rei Jeroboão, amaldiçoou o altar, onde eram ofertados os sacrifícios, declarando que ele seria quebrado em pedaços e viraria cinzas. 
O rei ficou irado com a profecia e, ordenou que o profeta fosse preso, porém, conforme havia sido profetizado, o altar caiu em pedaços e as cinzas se espalharam pelo chão, em seguida, pela ação do poder de Deus, o braço do rei que estava levantado contra o profeta, ficou paralisado e, só voltou a mexer depois que o profeta intercedeu a Deus por ele.
Reconhecendo a presença de Deus na vida do profeta, o rei o convidou para um banquete, em recompensa por ter intercedido em seu favor diante de Deus. No entanto, antes de iniciar sua viagem, o profeta havia recebido uma orientação clara de Deus, para não comer, nem beber nada e para não voltar pelo mesmo caminho que veio.
Tendo o profeta partido de volta para Judá, chegou a um velho profeta de Belém, a notícia do que havia ocorrido e, de como o altar havia sido destruído, então, ele buscou saber, por qual caminho o profeta de Judá havia partido e, ordenou aos seus filhos que fossem atrás dele e o convidasse para comer em sua casa. Novamente, o profeta de Judá recusou, explicando que Deus havia dito para que ele não comesse, nem bebesse nada e não voltasse pelo mesmo caminho em que veio.
Porém, aquele velho profeta de Belém o enganou, dizendo que um anjo de Deus o havia visitado e ordenado que o levasse para sua casa e o oferecesse hospitalidade.
O profeta de Judá acreditou na mentira do velho profeta de Belém e foi com ele para sua casa, chegando lá, o velho profeta foi tomado em profecia e declarou que o profeta de Judá estava desobedecendo a Deus e, por este motivo, seria morto.
Após terem se alimentado, o velho profeta selou o jumento para o profeta de Judá, que partiu novamente rumo a sua cidade, porém, no caminho, ele foi atacado por um leão que o matou e jogou o seu corpo para fora da estrada. O velho profeta de Belém o encontrou e o sepultou em seu próprio sepulcro.

 


Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. _ Marcos 12.30-31 ARA


Base Bíblica: Lucas 21.1-4 - A oferta da viúva pobre

Em certa ocasião, Jesus estava com seus discípulos no pátio do Templo, observou os ricos colocando dinheiro na caixa de ofertas e, viu também uma viúva pobre, que ofertou duas moedas. Então, Jesus declarou aos seus discípulos que a oferta daquela mulher, havia sido a maior de todas as ofertas entregues no templo, naquele dia, porque todos os outros, haviam ofertado suas sobras, mas, aquela viúva pobre havia entregue tudo o que tinha.

 


Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo. _ Êxodo 20.17


Base Bíblica: Gênesis 20 - O rei de Gerar cobiça a mulher de Abraão

Em certa ocasião, Abraão foi morar em Gerar e, sabendo que sua mulher era muito atraente, tinha medo de ser morto pelos homens da região interessados em tomá-la como esposa. Por este motivo, ele orientava Sara a dizer a todos que era sua irmã.
Acreditando que Sara era apenas irmã de Abraão o rei Abimeleque, levou Sara para o seu palácio, porém, naquela noite Deus falou com ele em sonho, revelando que ele havia levado para o seu palácio uma mulher casada e, que seria punido com morte, por adultério, ele e o seu povo, caso não devolvesse a mulher ao seu marido.
Temendo o castigo de Deus, Abimeleque devolveu Sara a Abraão, que realmente era sua meia irmã e, também ofertou a ele ovelhas, escravos, escravas e terras para morar.
Em virtude de Sara ter sido levada ao palácio do rei, todas as mulheres do palácio ficaram estéreis e, o rei já não podia ter filhos. No entanto, ao devolver Sara a Abraão, ele orou pelo rei e, ele e as mulheres foram curados e puderam ter filhos novamente.

 


Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. _ Êxodo 20.16


Base Bíblica: 1 Reis 21 - Jezabel forja um falso testemunho contra Nabote e o mata


Nos tempos bíblicos, havia em Samaria um rei chamado Acabe, que tinha um palácio em Jezreel, e aconteceu que, em certa ocasião, ele desejou ter a posse de uma vinha, que pertencia a um homem chamado Nabote e ficava nas imediações de seu palácio. Ocorreu, no entanto, que o homem em questão, não quis vender a vinha ao rei, pois era uma herança de família e, tinha um valor sentimental para ele.
Frustrado por não conseguir a posse da vinha, o rei perdeu o apetite e deitou-se emburrado em sua cama, ao velo em tal estado, sua esposa Jezabel prometeu que conseguiria a vinha para ele.
Então, ela convocou dois homens de mal carácter e os incumbiu de acusar Nabote publicamente de ter amaldiçoado a Deus e ao rei, de modo que, pelo testemunho fraudulento destes dois homens, Nabote foi levado para fora da cidade e apedrejado até a morte.
Jezabel avisou a seu esposo Acabe sobre a morte de Nabote para que ele se apossasse de suas terras, que agora, estavam disponíveis.
Porém, embora seu plano parecesse bem-sucedido, Deus viu o que Jezabel fez e, então, ordenou ao profeta Elias que fosse advertir o rei Acabe e lhe declarar a sua sentença.
Assim, Deus disse a Acabe, por intermédio do profeta Elias, que por ele ter feito o que era mal aos olhos de Deus, a desgraça cairia sobre ele, de modo que todos os homens da família, fossem jovens ou velhos morreriam e os cachorros beberiam o sangue de Acabe e comeriam o corpo de Jezabel e, assim como disse o profeta, aconteceu!

 


Não furtarás! _ Êxodo 20.15


Base Bíblica: Josué 6 à 7- A capa de Acã e a derrota de Israel


Josué foi o sucessor de Moisés e sacerdote junto ao povo de Israel, em certa ocasião, Deus lhe disse que entregaria a cidade de Jericó, seus reis e seus soldados, aos israelitas, para isto, deu a ele instruções precisas sobre atos proféticos que deveriam ser realizados em volta do muro, que protegia a cidade, a fim de que ele viesse a cair e, caindo, Jericó fosse invadida e tomada.
E tendo feito Josué e o povo, conforme Deus havia orientado, as muralhas vieram ao chão, porém, o povo de Israel foi vencido na guerra contra o povo de Jericó e, diante desta realidade, Josué e os líderes da cidade prantearam e clamaram a Deus, que os revelou que o povo havia pecado e por este motivo, Deus havia se ausentado do meio deles. Isto porque, o povo havia sido orientado a destruir tudo o que havia na cidade, no entanto, Acã desobedeceu a esta ordem e roubou alguns objetos de valor e os escondeu.
Deus então, orientou Josué que santificasse o povo, destruindo que foi roubado, para que a presença de Deus voltasse a estar no meio deles e, assim, obtivessem vitória contra os seus inimigos.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *