Tema da Semana: A Lei da Honra
Leitura Bíblica: Mateus 22

Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz, vós tereis paz. _ Jeremias 29:7

Contexto Bíblico:
Quando Jesus, o Deus encarnado, esteve na Terra, todos acreditavam que ele se posicionaria como um líder político, que iniciaria uma guerra contra os cobradores de impostos e toda a injustiça social. Mas eles não haviam entendido que a sua grande missão era resgatar a humanidade para uma vida de comunhão com Deus.

Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. _ João 18:36

Os líderes religiosos e os governantes testavam a Jesus, a fim de achar nele falta contra as leis que regiam a Terra e a religião. Todavia, o seu governo não era deste mundo finito, em que existe morte, roubo e destruição. Jesus é o Filho de Deus e seus súditos governam em uma dimensão espiritual.
Certa vez, a fim de testá-lo, questionaram a Jesus acerca do pagamento de impostos e, para surpresa do povo, ele respondeu que o rosto na moeda era de César, logo, o imposto deveria ser pago a ele. De igual modo, o que fosse devido a Deus deveria ser entregue a Deus.
E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. É-nos lícito dar tributo a César ou não?

(...)
Perguntou Jesus: Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César.
Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se. _ Mateus 22:16-22

Reflexão:
Mais do que uma simples resposta àqueles que o colocavam à prova, essa declaração de Jesus nos ensina algo importante acerca de mais uma lei espiritual da honra. Aprendemos com a declaração de Jesus que estamos sujeitos às leis que regem a Terra e aos governantes que a representam.
Portanto, as leis devem ser cumpridas, e as normas sociais e governamentais devem ser respeitadas. Em outras palavras, não devemos ser infratores ou criminosos.
Logo, aquele que desrespeita as leis da nação está sujeito às penalidades determinadas para tal infração.
"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" revela que a Terra é regida pela autoridade que o povo estabeleceu sobre a nação e as leis que a governam. Enquanto o Céu é governado por Deus e por leis espirituais.

Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens. _ Salmos 115:16

Uma vez que a Terra foi dada por Deus aos homens, a autoridade sobre ela pertence ao homem. Logo, é seu dever honrar as leis e os governos, mas é também seu dever promover a justiça, a igualdade, orar pela sua nação e contribuir para que haja prosperidade e paz sobre ela.
Deus, o Criador do Universo, governa sobre a natureza, sobre os homens e sobre todas as coisas. No entanto, Ele é fiel à sua palavra para cumpri-la e só intervirá sobre a Terra mediante a oração dos homens, que gera legalidade espiritual para a intervenção de Deus na Terra.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. _ 2 Crônicas 7:14

É fato que, por vezes, nós oramos a Deus apresentando a Ele as nossas necessidades pessoais. No entanto, não nos atentamos à importância de chamar a presença e a manifestação de Deus sobre a nossa pátria, sobre os governantes, sobre a fauna, a flora e sobre os homens. Uma nação curada e visitada pela presença de Deus é bênção para todo o seu povo e é o caminho para a nossa paz.
Quando o povo está em guerra, quando existe miséria, fome ou doença, toda a Terra é afetada e todos os homens sofrem. Afinal, somos interdependentes e fazemos parte da grande família humana, de modo que nos afetamos mutuamente.
Aprendemos, portanto, que aqueles que pertencem a Deus honram a Deus ao manifestar respeito pelas leis, pelas autoridades e ao andar em conformidade com a justiça.
Honramos a Deus quando não existe dolo em nossas palavras, em nosso comportamento e quando caminhamos de "mãos limpas", com impostos pagos, notas emitidas, gastos declarados e em regularidade legal.
Não é coerente ser cristão e praticar atos ilícitos ou apoiar algo que seja ilegal. Pessoas de honra não compram produtos piratas, não sonegam impostos, não deixam de pagar ao seu credor.
Não adianta orar por prosperidade e impedir ao credor de prosperar; não adianta orar por justiça e desrespeitar as normas sociais; orar por bons governantes e amaldiçoá-los. Se queremos ser abençoados e caminhar por caminhos de honra e boas colheitas, precisamos ser coerentes com os ensinos das Escrituras Sagradas – a Bíblia – e agir com ética.
Portanto, somos orientados pelo ensino de Jesus a agir com integridade e justiça e a promover a paz, de modo que sejamos luz por onde passarmos!

Vamos orar?
Senhor, ensina-me a agir com justiça e integridade. Que eu seja coerente com os Teus princípios, vivendo com responsabilidade diante das leis da Terra. Usa minha vida para abençoar minha cidade e minha nação. Em nome de Jesus, amém.

🎧 Canção do Dia:

Volte amanhã para mais uma manhã com Deus.
Compartilhe com alguém que precisa aprender e aplicar a Lei da Honra em sua vida.

Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *