Tema da Semana: Origens
Dia 7: Nascidos da água e do Espírito
Leitura Bíblica: João 3 / Mateus 3

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. _ Marcos 16.16


Contexto Bíblico:

Nicodemos, um fariseu - mestre da lei judaica, em sua conversa com Jesus é exposto a verdades espirituais nunca antes reveladas. Jesus declara a Nicodemos que para herdar o Reino dos Céus é necessário nascer de novo, de uma natureza espiritual, a fim de ser conduzido pelo Espírito de Deus.


Reflexão:
Um estudioso da religião e da lei foi surpreendido com uma revelação sobre o verdadeiro significado da espiritualidade - o novo nascimento

Os religiosos daquele tempo (e dos tempos atuais), acreditavam que espiritualidade tinha a ver com cumprir rituais e, que isto, os tornava homens santos e mestres (Mateus 15.8-9). No entanto, Jesus revelou que a verdadeira espiritualidade, se dá na conexão do nosso espírito ao Espírito de Deus (1 Coríntios 6.17) de modo a sermos por Ele conduzido a boa, perfeita e agradável vontade do Pai (Romanos 12.2).

Jesus apresenta a espiritualidade como um processo de renascimento, em que abandonamos a natureza carnal - contaminada pelo conhecimento do mal e, nos deixamos guiar por uma nova natureza divina, proveniente do reino da vida. É portanto, um processo de transformação, não apenas de nosso modelo mental e conduta, mas, da nossa natureza (Efésios 4.24-27).

Aquele que recebe a Jesus, passa a ser um com Ele, por meio do Espírito Santo e, assim, recebe dentro de si uma nova natureza, uma nova consciência que o guia e, o conduz a fazer escolhas assertivas, que direcionam a vida abundante e, nos torna filhos de Deus - seus imitadores, partes da sua grande família e cidadãos do Reino do Céu.

As escrituras sagradas descrevem como se dá este processo de novo nascimento, sendo a primeira ordenança a confissão pública de fé, uma orientação bíblica a todo aquele que crê em Jesus como o filho de Deus encarnado e, em seu sacrifício em favor da redenção da humanidade.

A segunda ordenança é o batismo nas águas, a exemplo de Jesus que na vida adulta, antes de iniciar o seu ministério foi batizado por João Batista nas águas do Rio Jordão e, após ser batizado uma pomba simbolizando o Espírito Santo apareceu no céu e a voz de Deus declarou: Este é o meu filho amado!

O batismo de Jesus nos revela que uma vez nascido em condição humana, mesmo sendo Deus, Jesus se submeteu a ordenança do batismo, a fim de manifestar em sua existência terrena, aquilo que é o símbolo do novo nascimento, da renuncia do conhecimento do mal e da escolha por receber de Deus uma nova natureza - sua natureza divina e, assim tornar-se uma nova criatura (2 Coríntios 5.17).

Aprendemos também, com batismo de Jesus que uma vez batizado nas águas, veio sobre Ele o Espirito Santo e Ele foi declarado filho de Deus. O mesmo acontece conosco, pois, segundo as escrituras sagradas, ao sermos batizados nas águas, recebemos sobre nós o Espírito de Deus que produz em nós uma nova natureza incorruptível e, por assim ser, nos leva de volta a nossa origem, ou seja, nos torna novamente não apenas criaturas, mas filhos de Deus (João 1.12), um só Espírito com Ele e, portanto, cidadãos do Reino dos Ceús.

O convite hoje é para que você professe a sua fé e a sua escolha com a sua boca e faça isso, diante de Deus, dos homens e de todos os seres espirituais. E também, para que você busque em Deus direção para escolher a igreja na qual você deve ser batizado, caso ainda não tenha feito isto.

Ao cumprir estes simbolismos sagrados, segunda a palavra de Deus, o homem é feito seu filho e recebe a salvação, ou seja, é liberto da escravidão do pecado e recebe o direito a vida Eterna (Romanos 6.18).

Novamente a vida e a morte é colocada diante de nós e cabe a nós escolher a vida, para vivermos (Deuteronômio 30.18). Escolha a vida!

Vamos Orar?
Nosso Pai, nós compreendemos que nada podemos fazer sem Ti, por este motivo, oramos para que a sua natureza seja produzida em nós, de modo a restaurar em nós a sua imagem e semelhança, silenciar toda voz do conhecimento do mal dentro de nós e, nos conduzir a vida eterna.
Nós oramos em nome de Jesus. Amém!


Declaração de Fé:

Eu creio que Jesus é o filho de Deus encarnado, que Ele veio ao mundo, morreu, ressuscitou, ascendeu ao céu e voltará para nos buscar. Creio que a sua palavra é a verdade e recebo por meio do seu Espírito Santo a nova natureza divina em mim.

Canção do Dia:
Casa do Pai | Talles Roberto
Clique aqui para ouvir no Spotify!


Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!

Compartilhe com alguém que precisa voltar as origens! 


Permaneça em Deus,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *