Tema da Semana: Origens
Dia 7: Nascidos da água e do Espírito
Leitura Bíblica: João 3 / Mateus 3
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. _ Marcos 16.16
Contexto Bíblico:
Nicodemos, um fariseu - mestre da lei judaica, em sua conversa com Jesus é exposto a verdades espirituais nunca antes reveladas. Jesus declara a Nicodemos que para herdar o Reino dos Céus é necessário nascer de novo, de uma natureza espiritual, a fim de ser conduzido pelo Espírito de Deus.
Reflexão:
Um estudioso da religião e da lei foi surpreendido com uma revelação sobre o verdadeiro significado da espiritualidade - o novo nascimento.
Os religiosos daquele tempo (e dos tempos atuais), acreditavam que espiritualidade tinha a ver com cumprir rituais e, que isto, os tornava homens santos e mestres (Mateus 15.8-9). No entanto, Jesus revelou que a verdadeira espiritualidade, se dá na conexão do nosso espírito ao Espírito de Deus (1 Coríntios 6.17) de modo a sermos por Ele conduzido a boa, perfeita e agradável vontade do Pai (Romanos 12.2).
Jesus apresenta a espiritualidade como um processo de renascimento, em que abandonamos a natureza carnal - contaminada pelo conhecimento do mal e, nos deixamos guiar por uma nova natureza divina, proveniente do reino da vida. É portanto, um processo de transformação, não apenas de nosso modelo mental e conduta, mas, da nossa natureza (Efésios 4.24-27).
Aquele que recebe a Jesus, passa a ser um com Ele, por meio do Espírito Santo e, assim, recebe dentro de si uma nova natureza, uma nova consciência que o guia e, o conduz a fazer escolhas assertivas, que direcionam a vida abundante e, nos torna filhos de Deus - seus imitadores, partes da sua grande família e cidadãos do Reino do Céu.
As escrituras sagradas descrevem como se dá este processo de novo nascimento, sendo a primeira ordenança a confissão pública de fé, uma orientação bíblica a todo aquele que crê em Jesus como o filho de Deus encarnado e, em seu sacrifício em favor da redenção da humanidade.
A segunda ordenança é o batismo nas águas, a exemplo de Jesus que na vida adulta, antes de iniciar o seu ministério foi batizado por João Batista nas águas do Rio Jordão e, após ser batizado uma pomba simbolizando o Espírito Santo apareceu no céu e a voz de Deus declarou: Este é o meu filho amado!
O batismo de Jesus nos revela que uma vez nascido em condição humana, mesmo sendo Deus, Jesus se submeteu a ordenança do batismo, a fim de manifestar em sua existência terrena, aquilo que é o símbolo do novo nascimento, da renuncia do conhecimento do mal e da escolha por receber de Deus uma nova natureza - sua natureza divina e, assim tornar-se uma nova criatura (2 Coríntios 5.17).
Aprendemos também, com batismo de Jesus que uma vez batizado nas águas, veio sobre Ele o Espirito Santo e Ele foi declarado filho de Deus. O mesmo acontece conosco, pois, segundo as escrituras sagradas, ao sermos batizados nas águas, recebemos sobre nós o Espírito de Deus que produz em nós uma nova natureza incorruptível e, por assim ser, nos leva de volta a nossa origem, ou seja, nos torna novamente não apenas criaturas, mas filhos de Deus (João 1.12), um só Espírito com Ele e, portanto, cidadãos do Reino dos Ceús.
O convite hoje é para que você professe a sua fé e a sua escolha com a sua boca e faça isso, diante de Deus, dos homens e de todos os seres espirituais. E também, para que você busque em Deus direção para escolher a igreja na qual você deve ser batizado, caso ainda não tenha feito isto.
Ao cumprir estes simbolismos sagrados, segunda a palavra de Deus, o homem é feito seu filho e recebe a salvação, ou seja, é liberto da escravidão do pecado e recebe o direito a vida Eterna (Romanos 6.18).
Novamente a vida e a morte é colocada diante de nós e cabe a nós escolher a vida, para vivermos (Deuteronômio 30.18). Escolha a vida!
Vamos Orar?
Nosso Pai, nós compreendemos que nada podemos fazer sem Ti, por este motivo, oramos para que a sua natureza seja produzida em nós, de modo a restaurar em nós a sua imagem e semelhança, silenciar toda voz do conhecimento do mal dentro de nós e, nos conduzir a vida eterna.
Nós oramos em nome de Jesus. Amém!
Declaração de Fé:
Eu creio que Jesus é o filho de Deus encarnado, que Ele veio ao mundo, morreu, ressuscitou, ascendeu ao céu e voltará para nos buscar. Creio que a sua palavra é a verdade e recebo por meio do seu Espírito Santo a nova natureza divina em mim.
Canção do Dia:
Casa do Pai | Talles Roberto
Clique aqui para ouvir no Spotify!
Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!
Compartilhe com alguém que precisa voltar as origens!
Permaneça em Deus,
