Tema da Semana: Origens
Dia 5: Verdade que liberta!
Leitura Bíblica: João 8.12-59
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. _ Romanos 12:2
Contexto Bíblico:
Em certa ocasião, após impedir que uma mulher fosse apedrejada por seus pecados pelos fariseus, Jesus se apresenta a eles como luz do mundo e declara ter vindo do alto e não pertencer a Terra, mas, ser o Caminho, a Verdade e a Vida para os homens que Nele crerem. Ele encerrou a sua mensagem afirmando que aqueles que são de Deus, ouvem a palavra de Deus, mas, eles seguiam rejeitando a sua mensagem e não o reconheceram como filho de Deus e atiraram pedras Nele, ao que Jesus se retirou do templo.
Reflexão:
Os fariseus acreditavam pertencer a um povo livre, por serem descendentes de Abraão, Jesus, porém, declarou que eles precisavam conhecer a verdade para se tornarem verdadeiramente livres. Eles, não foram capazes de entender tal declaração, pois, imaginavam que Ele falava de coisas terrenas, no entanto, Jesus se referia a uma verdade eterna capaz de libertar o homem da escravidão oriunda da mentira.
No Éden, os homens desfrutavam da vida abundante proveniente da presença de Deus, no entanto, foram enganados pelo inimigo de Deus e convencidos de que deveriam provar do conhecimento do bem e do mal para se assemelharem a Deus. A verdade no entanto, é que eles já eram imagem e semelhança de Deus e habitados por sua pureza, glória e santidade.
Ao acreditar nas palavras do inimigo de Deus, os homens tomaram do fruto do conhecimento do bem e do mal e, então, foram contaminados por ele e tiveram não apenas a sua autopercepção e percepção da realidade distorcida, como passaram a conhecer o roubo, a morte e a destruição. Este novo conhecimento e consequente comportamento, desconectou os homens da presença do Criador e, assim, eles foram expulsos do paraíso e deixaram de ter acesso a arvore da vida, ou seja, perderam a eternidade e tornaram-se seres mortais e dotados de distorções em seus pensamentos, emoções e comportamentos.
Ao se auto declarar como a VERDADE, Jesus estava apresentando a solução para o pecado original do homem e o motivo de sua queda - expulsão do paraíso - que consiste na escolha de acreditar nas palavras de engano do inimigo de Deus. Ele estava portanto, dizendo que a cura para o conhecimento do mal, que nos conduz a escolhas equivocadas, está no conhecimento da VERDADE, que alinha a nossa mentalidade ao reino dos céus e, por assim ser, nos conduz a escolhas assertivas e vida abundante.
Jesus é a verdade que nos liberta da mentira, é o caminho que nos conduz a Deus e a vida eterna.
A sua mensagem nos revela que a verdade é que somos filhos de Deus, criados a sua imagem e semelhança, pertencemos ao reino dos céus e o nosso destino é a eternidade. E o eu convite é para experimentarmos uma mudança do nosso modelo mental, a fim de nos deixarmos transformar pelo conhecimento do eterno.
Desde o Éden, o reino da vida e o reino da morte estão em batalha pelo domínio de nossa mente e destino e a mensagem bíblica em relação a isto, afirma que a vida e a morte são colocadas diante de nós e nós devemos escolher a vida, para que vivamos (Deuteronômio 30.19).
Hoje podemos escolher a verdade que nos livra da escravidão da mentira e do pecado. Escolhe pois a vida!
Vamos Orar?
Senhor Deus, nosso Pai, que o Teu Espírito nos revele a verdade contida na tua palavra e nos conduza pelo caminho eterno. Nos livra de todo o engano e mentira que nos afasta da tua verdade.
Nós oramos em nome de Jesus. Amém!
Declaração de Fé:
Eu escolho ouvir a palavra de Jesus e recebê-lo como caminho, verdade e vida!
Canção do Dia:
Não ameis o mundo - Quarteto Alfa
Clique aqui para ouvir no Spotify!
Volte amanhã para mais uma manhã com Deus!
Compartilhe com alguém que precisa voltar as origens!
Permaneça em Deus,
