Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. _ Provérbios 4:23
“Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” — Lucas 12:34
O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra. — Provérbios 21:21
...se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. — Romanos 12:18
Tema da Semana: A Lei da Honra
Dia 6 – Vivendo os Princípios da Honra
Leitura Bíblica: Gênesis 1-3, 2 Samuel 13-19, Rute 1–4, 1 e 2 Samuel, Mateus 22
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. — Filipenses 2:3
Contexto Bíblico:
Depois de cinco manhãs mergulhando nas Escrituras, somos convidados hoje a revisitar os fundamentos da honra à luz de tudo que aprendemos. A jornada que iniciamos com Deus como o Criador digno de toda reverência nos conduziu por caminhos de reconciliação, perdão, fidelidade e obediência.
Ao escrever aos filipenses, o apóstolo Paulo nos lembra que a humildade é a chave que abre o caminho para a verdadeira honra. Ela é cultivada quando deixamos de buscar reconhecimento pessoal e passamos a valorizar, sinceramente, o outro. Foi esse o fio condutor que costurou cada uma das reflexões desta semana: colocar Deus e as pessoas no lugar de dignidade que merecem em nossas atitudes diárias.
Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz, vós tereis paz. _ Jeremias 29:7
Tema da Semana: A Lei da Honra
Dia 4: Quando a honra é testada
Leitura Bíblica: 1 e 2 Samuel
Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. - Romanos 13:1-2
Contexto Bíblico:
A Bíblia narra a trajetória de Saul, o primeiro rei de Israel, escolhido por Deus, mas que se desviou da obediência. Em seu lugar, o Senhor escolheu Davi, um jovem pastor com um coração sensível e disposto a obedecer, o que o tornava apto para a liderança segundo os propósitos divinos (1 Samuel 16:7).
Davi rapidamente se destacou como guerreiro e líder, tornando-se alvo da inveja de Saul. Mesmo sendo perseguido injustamente, Davi recusou-se a matar Saul nas oportunidades que teve. Ele reconhecia em Saul a autoridade de um rei ungido por Deus e preferiu honrá-lo, deixando que o próprio Senhor julgasse entre eles (1 Samuel 24:5-7).
Após a morte de Saul, quando um mensageiro se apresentou a Davi dizendo tê-lo matado e trazendo sua coroa, Davi ordenou que fosse executado. Ele não compactuava com a quebra de honra, mesmo diante de alguém que lhe causara sofrimento (2 Samuel 1:14-15).
Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente. — 1 Timóteo 5:8
Tema da Semana: A Lei da Honra
Dia 2 – Quando filhos se levantam contra pais
Leitura Bíblica: 2 Samuel 13-19
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. — Êxodo 20.12
Contexto Bíblico:
Absalão, filho do rei Davi, tornou-se um exemplo trágico de desonra. Depois que seu meio-irmão Amnon violentou sua irmã Tamar, Absalão tramou e executou a vingança com as próprias mãos, matando Amnon. Fugiu e passou três anos exilado, até ser perdoado por Davi. Porém, mesmo reconciliado com o pai, não honrou a restauração da relação e passou a conspirar para tomar o trono, roubando o coração do povo de Israel com palavras sutis e gestos calculados.
Observe que Absalão ponderou que Davi, seu pai, não havia punido adequadamente seu irmão Amnon pelo crime que cometeu contra Tamar e, portanto, julgou que ele era um líder melhor. Assumiu a função de fazer justiça à irmã e tirou a vida do irmão. Mais tarde, acreditando que poderia ser um rei melhor que Davi, conquistou a devoção do povo para preparar um exército de seguidores e usurpar o trono. Sua rebelião resultou em guerra civil, na morte de milhares de soldados e, por fim, na sua própria morte, com a vida abreviada.