Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. _ Mateus 20:25-28 NTLH
Base Bíblica: Êxodo 32 - Moisés intercede pelo povo diante de Deus
Moisés havia liderado a libertação do povo de Israel que estava cativo no Egito e, agora, os estava conduzindo a Terra que Deus havia prometido que lhes daria, um lugar de abundância, onde viveriam em liberdade.
Porém, em certa ocasião, ao subir ao monte para apresentar-se diante de Deus, Moisés demorou a retornar e, o povo já não tinha certeza de que ele continuava vivo. Então, juntaram o seu ouro e convocaram Arão, para produzir uma imagem de escultura que representaria o deus daquele povo.
No entanto, no monte, Deus alertou Moisés de que o povo havia se corrompido e, o orientou a retornar.
Deus também declarou a Moisés, que o povo era transgressor e, portanto, desejava os extinguir da Terra e construir um novo povo a partir da descendência de Moisés. No entanto, ele se apresentou diante de Deus em favor do povo, clamando para que a sua ira não se acendesse contra eles.
Deus também declarou a Moisés, que o povo era transgressor e, portanto, desejava os extinguir da Terra e construir um novo povo a partir da descendência de Moisés. No entanto, ele se apresentou diante de Deus em favor do povo, clamando para que a sua ira não se acendesse contra eles.
Após ter estado com eles e observado o seu comportamento, Moisés retornou ao monte para orar a Deus e declarou saber como era grave o pecado cometido pelo povo, pois, haviam desprezado a Deus e se curvado diante de deuses feitos de escultura, ainda assim, ele ofereceu a sua vida em sacrifício pelo povo que Deus o havia confiado para liderar, afirmando que se o pecado do povo não fosse perdoado, que então, Deus riscasse o seu nome do livro da vida, pois, ele morreria junto a seu povo.
― Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si deuses de ouro. Agora, porém, eu te rogo, perdoa‑lhes o pecado; do contrário, risca‑me do livro que escreveste. _ Êxodo 32:31-32 NVI
A oração de Moisés, parece nos revelar o motivo pelo qual, o Senhor, o escolheu para liderar o seu povo - ele amava o povo e estava disposto a dar a sua vida e, abrir mão da eternidade por aqueles que Deus o havia confiado.
O próprio Deus ofereceu a Moisés, a oportunidade de construir a partir da descendência dele, um novo povo que possuiria a Terra prometida, no entanto, ele não buscou o seu próprio interesse, mas, antes, intercedeu a Deus pelo povo, estando disposto, a abrir mão do seu próprio benefício para que Deus os poupasse do mal.
A oração de Moisés não apenas nos apresenta esta importante lição, sobre o líder como um representante do povo diante de Deus, mas, também, como alguém que foi chamado para amar, mediar e interceder pelo povo, a fim de ser um instrumento para conduzi-los ao plano de Deus para suas vidas - Vida Abundante em uma Terra que mana leite e mel.
Podemos concluir, portanto, que existe autoridade dada por Deus, aquele que foi levantado como líder de um povo e, também, que a expectativa de Deus é de que esta autoridade seja usada para construir pontes, para conduzir a restauração de vidas.
A história de Moisés termina com ele somente avistando a Terra prometida em que o povo habitaria, antes de sua partida para a eternidade, sem colocar os seus pés nela e isto, nos revela outra importante lição sobre a liderança bíblica - nenhum líder recebe autoridade para buscar os seus próprios interesses, a liderança é na verdade uma posição de sacrifício, uma função que só pode ser ocupada por aqueles que são capazes de amar. Um líder, é portanto, um instrumento de Deus para manifestar a sua vontade na Terra e na vida de seus habitantes, a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável, uma vez que é baseada no seu carácter - que é amor (1 João 4.8).
Um líder que é liderado por Deus é instruído a amar o povo que Deus o confiou!
O livro de Números narra que não havia na Terra homem mais manso que Moisés e relata que Deus falava com ele face a face (Números 12.3-8), nos revelando, que autoridade e liderança, não são sobre agressividade ou imponência, mas, antes sobre autoridade recebida pela unção que foi conferida aquele que foi escolhido por Deus como líder.
Sendo o líder, um mediador e representante do povo junto a Deus, ele também é um representante de Deus junto ao povo. De modo que para liderar, um líder deve antes ser liderado pelo próprio Deus que o escolheu e ungiu para tal ofício.
Em certa ocasião, quando a irmã de Moisés se levantou contra a sua liderança com críticas, o próprio Deus se levantou em defesa de Moisés e feriu a Miriam com lepra, que só foi curada, quando Moisés intercedeu a Deus por ela (Números 12.7-8).
Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Falo com ele face a face, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor. Como, pois, vocês não tiveram medo de falar contra o meu servo, contra Moisés? _ Números 12.7-8
Portanto, dentro da sabedoria bíblica, levantar-se contra um líder ungido por Deus, que caminha em obediência e que ama o seu povo, é um ato de rebelião e Deus que é fiel, agirá em defesa daquele que está a seu serviço. Pois, como afirma as escrituras sagradas, toda liderança é estabelecida por Deus (Romanos 13..2), portanto, sendo ele o que governa sobre o líder, é ele também quem o julga e adverte ou defende.
De igual modo, todo líder é levantado por Deus para amar o seu povo, direcionar, interceder e abençoar e prestará contas a Deus sobre a forma como exerceu o seu ofício.
Perguntas para reflexão
- Como você pode exercer a sua liderança de modo a compreendê-la como um ministério confiado a você por Deus? Como você pode agir em amor para com o povo que Deus te confiou?
- Como você pode agir de modo a honrar aqueles que foram estabelecidos como lideres sobre a sua vida?
Versículo para memorizar
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura os próprios interesses, não se ira, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. _ 1 Coríntios 13.4-7
Declaração de fé
Eu sou um líder amoroso, amo o povo que Deus me confiou e, estou disposto a ser instrumento de Deus para conduzir o seu povo ao centro da sua vontade!Eu me submeto em honra a toda autoridade estabelecida por Deus na Terra, de modo a respeitar a unção ministrada por Deus ao seu escolhido para o oficio de liderar!
Canção do dia
Oração de Moisés - Ministério ID
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
.jpg)