Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. _ Mateus 20:25-28 NTLH

Base Bíblica: 1 Samuel 17 - Os irmãos de Davi o julgavam mal


Eram tempos de guerra e os filisteus se reuniram para lutar contra os israelitas, junto aos filisteus estava o gigante Golias, que tinha três metros de altura e usava uma armadura de bronze que pesava 60 kilos. Ele afrontava os israelitas, pedindo um soldado para lutar com ele, pelo direito de dominar o povo, de modo que o soldado que vencesse a batalha, se tornaria senhor do povo inimigo e os tomaria como escravos. No entanto, ouvindo isto, o rei Saul e os seus soldados, ficaram intimidados e se amedrontaram.
Durante quarenta dias, Golias desafiou o exército de Israel, até que Jessé enviou seu filho Davi para entregar alimento a seus irmãos e aos comandantes e verificar se estavam a salvos. Ao chegar ao acampamento, Davi viu os soldados preparados para a batalha, ouviu as ameaças de Golias e soube que o rei daria uma grande recompensa a quem enfrentasse o gigante e sobrevivesse.Davi, cheio de fé questionou quem era tal Gigante e tal povo para ameaçar o exército do Deus vivo e, afirmou, que não deveriam temer Golias, pois Deus o derrotaria. Seus irmãos, no entanto, o criticaram, o mandaram embora, o acusaram de ser um exibido, julgando suas intenções e o seu coração de forma maldosa. 
No entanto, ao ouvir sobre a coragem de Davi, o rei Saul mandou chamá-lo e, em resposta ao rei, ele se ofereceu para lutar e derrotar o gigante Golias.
A princípio, o rei temeu enviar Davi, pois ele era muito jovem e não tinha experiência como guerreiro, porém, o jovem Davi, tranquilizou o rei, afirmando que lutava contra ursos e leões para defender suas ovelhas e não tinha medo de Golias, pois, o Deus de Israel lutaria a seu lado e o daria vitória.
Então, o rei Saul ofereceu a Davi a sua própria armadura, mas, ele era tão jovem e franzino, que não era capaz de carregá-la, de modo que, partiu contra o gigante Golias, somente com sua funda e cinco pedras que havia buscado em um riacho.
Vendo Davi se aproximar do campo de batalha, o gigante riu dele, pois ele era apenas um jovem rapaz, sem armaduras, que em nada se assemelhava a um guerreiro. Mas, enquanto Golias ria, Davi declarava que o gigante tinha armas, mas, ele tinha o nome do Deus Todo-Poderoso e, assim, correu em direção ao gigante, tomou uma pedra e a atirou com sua funda, acertando a cabeça de Golias, que caiu ao chão.
Davi respondeu: — Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou.
Hoje mesmo o Senhor Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos. _ 1 Samuel 17:45-47
Davi tomou a espada do gigante, o matou e com ela cortou a sua cabeça. Vendo isto, os filisteus fugiram, mas, o exército de Israel, os perseguiu e voltaram com seus despojos.
Admirado com o feito de Davi, o rei Saul buscou saber quem ele era e, o trouxe a sua presença, ao que se fez conhecido também por Jonatas, filho do rei, com quem fez um pacto de amizade.
A partir deste dia Davi foi honrado na casa de Saul e tornou-se um soldado do seu exército, tendo êxito em todas as batalhas as quais era enviado. Mas, Saul o invejou ao ver que os soldados os respeitavam e as mulheres o aclamavam e mais a frente, o acusou de traição e o perseguiu injustamente.

Antes de lutar contra o gigante Golias, Davi havia sido ungido rei, pelo profeta Samuel, que vendo sua pouca idade e falta de experiência como soldado, questionou a assertividade de tal escolha, afinal, naquela época, uma parte importante da função dos reis era liderar os soldados na batalha. Porém, Deus respondeu a Samuel que Ele não via como os homens veem, pois os homens olham a aparência, mas, Deus vê o coração. Em outra ocasião, Deus declarou que Davi, era um homem segundo o seu coração e por este motivo, o havia escolhido como príncipe sobre o povo (1 Samuel 13.14b).
A batalha de Davi contra Golias, nos revela um jovem ousado e cheio de fé, que não confiava em sua própria força, mas, confiava na força do Deus que o guiava e agia através dele. Esta dependência e reverência ao nome e a presença de Deus, atraia a presença do eterno sobre Davi e o conduzia ao êxito em tudo quanto ele fazia.
Uma segunda característica importante na liderança de Davi é que ele não se movia pela opinião de homens, embora ele lutasse em favor dos homens, ele se movia por aquilo que Deus dizia sobre ele.
Seus irmãos diziam que ele era exibido e denegriam as intenções do seu coração, o rei Saul dizia que ele era um traidor e o acusava injustamente, mas, Deus havia dito que Davi tinha um bom coração e que ele seria rei. Portanto, enquanto o gigante ria das limitações que via naquele pequeno pastor de ovelhas, Davi corria convicto de sua vitória para lutar contra o gigante, ou mesmo, enquanto seus irmãos o insultavam, ele se dirigia ao rei para se oferecer para lutar.
Aprendemos com Davi, que o coração de um líder não pode estar na busca por validação de homens, de honras ou opiniões positivas a seu próprio respeito, pois, em muitas ocasiões ele precisará seguir a vontade de Deus, contrariando a expectativa humana, por vezes será caluniado e perseguido. Portanto, o coração de um líder, deve estar firmado na unção que Deus o confiou, a fim de estabelecer a vontade, a justiça e o governo de Deus sobre a Terra.
Diferente do rei Saul que se deixou guiar por sua própria vontade, cego por sua vaidade e "sede" de poder, Davi era primeiro governado por Deus, consultava seus profetas, consagrava suas obras, se submetia a sua vontade e fazia todas as coisas em seu nome.
Um líder estabelecido por Deus, não deve liderar para seu próprio benefício, ele deve liderar para manifestar o reino e a vontade de Deus, para promover a paz, a justiça, a liberdade, a igualdade e para derrotar os inimigos que se levantam contra aqueles que invocam o nome Daquele que criou os céus, a terra e tudo o que nela há.
Amar o Senhor Deus acima de todas as coisas e guardar Nele o seu coração, é o segredo da verdadeira liderança, pois, ninguém pode liderar a pessoas ou circunstâncias, sem antes ser liderado pelo Senhor Soberano. Antes de ser rei, Davi já era um adorador e assim permaneceu ao longo de sua liderança e, por que ele amava a Deus de todo o seu coração, o seu reino foi estabelecido sobre a Terra.
Acima dos grandes lideres está o próprio Deus que os ungiu, de modo que toda liderança é estabelecida por Deus (Romanos 13.1), segundo as escrituras sagradas, de modo que é justamente ele quem exalta o humilde e abate o soberbo de coração (Provérbios 29.23).
Como afirmaria mais a frente, o rei Salomão, filho de Davi, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Provérbios 9.10) e, certamente, é a sabedoria que conduzirá qualquer líder ao êxito em seu trabalho junto ao povo que lhe foi confiado.
Portanto, concluímos que a liderança começa na intenção do coração e, o verdadeiro líder é portanto, aquele que tem um coração que agrada a Deus, por reconhecê-lo como Senhor Soberano e por ser totalmente dependente Dele.

Perguntas para reflexão

  • O que tem motivado a sua busca por liderança? Como você pode garantir que o seu espírito esteja conectado ao Espírito de Deus e, que o seu verdadeiro objetivo, seja ser um canal de sua vontade na terra, guardando o seu coração da busca de validação humana, do poder e de fazer a sua própria vontade?

Versículo para memorizar

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. _ Salmos 51:10 NTLH


Declaração de fé

O meu espírito está conectado ao Espírito de Deus, eu me submeto em tudo a sua autoridade e governo, pois em Deus encontro liderança para tudo o que sou, tenho e faço. De modo que toda liderança que exerço na Terra é direcionada a cumprir a sua vontade e glorificar o seu nome!


Canção do dia

É Ele - Drops INA
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!

Permaneça em Deus!

Em amor,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *