Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. _ Mateus 20:25-28 NTLH

Base Bíblica: Salmos 72 - Salomão ora por seu reinado

A Oração de Salomão, pedindo a Deus sabedoria, é um dos momentos mais emblemáticos da sua trajetória como rei, sendo ele ainda jovem e compreendendo a responsabilidade que estava sobre os seus ombros ao suceder o rei Davi, pediu a Deus sabedoria para cumprir o seu papel com retidão.
E de fato, não houve na história, nenhum outro homem, que recebesse tanta fama e prestigio, pelo seu discernimento e sabedoria.
Em Gibeão, apareceu o Senhor a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.
Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê.
Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me.
Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar.
Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?
Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. _1 Reis 3.5-9
Já no livro de Salmos encontramos uma segunda oração feita pelo pelo rei Salomão, desta vez, pedindo a Deus por autoridade, governo, prosperidade e influência. Pedido este, justificado pelo propósito de sua ambição, que era julgar o povo com equidade, fazê-los habitar em paz, acudir o necessitado, ao aflito, ao desvalido, ter piedade do fraco, salvar a alma aos indigentes e redimi-los da opressão da violência.
E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam.
Porque ele acode ao necessitado que clama e também ao aflito e ao desvalido.
Ele tem piedade do fraco e do necessitado e salva a alma aos indigentes.
Redime a sua alma da opressão e da violência, e precioso lhe é o sangue deles.
Viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração, e o bendirão todos os dias. _ Salmos 72.11-15
Em outra ocasião, tendo sido atendida a sua oração e tendo o rei alcançado paz, prosperidade e estabilidade em seu reino, ele construiu o templo que havia sido projetado por seu pai - o rei Davi. Um templo imponente feito de pedra, madeira nobre e ouro. 
No ato inaugural de consagração do templo, Salomão fez uma das suas mais famosas orações, pedindo a Deus que naquele lugar, a oração do povo fosse ouvida, a justiça fosse feita, o socorro enviado e os pecados perdoados. Em seguida, abençoou ao povo e ofereceu sacrifícios a Deus, consagrando o templo como um lugar de adoração.
Sua oração foi novamente atendida e mesmo após a destruição do templo, ainda nos dias atuais, judeus e povos de diferentes nações vão até as ruínas dos seus muros, para orar a Deus, justamente, por entenderem que aquele é um local consagrado, onde as orações são atendidas.
Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó Senhor, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que faz, hoje, o teu servo diante de ti.
Para que os teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.
Ouve, pois, a súplica do teu servo e do teu povo de Israel, quando orarem neste lugar; ouve no céu, lugar da tua habitação; ouve e perdoa. _ 1 Reis 8.28-30
Salomão sem dúvidas, foi um grande líder e a sua sequência de orações, nos revela muito sobre as demandas e o propósito da liderança. Em primeiro lugar, aprendemos que antes de obter influência, o primeiro objetivo de um líder deve ser obter sabedoria, que traz consigo entendimento e discernimento para julgar e agir com justiça.
Em segundo lugar, aprendemos que um líder deve ter autoridade, influência e prosperidade para que não lhe faltem recursos para cuidar, proteger e prover aqueles que estão sob o seu comando. Ao orar pedindo por governo, Salomão se mostra consciente de que o grande objetivo de todos os recursos que seriam entregues em suas mãos era fazer que o povo habitasse em paz e fosse assistido.
Por fim, a terceira grande oração de Salomão ao consagrar o templo revela que aquele monumento deveria honrar o nome de Deus e ser um lugar de refúgio para o povo.

Posteriormente, ao escrever os seus provérbios, Salomão revela o seu entendimento sobre a vaidade e as futilidades da vida, ao compreender que tudo é passageiro e que devemos desfrutar da vida, sem colocar o nosso coração daquilo que não nos acompanhará na eternidade.
E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. _ Eclesiastes 2.11
Compreendemos, portanto, que tudo o que é conferido ao líder, corresponde a um recurso enviado por Deus, a fim de cuidar, proteger e prover o povo. Seja a sabedoria, seja a autoridade, influência, prosperidade ou obras suntuosas, tudo será entregue para a glória de Deus ao ser empregado no zelo para com o povo.
Portanto, é desejo de Deus que não falte recursos ao líder, nem ao povo e tudo o que vem a mão de um líder, não é para a sua própria glória ou desfrute, mas, para cumprir um propósito maior conectado a vontade de Deus para a história da humanidade no contexto temporal e social em que vive este líder.
Em resumo, todo líder deve liderar sob a direção de Deus, a fim de cumprir os seus desígnios e manifestar a sua vontade na Terra.

Perguntas para reflexão

  • Qual a motivação do seu ofício como líder? Quais são os recursos que Deus confiou a você? Como você pode ofertar a Deus o seu ofício como líder e todos os recursos confiados a você, a fim de cuidar, proteger e prover aqueles que ele lhe confiou para liderar?
  • O que você percebe que pode fazer diferente em sua liderança e na relação que tem exercido com os recursos tangíveis e intangíveis que lhes foram confiados?

Versículo para memorizar

Cada um, segundo o dom que recebeu, o administre aos outros, sendo bons despenseiros da multiforme graça de Deus. _ 1 Pedro 4.10

Declaração de fé

Todos os recursos que chegam as minhas mãos pertencem a Deus e escolho usá-los com sabedoria a fim de empregá-los em algo maior do que eu mesmo, cuidando, protegendo e provendo aqueles a quem Deus me confiou.

Canção do dia

Não há Deus Maior - Comunidade de Nilópolis
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!


Permaneça em Deus!

Em amor,

por Carla Rabetti
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *