Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos; _ Deuteronômio 7.9 ARA
Base Bíblica: 1 Samuel 1 à 3 - Samuel cresce servindo a Deus
Ana era uma mulher estéril, que diante do templo, pediu a Deus por um filho e fez um juramento de consagrá-lo a Deus tão logo ele nascesse, tendo sido abençoada pelo sacerdote, ela concebeu e deu à luz um filho que se chamou Samuel, que significa aquele que foi pedido a Deus.
Assim que Samuel foi desmamado, Ana o levou ao templo e o entregou ao serviço do Senhor, junto ao sacerdote Eli e, sendo o menino ainda muito jovem, já ministrava diante do senhor vestido de uma estola sacerdotal e, assim, cresceu ele diante do Senhor.
Em um tempo em que a palavra do Senhor e as visões eram muito raras, Deus escolheu a Samuel para profeta e, falava com ele em sonhos, em visões e em voz audível, o chamando pelo nome. Deste modo, crescia Samuel em intimidade com Deus e autoridade, sendo o seu mensageiro junto ao povo.
Samuel foi um grande profeta de Deus e, isto aconteceu, porque, esteve na presença de Deus desde a sua infância, dedicando tempo a conhecer e servir ao Senhor. Deste modo, quando veio a constituir família, a sua vida com Deus já estava estabelecida.
Em sua carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo aconselha que os jovens e os solteiros, se dediquem as coisas de Deus, pois, aqueles que se casam, recebem de Deus o ministério da família e, portanto, devem se dedicar a agradar ao seu cônjuge e cuidar de seus filhos. No entanto, aqueles que são solteiros, podem se dedicar exclusivamente as coisas do Senhor, em agradá-lo, pois estão livres de outras preocupações (1 Coríntios 7.32-35).
Portanto, que este período da vida em que estamos solteiros é um momento adequado para nos dedicarmos intensamente, a desenvolver a nossa vida com Deus, estudar a sua palavra, orar, jejuar, estar em comunhão com a comunidade de fé e dedicar os nossos talentos ao serviço do reino. Pois, estando ocupados com as coisas do céu, manteremos os nossos olhos, mente e coração, naquilo que realmente importa e, cresceremos em sabedoria e virtudes e, isto, nos prepara enquanto indivíduos para um futuro matrimonio.
Alguém que trilha a sua jornada junto ao seu criador, tem seu carácter aperfeiçoado pela presença de Deus e, tendo conhecido o amor junto aquele que é o próprio amor, também aprende a amar com qualidade a todos com os quais se relaciona, seja na família de origem, nos relacionamentos de amizade ou, mesmo em um futuro matrimonio.
Em Deus encontramos a fonte de todo bem, portanto, nele a nossa jornada deve ter início, para que a partir dele possámos seguir com sabedoria e assertividade, ao longo de todo o caminho que virá a seguir.
Jesus citou ainda, que alguns de nós, teriam o dom do celibato, não tendo inclinação ao casamento, à estes vocacionados para o serviço permanente exclusivo ao Senhor, Paulo recomendou que como ele, seguissem em celibato (Mateus 19.10-12). No entanto, não apresentou isto, como uma obrigação, mas, como uma sugestão, aqueles que tendo escolhido servir a Deus como ofício e prioridade de vida, pudessem seguir (1 Coríntios 7.8-9).
Seja a vida de solteiro um período até o matrimônio, ou uma decisão permanente, o conselho bíblico é de que em toda a nossa jornada de vida, o Reino de Deus e a sua justiça, sejam buscados em primeiro lugar, para que todas as demais coisas, nos sejam acrescentadas (Mateus 6.33).
O apóstolo João declarou que escrevia aos jovens, porque eles são fortes, neles a palavra de Deus permanece e venceram o Maligno (1 João 2.14b).
Que assim seja a nossa jornada de vida no período que antecede o matrimônio, que sejamos cheios da presença de Deus, alguém em quem a sua palavra permanece e que vence o mal, dia após dia!
Perguntas para reflexão
- Como posso dedicar o meu tempo de forma mais ampla ao Senhor neste período em que estou solteiro(a)? Como posso ampliar o meu conhecimento dos ensinamentos bíblicos e ter uma vida de comunhão e intimidade com Deus? Em quais ministérios e serviços posso me envolver?
Versículo para memorizar
O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.
Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. _ 1 Coríntios 7.32b-35
Declaração de fé
Enquanto estou solteiro cuido das coisas de Deus e em agradá-lo!
Canção do dia
É de coração - Paulo Cesar Baruk e Gerson Borges
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
Clique aqui para ouvir a canção do dia no Spotify!
Permaneça em Deus!
Em amor,
