Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos; _ Deuteronômio 7.9 ARA
Base Bíblica: 2 Reis 17 - A viúva de Sarepta
Elias era um profeta da região de Tisbé, em Gileade e, aconteceu que em certa ocasião, ele declarou, por orientação de Deus, que não cairia chuva naquela região, por alguns anos.
Então, guiado por Deus, o profeta foi para o leste do rio Jordão e, se escondeu perto do riacho de Queribe, onde havia água para hidratar-se. Durante o período em que esteve ali, os corvos do céu, obedecendo a voz do Criador, alimentavam Elias diariamente com pão e carne.
No entanto, devido a seca, a água do riacho secou e, então, Elias foi guiado a Sarepta, perto de Sidom e, chegando ao portão da cidade, encontrou uma mulher viúva, que recolhia lenha e, pediu água e pão para ela. Porém, a mulher lhe disse que tinha apenas um punhado de farinha e um pouco de azeite, que faria algo para comer junto a seu filho e depois morreriam de fome.
Ainda assim, Elias a orientou a preparar o alimento para ele e, em seguida preparar para ela e para seu filho, pois, Deus enviaria provisão e, assim aconteceu, de modo que o azeite e a farinha duraram por muitos dias.
Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz isto: "Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o Senhor, fizer cair chuva."Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias. _ 1 Reis 17: 14-15 NTLH
Dentro da cultura bíblica, as mulheres casadas estavam sob a proteção e provisão de seus maridos, portanto, quando ficavam viúvas, elas por vezes, ficavam desamparadas e expostas a miséria. No entanto, a história da viúva de Sarepta, nos revela algo importante sobre o carácter justo e provedor de Deus, pois, uma vez que aquela mulher temia ao Senhor, ele enviou até ela, o profeta Elias, que liberou sobre ela uma palavra de provisão, promovendo um milagre e uma prosperidade capaz de sustentá-la durante todo o período de seca.
Como declarou o salmista, Deus é um juiz justo (Salmos 7.11) e, a justiça comporta a equidade. Justamente por este motivo, o apóstolo Tiago declarou que a verdadeira religião diante de Deus é cuidar dos órfãos e das viúvas, garantindo que haja provisão (Tiago 1.27), porque sendo justo, é o desejo de Deus promover a justiça por meio de seus servos.
O salmista também declarou que Deus é quem cuida dos órfãos e protege as viúvas (Salmos 68.5), portanto, Deus é o "marido" das viúvas e o "pai" dos órfãos e, todos os que enfrentam esta dor, podem buscar nele socorro, pois ele se importa com a sua dor e com a sua necessidade.
Além disto, sendo a vontade de Deus promover justiça, ele certamente deseja te conduzir a restituição da sua vida emocional e do seu matrimonio. Portanto, a bíblia não apenas autoriza, como aconselha, que o homem não viva só e, tornando-se viúvo ou viúva adquira um novo matrimônio.
Em sua carta a igreja de Timóteo, Paulo aconselha que a igreja cuide das viúvas, caso elas não tenham filhos e netos, pois, caso tenham estes serão responsáveis por ela e, também orienta, que as mulheres da família devem acolher as mulheres viúvas.
Mas, também aconselha que as viúvas se casem, tenham filhos e cuidem de sua casa. Ainda assim, ele reforça que a viúva está sob os cuidados de Deus e deve buscá-lo de dia e de noite, apresentando a ele as suas necessidades e, que não tenham relações sexuais fora do casamento, mantendo-se em celibato, até que experimentem um novo casamento.
Por fim, Paulo aconselha que durante o período de solidão, as viúvas tomem cuidado de não se envolverem em mexericos e não estarem à toa de casa em casa, agindo de modo inconveniente (1 Timóteo 5).
Em um contexto diferente, podemos compreender que o mesmo se aplica aos homens, o conselho é de que se casem, tenham uma esposa para apoiá-los na criação dos filhos e, no cuidado do lar, porém, no período de espera até encontrarem uma nova companheira, que estejam totalmente conectados e dependentes de Deus em todas as coisas, guardando a sua mente, corpo e coração da impureza, a fim de construir uma nova família abençoada por Deus.
Perguntas para reflexão
- Como você pode descansar em Deus durante o período de espera por um novo cônjuge? Como você pode ocupar a sua mente e coração com as coisas do reino de Deus, a fim de preencher o tempo disponível com aquilo que edifica a sua vida?
